Gerar novas famílias para Deus

Padre Fabrício
Foto: Carlos Eduardo

Estamos acompanhando a exortação que São Paulo faz a uma comunidade, a comunidade de Corinto. Uma comunidade cheia de dons, mas que foi tomada de partidos. 'Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos.'

A Primeira lição que a primeira leitura trás é: pai que é pai corrige, como São Paulo corrigiu. Não para envergonhar os seus, mas para direcionar no caminho certo.

Sem educação dos filhos a geração é um ato imperfeito e incompleto. Os pais são os primeiro e os principais educadores. Família é o lugar onde adquirimos os princípios. A família é, por tanto, a primeira escola de virtude sociais.

O futuro de uma sociedade não pode se realizar sem a participação das famílias. A salvação da pessoa está ligada ao bem estar da familiar.

A responsabilidade de educar o seu filho é sua. Essa responsabilidade não pode ser "terceirizada". É comum pais deixarem que a TV eduquem os filhos, isso não pode acontecer.

Pais, vocês não têm o direito de transferir a educação dos seus filhos para escola, a escola é parceira e não substituta. As vezes deixamos as escola educar os filhos, para trabalharmos, mas esquecemos o prejuízo que é a ausência dos pais na nossa família.

Pais que trabalham e deixam suas esposas em casa, compreenda que suas mulheres trabalham em casa, e trabalham muito, e a educação dos seus filhos não é missão apenas dela. O homem, o pai é insubstituível na vida do seu filho. Então seja pai de verdade.

Gerar um filho na carne sem educar, é um ato incompleto.

A ausência do pai pode levar os filhos para gestos e inclinações femininas. É Preciso que dentro de uma casa tenha um modelo de homem. Ninguém pode fazer o papel do pai, só você pode fazer, uma boa escola não substitui a sua presença.

O melhor método de educação é o exemplo dos pais. Pai e mãe quais os exemplos vocês têm dado para os seus filhos? É necessário que os pais façam antes e depois cobrem dos seus filhos. Não cobrem dos seus filhos o que vocês não têm coragem de fazer.

''De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.''

Nada substitui o pai. É Palavra de Deus que diz. Pode ter 10 mil missionários da Canção Nova evangelizando, de nada adianta se não temos pais presentes.

Pai e mãe preste atenção! Gerar um filho na carne sem educar, é um ato incompleto.

Vovós não ocupem o lugar da mãe nas vidas dos seus netos, cuidado para você não abrir a creche da vovó. Sei que é por amor, mas o seu filho e filha precisa ter responsabilidade nas vidas que colocam no mundo, se não eles continuarão gerando para você educar.

Pais gerem com o coração também. Quantos filhos estão tomando esta atitude de ser pais que geram espiritualmente.

Hoje é preciso restaurar os papéis da nossa família. Há filhos que mandam na sua casa, porque os pais se comportam como filhos. Tem gente que paga escolas caríssimas, mas que por estar ausente deixa o filho ter contato com traficante que vende droga na esquina da escola, e você não vê a alteração do seu filho que está envolvido com droga, porque está trabalhando. Que o Senhor restaure a sua família. Que você, através da oração, ocupe o seu lugar na família. Permita que Jesus, o restaurador, entre em sua casa. O invoque, leve Deus para os seus.

Homilia baseada no Diretório da Pastoral Familiar – CNBB

Adaptação e transcrição: Elcka Torres

Assista trecho da pregação:


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600



Padre Fabrício Andrade


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo