Família, um projeto de Deus

Jimmy e Benedita, casal consagrado na Comunidade Canção Nova
Foto: Robson Siqueira

Nós somos um casal novo, com apenas cinco anos de matrimônio, mas estamos aqui hoje para dar o nosso "sim" à vontade de Deus. O Senhor tem um projeto de salvação para sua casa, para sua família. Assim como Ele interveio em minha vida e na vida do meu esposo, Ele quer intervir hoje na sua vida. Quando nós abraçamos a vontade de Deus em nossa vida, nós colhemos os frutos da obediência.

Quando Deus Pai nos confiou a missão de trabalhar com as famílias, Ele me disse ao coração que nossa missão era ajudar a florir os jardins secos das famílias.

Leia: Gênesis 1,28ss. E qual é o projeto de Deus para sua família? E qual é o modelo de família para nós? A Família de Nazaré; este é o modelo que Deus deixou para nós.

Deus poderia trazer o Salvador ao mundo sem a família, de outra forma, mas o Todo-poderoso quis precisar da família e traçou para Maria e José um caminho desafiador. E e eles assumiram uma grande responsabilidade. Eu percebo, ao ler o Evangelho, que São José já tinha os seus projetos, e estes eram projetos bons, justos, mas o Senhor tinha outros planos para ele. Eu estou dizendo isso para que você entenda que São José foi acolhendo a vontade de Deus e conformando a sua vida àquilo que era plano de Deus, mas não como algo pesado, mas porque ele percebia que aquilo era o melhor. José deixou os seus projetos para fazer a vontade de Deus, para cuidar do Menino Jesus e formar a Família de Nazaré.

Será que você tem fecundado a vontade de Deus no seu esposo, na sua esposa, em seus filhos? Nossa missão é fecundar em nossas casas a vontade de Deus. Quando uma família vive a imagem e semelhança de Deus, da Sagrada Família, ela não se frustra. Temos como nossa missão de casal levar os nossos para o céu, talvez você tenha dez, trinta, quarenta anos de casado e ainda não descobriu sua missão, mas saiba: a sua missão é plantar o amor de Deus.

Bene: Deus nos dá uma ordem: "Sede fecundos". E como nós vamos ser fecundos neste mundo? Na simplicidade da minha família, com meus pais eu aprendi a amar, meus pais me ensinaram a ser uma mulher de caráter, justa, honesta. Nós temos fecundado em nossa filha o que aprendemos dos nossos pais e o que aprendemos de Deus na Canção Nova. Temos uma filha de três anos, a Camila, e temos tentado passar para ela estes valores cristãos. Eu falo para o Jimmy como ele me faz melhor, nosso casamento precisa nos levar para o céu. Deus vai nos cobrar o que fizemos com a nossa família, pois precisamos levar para ela valores, fecundar no outro o céu.

"você precisa investir na evangelização da sua família"
Foto: Robson Siqueira

 

Jimmy: Fecundar o céu no seu filho, na sua filha e no seu esposo. Eu lembro que um dia eu estava mal, com preocupações, estressado, cansado e chamei minha filha para irmos juntos à capela e lá Deus colocou em meu coração para pedir a ela que rezasse por mim. E ela foi fazendo uma oração de cura interior, uma oração que dizia tudo o que eu estava vivendo. E eu não estou falando isso para exaltar a Camila, mas para mostrar que você também pode ter uma família assim.

Abra-se aos planos e projetos de Deus na sua vida, deixe-se ser banhado pelo amor do Pai. E como este acampamento está sendo uma bênção, eu e a Benedita, ontem, pontualizamos o que todos precisamos para melhorar diante de todas as palestras que ouvimos: não adianta nada nós virmos aqui e não traduzirmos tudo o que ouvimos em atos no dia a dia.

Talvez a sua família hoje esteja padecendo, por isso você precisa investir na evangelização de todos os membros dela. Eu e você somos chamados a evangelizar as nossas famílias, a salvar os nossos, o projeto de Deus é que intercedamos incessantemente pelas nossas famílias, como a viúva o fez diante do juiz, pois sua família e a minha são um templo do Senhor (cf. Lc 18, 1-8).

 

Transcrição e adaptação: Carlos Eduardo

↑ topo