Família: Projeto de Deus

A família é um projeto de Deus, não é um projeto humano, mas sim de Deus.

Aqui está uma família que eu admiro muito, que estão aqui de maneira muito discreta:
A sagrada família.
Nesta imagem está representado o grande modelo de família, tanto para os que são ou não são cristãos. Eu até os aconselho a comprarem uma imagem da Sagrada Família para que possamos seguir o exemplo.

Quando vamos para a nossa casa precisamos encontrar esta família.Tem que ter o pai, a mãe e o filho. O casal tem que ter consciência de que eles foram criados por Deus, muitos hoje não acreditam em Deus, por isso fazem seus projetos humanos, sem incluir Deus em suas vidas.

Não dá para se casar se nós não trouxermos em nós a consciência de que Deus me criou por amor, e você é um filho de Deus. Se você foi criado por Deus, Ele te criou para uma finalidade.
Uma das coisas mais lindas é que Deus nos criou não para vivermos só. A Sagrada Escritura mostra que Deus não quis que o homem ficasse sozinho.

Pe. José Augusto explica: Deus nos criou para uma finalidade. Ele não nos criou para sermos sozinhos.

Deus  tem como projeto que o homem e mulher estejam juntos.
Família é uma missão, é vocação, tanto que ninguém se casa por medo de ficar sozinho, é uma vocação. Você não tem que ser casado(a) para não ser sozinho(a). Eu não estou sozinho, como padre, estou rodeado de pessoas o tempo todo. Você nunca vai estar sozinho(a)!

Não se casa porque não se quer ficar só. Deus chamou José e Maria, e Deus não chama um casal para não ter filhos, muito pelo contrário, é projeto de Deus que o casal tenha filhos. Com algumas exceções, a não ser que haja uma esterilidade da parte de um dos dois.
Os filhos são a finalidade do casamento. Casar-se para viver os dois sozinhos não, não é isso o que Deus quer de vocês.

Tem pessoas que não têm filhos, mas têm gatos ou cachorros. Ás vezes fica cuidando da do animal de estimação, e anda com esse animal para lá e para cá, tem toda paciência de cuidar dele, mas não tem paciência de cuidar de um filho que Deus quer te dar. Até ensina o animalzinho de estimação a rezar o Pai Nosso, leva-o no veterinário. É o marido de uma lado, a esposa do outro e o animal de estimação no meio.

Homem e mulher são chamados por Deus para realizar este projeto com Deus.
É preciso passar por uma experiência com Deus, abrir o coração para saber o que Deus tem para cada um.
E necessário passar por uma experiência, apesar de Maria já estar noiva de José , ela viveu esta experiência.
 
Vocês viram que José era um homem de bem, mas ele também viveu uma experiência, pois ele tinha dúvidas. O casal não pode desconfiar um do outro. Como você quer se casar com uma pessoa que você  desconfia?

Deus tinha um plano diferente, e qual é forma de não se desconfiar um do outro?  É  ter uma vida de oração.

O anjo, em sonho, tirou todas as dúvidas que José tinha, e se você tem dúvida do seu cônjuge, peça a Deus para que ele coloque a certeza no seu coração.

No plano de Deus a mulher não tem que ficar sozinha, porém hoje em dia muitas mulheres estão querendo filhos, mas não querem ficar com o homem, não querem se casar; e você tem que ter esta certeza de que Deus quer o homem e mulher juntos, e para isso é que existe o caminho,  o tempo de namoro, o noivado. É necessário um tempo de conhecimento.
Maria e José estavam vivendo este caminho, por isso José ficou em dúvida, mas o anjo do Senhor veio tirar todas as dúvidas, pois Maria concebeu por obra do Espírito Santo.
Deus quis que José fosse a representação d’Ele aqui na terra com a finalidade de ter filhos.

Então diga sempre: ‘Obrigado Senhor pelos meus filhos!’
Os filhos serão sempre uma benção, ainda que você seja aquele filho que deu muito trabalho aos seus pais,  você é uma benção, porque Deus te trouxe aos seus pais, Deus te quis.

Pais é preciso dar nome ao seus filhos. O nome do seu filho não pode ser um nome qualquer. Eu já vi nome, exemplo 1234 de Oliveira 5. Você precisa procurar um nome, consultar o significado dos nomes; tem pai que coloca nome de filho  com nome de artistas e não sabem o que significa. Levi quer dizer ligado, Mateus quer dizer: Dádiva de Deus.

O demônio quer banalizar o nosso nome. Há pessoas que têm um nome mas fica inventando apelido.

Deus diz eu te chamo pelo nome! Jesus tinha um nome, Abraão era chamado pelo seu nome. O seu nome é importante, não deixe que fiquem inventando apelido.

Os judeus tinham a tradição de colocar nome. Quando João Batista  nasceu os judeus queriam outro nome, mas Deus queria João Batista, Deus quis este nome para você.
E para cada pessoa Deus tem uma missão.

Deus deu uma missão para você, não quer dizer que seu filho ou sua filha será uma dia um padre ou uma freira. Deus colocou um desejo no coração do seu filho, e deixe que o seu filho(a) seja aquilo que Deus escolheu para ele(a).

Os pais ficam planejando o futuro dos filhos antes mesmo da criança nascer. Deixe Deus dizer o que Ele quer.
Quando seu filho disser: ‘pai eu quero ser padre’, diga:  ‘…que bom meu filho’, pois Deus estará mostrando o que Ele quer do seu filho.
Esse deve ser o pedido principal para você fazer a Deus quando você for rezar: ‘Senhor que meu filho cresça na graça diante de Deus’, mas vocês pais devem estar com os olhos nos seus filhos.

Filhos precisam obedecer a seus pais.
Muitos filhos dizem: ‘…a mamãe não entende!’. Na verdade, é você quem não entende . Jesus obedeceu, o criador de todas as coisas se sujeitou a obedecer a José e a Maria.
 
Com os braços erguidos agradeçamos a Deus pela nossa família.
Que em nossa casa haja um ambiente de perdão.
Peçamos a  presença de Jesus, Maria e José  para a nossa família.

Transcrição: Célia Grego
Fotos: Natalino Ueda
Edição: Tatiane Bastos

↑ topo