Família no desíguinio de Deus

Dom João Carlos Petrini – Bispo de Camaçari (BA)
Foto: Maria Andrea/CancaoNova.com

Quero acolher a todos e todas que estão unidos a nós neste III Simpósio da Família. Muitos estão reunidos num grande telão fazendo um dia de reflexão sobre a família, em tantas paróquias espalhadas neste Brasil, participando conosco pela Tv Canção Nova.

 

Dom Raimundo Damasceno Arcebispo Cardeal de Aparecida faz abertura do simpósio:

Caro Dom João Carlos Petrini – Bispo de Camaçari (BA) presidente da comissão episcopal pastoral para a vida e a família, caros sacerdotes diáconos, religiosos e religiosas, estimadas famílias aqui presentes, amados irmãos e irmãs: é para mim uma grande alegria me dirijo minhas palavras na abertura deste III Simpósio para a família neste fim de semana.

 
A família é um bem insubstituível, fonte básica do capital humano e espiritual.


Primeira e mais básica de todas as instituições é a família. Neste ano o simpósio procura estar em sintonia com o ano da fé, proclamado pelo papa emérito Bento XVI de 11 de outubro a 4 de novembro 2013, e também em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho de 23 a 28, no Rio de Janeiro.

A consciência cristã de que a transmissão da fé é parte indegrante da consciência dos pais se expressa claramente na palavra: “Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” I cor 9, 16 Essa mesma experiencia se expressa também em uma outra citação: Discípulos Missionários. Essa expressão indica que a missionariedade é parte integrante da experiencia do discipulado. Só é missionário quem é discípulo. E só pode ser discípulo aquele que é missionário. A carta apostólica do papa Bento BVI Porta Fidei- A porta da Fé diz: É o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Na descoberta diária esse amor ganha força e vigor no compromisso de evangelizar. Com efeito a fé cresce e se fortalece como base da vida da pessoa.

De acordo com a vocação e carisma ou ministério que cada um recebe na comunhão eclesial vamos vivendo a vontade de Deus. A missão dos pais inclui os compromisso de educar na fé da Igreja os filhos que Deus lhes confia.

O ritual do matrimônio prevê que quem asiste o matrimônio antes do consentimento matrimonial: “ Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus lhes confiar e a educá-los na lei de Cristo e da Igreja?”

:: Veja + fotos também no Facebook



Está associada a transmissão da vida à transmissão da fé! Qual seria os sentido de transmissão da vida de não se transmitisse também o sentido dela?

Que beleza haveria na pura e simples transmissão da vida? A beleza da família está ligada a transmissão da vida e do amor. E a beleza da família cristã constitui que essa beleza esta intimamente liga a transmissão da fé.

A experiencia da vida no lar Cristão se enriquece imensamente, quando os pais transmitem aos filhos a educação na fé católica levando-os desde crianças à comunidade eclesial. Inseri-los em todas as atividades da vida eclesial, catequese, celebração eucarística assumem e vivem esse compromisso da transmissão da fé em Cristo.

"A cultura contemporânea ignora muitos valores familiares, proclam bispo."
Foto: Maria Andrea/CancaoNova.com

Onde a família se desarruma muito a paz fica prejudicada. “O futuro da humanidade passa através da família.” Joao Paulo II. Tem uma propaganda muito forte contra a família. Em uma pequisa 98% responderam dos entrevistados, responderam que a família é a coisa mais importante de suas vidas. Bento XVI disse: A família é a base mais importante da sociedade.

Precisamos de um novo começo. Apresentar as nova gerações o valor do matrimônio, do sacramento, da família constituída. A cultura contemporânea ignora muitos valores familiares.

Queremos retornar a fonte, à sagrada escritura, retornar ao desígnio de Deus para a família. Pelo sacramento do matrimônio o casal vive imerso no amor profundo de Crito. O casal cristão pelo sacramento do matrimonio, participa deste dom esponsal de cristo. Assim o amor do casal é assim reflexo do amor de Cristo pela Igreja.

Imagina um homem que trabalhe 10 horas por dia, mais uma hora de ônibus e ainda tem uns degraus para subir na sua casa. E enquanto esta achando o buraco para para chave, da porta de casa, pensa: “Senhor agora estou encontrando contigo! Voltando pra casa eu reassumo o desígnio de Deus na minha vida. Quando encontro com essa mulher, renovo o que assumi no dia do nosso casamento. "Isso é desígnio misterioso de Deus.

A família é uma boa notícia para toda a sociedade."A família é o lugar onde se vive a qualidade do amor." Somos chamados a levar mais a serio a família cristã, para que seja uma explosão de vida, de alegria, de beleza e de santidade. O caminho da novidade passa pela família, que retoma o desígnio de Deus.

Que a presença da Sagrada Família de Nazaré nos acompanhe ao longo desde dia de Simpósio intercedendo por nós.

↑ topo