Faça-se em mim segundo a Tua Palavra

Dom Raimundo Damasceno
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com

Estamos celebrando, no dia de hoje, a Solenidade da Santíssima Trindade, e somos convidados a contemplar esse mistério. Também, aqui na Canção Nova, realiza-se o Congresso Mariano, cujo tema é: “Faça-se em mim segundo a sua vontade”. Nossa relação com o Senhor é marcada pela vida íntima que temos com Ele, fundamentada por essa comunhão da trindade. Mistério de um só Deus Uno e Trino. Estamos em relação de familiaridade com o Pai e somos habitados pelo Espírito Santo.

Quando falamos em "mistério", significa algo acima de nós. Devemos admirar esse mistério a partir da experiência de comunhão comunicada nos sacramentos, na liturgia e em nossa vida espiritual.

O início de tudo, em nossa vida de fé, é o batismo. Ele abre as portas da nossa vida para a Igreja e nos faz participantes do mistério Pascal, torna-nos herdeiros de Deus e templos do Espírito Santo. Ter a marca de um nome sobre nós, ter a marca da cruz de Cristo, pela qual fomos resgatados do pecado e postos numa geração de amor e amizade com o Pai, quer dizer que pertencemos a Ele.

"Maria acolhe, com muita humildade e docilidade, o projeto de Deus", afirma cardeal.
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com
 

:: Veja + fotos também no Facebook

 

A cada dia, quando fazemos sobre nós o sinal da cruz, seja em nossas orações, celebrações, antes de nossas refeições e atividades importantes, estamos recordando o mistério, esta pertença amorosa a Deus, procurando viver com a graça batismal que nos transformou profundamente. Trata-se, em primeiro lugar, de vivenciarmos a relação de fé na comunhão com Deus.

Maria, evidentemente, não compreende a mensagem do anjo e procura indagar como se fará isso. Mais uma vez compreendido que tudo seria obra de Deus, ela reponde: ”Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade”.

Maria acolhe com muita humildade e docilidade o projeto de Deus, embora não soubesse o que fosse acontecer. Mesmo tudo sendo mistério, ela não se importou com o resultado e entregou-se a Deus e ao Seu plano em prol da nossa salvação.

Nossa Senhora é modelo de abertura ao plano de Deus. Ela está totalmente aberta tanto na inteligência quanto no seu coração. Ela está alegremente aberta, e diz 'sim' ao seu Senhor.

Para quem tem fé nada é impossível. Estamos celebrando esse Congresso Mariano, aprendendo com Maria a sermos dóceis ao plano de Deus. O importante é estamos sempre abertos como ela, para realizarmos sempre a vontade de Deus.

Vamos pedir essa graça de, em tudo, fazer a vontade do senhor. À medida que fazemos a Sua vontade, Seu Reino se realiza em nosso meio.

A exemplo de Maria, dos santos e santas que se santificaram, procuremos, em tudo, fazer a vontade de Deus.

Essa resposta de Maria é um ideal de vida para nós: “Faça-se em mim segundo a tua vontade”.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

Transcrição e Adaptação: Cristiane Viana @vianacn

 

:: Confira trecho desta homilia com Dom Raimundo Damasceno 

↑ topo