Força que renova a terra

Queridos irmãos e irmãs, estamos há 40 dias da Páscoa do Senhor, e hoje a Igreja nos convida a olhar para o alto porque é lá que está nosso Senhor, e é lá o nosso destino. É no céu que está Jesus Cristo que é cabeça da Igreja, e se a cabeça está lá, o corpo, que somos nós, também precisa ir. E a Igreja, através da Liturgia da Palavra deste domingo, nos indica esse caminho. A primeira leitura nos mostrava como aconteceu essa Ascensão do Senhor. [Atos dos Apóstolos 1,1-11]

É na Eucaristia, centro da nossa vida, que acontece todo milagre, e n’Ela que encontramos Jesus vivo, que continua aqui na terra nos fortalecendo. Nosso Senhor quis permanecer conosco, e se subiu ao céu não foi para se afastar de nós. Cada vez que participamos com fé da Eucaristia, nós estamos dizendo – para nós e para os outros – que acreditamos no céu.

Para que também nós vivamos sempre da Eucaristia é necessário a força do Espírito Santo, por isso nesses dias temos de entrar no Cenáculo.

Não existe Mestre melhor que nosso Senhor. Os apóstolos conviveram três anos com Ele, e viram muitos prodígios e milagres d'Ele, mas por que na hora da cruz eles fugiram? Por que Jesus antes de partir pediu para que eles não saíssem de Jerusalém antes de receberem o Espírito Santo? Porque sem o Espírito somos medrosos, inseguros. Sem essa força do alto, mesmo sabendo que existe o céu, a gente se apega às coisas da terra e esquecemos o essencial.

Temos de ter cuidado para não nos apegarmos tanto às coisas da terra, esquecendo-nos do céu. Sem receber a força do alto, você vai se encher de tantas coisas e esquecerá o essencial. Como dói saber que perdemos tempo com tantas coisas passageiras. É tempo de voltar, orarmos e esquecer o que passou, fazendo do tempo que nos resta, tempo de voltar para Deus. Deus muda tudo, basta termos fé e paciência. As pessoas podem mudar. Os apóstolos – após receberem o Espírito Santo – mudaram. Pedro mudou e se tornou o chefe da Igreja, e até a sua sombra curava as pessoas, porque ele recebeu o Espírito Santo de Deus.

Nós devemos entrar neste Cenáculo e receber o Espírito Santo. Só na força d'Ele é que vamos conseguir mudar este mundo que está cansado de palavras. Quando você ficar cheio d'Ele [do Espírito Santo], as pessoas vão perceber que você está cheio de amor, de alegria, porque o Espírito Santo é amor. O mundo precisa de mim e de você, mas cheios do Espírito Santo. O mundo precisa acreditar que Deus está nos esperando no céu, e que o céu começa quando eu e você desejamos o Espírito Santo.

Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Maurício Rebouças


Adquira esta pregação pelo telefone
(12) 3186 2600


Frei Josué Pereira de Sousa


Ordem dos Frades menores conventuais da Província de Brasília

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo