Experenciar Jesus Eucarístico

Foto: Vânia/CN

Este dia é um presente para todos nós: celebrar o Corpo de Cristo, que todos os anos passeia por nossas ruas. A única celebração no ano em que o sacerdote sai com Jesus pelas ruas e o Senhor passa abençoando, tocando e curando a vida de Seu povo.

Hoje nós também fizemos isso na Canção Nova: era visível o toque de Nosso Senhor Jesus Cristo em todos, e quando Ele passa a graça acontece. Quando permitimos que o Ressuscitado passe por nossas vida o milagre acontece.

O mesmo Cristo que passou na Galileia, curou cegos e operou outros tantos milagres, passa no meio do Seu povo, talvez não curando enfermidades físicas, mas enfermidades da alma, psíquicas. O Senhor continua a realizar Seus milagres nesta Celebração Eucarística por intermédio de Seu Corpo. Ele nos dá a oportunidade de nos aproximarmos d'Ele na Eucaristia. É Ele que vem até nós para que nossa fé possa aumentar cada dia mais. Jesus realizou muitos milagres eucarísticos para que nós, ao vermos esses acontecimentos extraordinários, possamos acreditar cada vez mais n'Ele.

Você que está com seu coração vacilante a cada vez que o sacerdote levanta o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, creia! Nós vemos pão, mas é o Corpo e o Sangue de Jesus. A Eucaristia, que eu todos os dias celebro e que você que recebe e para a qual você leva suas tristezas e ali as entrega e experimenta o céu na terra, é graça para nós.

Hoje eu fiquei pensando na minha primeira Eucaristia, eu tinha 9, 10 anos, quando recebi aquele "Alimento salutar". Lembre-se também da sua primeira Eucaristia e agradeça ao Senhor por Sua presença no Pão e no Vinho Consagrados.

O Senhor se revela a nós a cada Eucaristia. E eu quero falar sobre o zelo que nós precisamos ter, a cada Santa Missa, com Jesus, que está no Sacrário todos os dias a nos esperar, pois muitos passam em frente à igreja e nem o "nome do Pai" fazem! Os mais antigos passam em frente à igreja e tiram até o chapéu, pois sabem que Jesus está lá. Na igreja, naquela capelinha, está Quem pode matar sua fome e sua sede, foi o que aconteceu com os discípulos que falaram para Jesus que o povo estava com fome e ali Cristo multiplica os pães e os peixes, fato milagroso que é uma prefiguração da Eucaristia. E esse milagre nós podemos ver a cada Eucaristia até Jesus voltar ou irmos a Ele.

E então por que não participar bem da Celebração Eucarística? Ficamos distraídos, olhando tudo ao redor em vez de ficar de olhos fixos para o altar. A Igreja nos ensina que a Eucaristia é o Sacramento dos sacramentos, é o cume, o ponto mais alto de nossa fé. E como nós estamos participando da Eucaristia?

Foto: Vânia/CN

 

É da Eucaristia que vem toda a graça de bênçãos para nossas vidas. É um mistério para todos nós, nossa razão é muito limitada para compreender isso. Quando eu era mais jovem estava começando minha caminhada com Deus e, ao final da Santa Missa, meu coração se abrasava e depois dessa celebração eu fiquei rezando e adorando a Jesus e, de repente, comecei a chorar e vinha uma imagem muito clara à minha mente: uma imagem de um leitão todo sujo, mas que estava sendo lavado por alguém e vinha ao meu coração: "Você é esse leitãozinho, Eu estou te lavando", e eu sentia que estava sendo lavado. É assim que Jesus faz conosco: se revela das mais variadas formas. Porque o Senhor é amor, é misericórdia, Ele vem para nos lavar de nossos pecados, naquele momento eu fiz uma experiência com o Santíssimo Sacramento. O Senhor também tem um plano para sua vida, assim como Ele tinha para minha. Todos nós somos chamados a viver uma vida constante nos Sacramentos.

Existem muitos católicos que não sabem o que está acontecendo hoje neste altar! É Jesus Cristo, que passa no meio de nós, tem gosto de pão, tem gosto de vinho, mas é o Senhor, é o Pão Vivo, que desce do céu para nos alimentar.

Outra experiência que eu fiz com Jesus Sacramentado se deu quando tinha 20 anos e eu nem sabia o que era Jesus Sacramentado. O sacerdote estava passeando com Jesus Eucarístico e quando passou perto de mim todos se ajoelharam, eu também me ajoelhei e comecei a chorar e me veio uma imagem do Bom Pastor com uma ovelhinha e eu sentia no coração: "Você é essa ovelha", algo novo saía daquele "negócio brilhoso" (eu não sabia o que era aquele objeto), mas naquele momento eu fui tocado por Jesus no ostensório. Você já fez sua experiência? Jesus quer que você tenha uma experiência de amor com Ele.

Qual o tempo que você tem deixado para Jesus? Tem dado tempo para fazer adoração? Dom Bosco dizia: “Quer poucas graças? Vá pouco ao Santíssimo Sacramento. Quer muitas graças? Vá muitas vezes ao Santíssimo Sacramento”. Muitas vezes, dizemos que não temos tempo, que a igreja é muito longe, mas para irmos a uma festa em outra cidade, vamos rapidinho.

Aquele que permanecer fiel ao Senhor, aguentará até os últimos dias. Não perca tempo com coisas que passam! Muitos perdem seu tempo, perdem sua vida, deixe-se seduzir pelo Senhor, deixe que Ele mude sua vida!

Quando nós perseveramos Deus se manifesta a nós. Nós podemos fazer uma experiência com Jesus a cada Eucaristia se participarmos bem desse momento, pois o Senhor se derrama a nós. Você que vai à Santa Missa todos os dias, não se acostume com ela [Santa Missa], viva bem a cada dia.

Transcrição: Regiane Calixto


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

 


↑ topo