Evangelizador autêntico

Padre Edimilson Lopes

O Papa Francisco nos diz, em sua homilia diária, que nós cristãos desejamos, realmente, evangelizar o mundo, dialogar com todos. Tendo em mente que ninguém é possuidor da verdade, mas sim que ela é o próprio Cristo Vivo e Ressuscitado.

Assim como a vela não tem utilidade iluminando um dia ensolarado, o cristão também precisa ir além de sua paróquia ou comunidade e criar pontes que são capazes de alcançar mesmo os mais distantes de Jesus.

Nosso Papa Francisco continua dizendo, também, que ninguém deve anunciar o Evangelho condenando outras pessoas. Você já viveu a experiência de ser atacado simplesmente por ter se dito católico? Isso por acaso aproximou você da doutrina de quem o acusava? Pois bem, isso não pode acontecer quando anunciamos a verdade.

Quantas vezes você já ouviu dizer que católicos são idólatras por “adorar imagens”! Mas isso é fruto da sua própria ignorância, pois se conhecesse a Palavra e aquilo que a Igreja diz em relação ao culto às imagens, você não teria sido infectado por essas religiões.

Já passou da hora de compreender que você não pode mais ficar esquentando o banco das igrejas. E isso não está diretamente ligado com idade, pois não há limites para anunciar Cristo, afinal, o maior anúncio é o que fazemos com nossa própria vida.

Por isso, nosso pai espiritual, o Papa Francisco, está nos ensinando a como alcançar os corações mais afastados sem transformar as Sagradas Escrituras em uma marreta, a qual serve apenas para dar duras pancadas.

Eu não me converto para atacar os outros, mas para ser santo. A verdadeira conversão é aquela que consegue acolher a todos, pois ultrapassa a sua razão e vive aquilo que é plano de Deus.

Vou dar uma receita de evangelização para você muito simples: um abraço bem dado e um sorriso sincero é mais do que suficiente para amolecer um coração que ainda não foi tocado pelo amor do Pai.

Nós fazemos parte de um Corpo e todos nós precisamos nos mover para que o todos os membros estejam em constante movimento. Unidos em oração com a Igreja militante e a Igreja triunfante, não podemos desanimar.

Precisamos cuidar daqueles que são nossos, e é claro que evangelizar não é fácil, mas o Espírito sempre vem ao nosso auxílio como nos dedicamos em fazer as coisas de Deus.

Se as pessoas não tem a iniciativa de vir até onde as igrejas estão, precisamos caminhar em direção a elas munidos daquilo que possuímos, e o amor é a mais poderosa delas.

Deixe o Espírito convencê-lo que você precisa fazer algo pela sua paróquia, pela sua universidade, pelo seu ambiente de trabalho e em tantos outros lugares. Nós não podemos parar enquanto o diabo estiver trabalhando, e em suas mãos, mais do que a salvação da sua alma, está a salvação das almas daqueles que o Senhor lhe confiou.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo