'Fazei tudo que Ele vos disser'

Padre André Luna
Foto: Maria Andrea

“No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. (João 2, 1 -10)

Só aquilo que nós iniciamos pode não chegar muito longe, mas aquilo que Deus inicia, Ele vai completando e concluindo. Todo início em Deus tem conclusão. Toda promessa é cumprida. O Senhor mexe na nossa vida, independente daquilo que esperamos d'Ele. Temos a mania de querer resolver a vida por nós mesmos. Controlar as coisas e achar que todas elas serão de acordo com nossa vontade. A vontade é algo muito forte dentro de nós, com ela fazemos muitas coisas, mas sem ela terminamos nossa vida cansados, desanimados.

A vontade de Deus quebra nossos protocolos e muda o sentido, a direção de uma vida que se coloca em Suas mãos.

Nossa Senhora é a grande serva de Deus. O povo de Deus precisa aprender a ser servo, precisamos ser servos do Senhor, deixar que a vontade d'Ele se cumpra em nossa vida. Para se começar algo novo é preciso ter coragem de deixar as seguranças para trás. E creia que você não está só; você deixou muitas "seguranças" para trás porque um amor maior o seduziu.

Mas quem é arrisca mais é Deus do que nós, pois Ele, quando nos chama para cumprir e acolher Sua vontade, coloca Seu nome em nossa boca. E se eu fosse Ele não confiaria que esse nome fosse bem protegido por nós, pois num momento de fraqueza e pecado olhamos para trás.

Deus Pai se arrisca todos os dias comigo e com você, pois acredita em nós. E esse fato de o Senhor acreditar em nós, muda o jeito e a forma como nós nos olhamos. E assim nós continuamos o nosso caminho.

"Cuide-se se gastando e não se guardando. Seja todo de Deus!" Padre André Luna
Foto: Maria Andrea

A Mãe de Jesus está aqui e isso não pode se apagar de nossos corações, isso se chama certeza na fé, algo que não é fácil de ser conquistado. Conquista é luta. Deus, que investe tanto em nós, não nos estragaria nos dando tudo sem luta, sem insistência.

O Senhor insiste conosco e nessa insistência, Ele tem providenciado tudo para nossa vida. E essa Divina Providência nos leva longe e leva tempo.

Deus tem disposto tudo para você, mas não para você gastar com suas prioridades. Todos os dias é preciso confiar, senão colocaremos barreiras nos planos do Senhor. Deus Pai precisa do nosso possível para fazer o impossível. O Senhor nos quer adultos na fé.

Quando perdemos o cuidado de vigiar sempre, corremos o risco de perder tudo. A vida do servo não tem descanso. Não que sejamos inabaláveis, nós nos cansamos, sim. Nós sofremos, envelhecemos, nos gastamos, mas é bom que fiquemos assim na presença de Deus, pois assim nosso coração vai ficando mais novo.

Pior é o coração que vai ficando velho, e para isso não acontecer, Nossa Senhora precisa estar viva dentro dele, da nossa casa, pois a Virgem Maria tem o olhar de mãe. E vê aquilo que ninguém está preocupado. O olhar da mãe é um olhar atento e sabe o que cada filho precisa. Por isso ela viu a necessidade dos noivos nas Bodas de Caná: “Eles não têm vinho”. E muitas vezes é assim que estamos, sem nada. O noivos tinham se preparado, mas o vinho acabou. Muitas vezes esquecemos que nos preparamos, que fizemos nossa parte, mas quando acaba tudo perdemos a memória que existe a Providência de Deus.

Qual a promessa que Deus começou em sua vida que você ainda não viu o final? Nós queremos que aconteça essa promessa em nossa vida e, muitas vezes, temos a impressão de que ela não acontece no tempo que gostaríamos; e se deixamos de vigiar, de orar, corremos o risco de perder tudo, e todo o momento que esperamos para que ela se cumprisse.

A pessoa que não sente que tem o que perder é porque não valoriza aquilo que já conquistou. Muitas vezes, não damos o nosso melhor para Deus, porque não acreditamos que temos o "vinho" em reserva, mas enquanto não darmos tudo, não teremos a consciência de que o Senhor pode nos dar o "vinho novo".

A Palavra de Deus é clara, mostra aquela mulher de Deus que questiona: “Como se fará isto?” Maria entra em diálogo com o Senhor, faz perguntas a Ele. Nós, da mesma forma, precisamos conversar com Ele.

Como faz falta em nossa vida uma amizade bonita, gratuita e como precisamos de amigos de Deus! Esses amigos de Deus vão falar de nós para Ele. E no momento em que mais precisarmos eles aparecerão, mesmo que seja em lembrança. Lembrar-nos dos momentos bons com os amigos nos faz bem.

Nossa Senhora, que conhece nosso coração de filhos, está atenta ao que falta em nossa casa e pede a Jesus que faça alguma coisa, pois ela sabe que Ele vai fazer o que for preciso.

Nossa Senhora reza pelo servo, reza por você. Gaste sua vida em Deus e fique atento à "festa" à sua volta. A vida em Deus é uma grande festa, não é uma lamúria. Nossa vida é uma grande festa.

Nossa Senhora vem nos ensinar o nosso lugar: somos servos. A Providência de Deus nos fará experimentar o "vinho novo", mas Deus nos pede que façamos a nossa parte, nos gastemos. Nas Bodas de Caná quem eram os servos? Eram os familiares, que corriam atrás de cada detalhe. É no coração da família que Deus nos serve. É o Senhor que faz a diferença, não é o nosso trabalho. Nosso cansaço só é capaz de produzir uma talha d'água, mas não passará de água. O milagre só aconteceu porque aqueles servos encheram as talhas de água até na boca, eles obedeceram. Obedeça que você não vai errar. Pare de questionar sobre o que vai ser feito e para que algo vai ser usado, esse não é problema seu. Sua parte é servir, pior é quando fazemos a coisa pela metade, por preguiça. O Senhor vai transformar aquilo que você trouxe para Ele.

Eu tenho fé e eu a demonstro nas minhas obras. Deus é caprichoso, coloque-se no lugar de servo e dará tudo certo, pois o Senhor derrama, Ele é generoso. Ficar velhinho na presença de Deus vale a pena. Entregue sua vida, entregue seu tempo, aquilo que você tem medo de entregar, seu futuro, seu presente. Pois seu futuro só existe no coração no Deus. Cuide-se se gastando e não se guardando. Seja todo de Deus.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto 

 

↑ topo