Herdeiros do Pai

Tudo é muito rico nas leituras de hoje, mas eu quero salientar de maneira especial a segunda leitura que nos diz: “Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva” (Gálatas 4, 4-5).



Ouça trecho desta pregação

A primeira coisa mais importante para nós já esta aí: “Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva”. E todos quer dizer todos! Recebemos a filiação adotiva. Você pode estranhar a expressão ‘filiação adotiva’, mas, na verdade, o Filho único é e sempre será Jesus, mas o Pai nos escolheu por filhos e nos fez filhos. Porque, na verdade, nós não éramos, nós só o somos porque Ele quis, foi por amor, por imenso amor que Ele fez isso. Por causa da infinita misericórdia do Pai, por causa do sacrifício de Jesus na cruz, você pode dizer de peito aberto: “Eu sou filho(a) de Deus”!

Deus trata você como filho. Deus trata você como filha embora você não trate a Deus como Pai. Continua a leitura: “E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá — ó Pai”! (Gálatas 4, 6)

‘Abá’ era uma palavra muito terna. Ele realmente é o seu ‘Abá’. Por que isso? Aí está a segunda e grande verdade. Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o espírito de seu Filho, que clama: Abá Pai.

Por isso insistimos que o Espírito Santo venha à tona. Ele está em você desde o seu batismo, Ele está em você. Mas se esse mesmo Espírito Santo ficar enterrado dentro de você; e isso não pode acontecer, porque é algo precioso demais. Você ser templo do Espírito Santo, Ele habitar no seu ser, no seu coração é algo grande demais! Ele precisa vir à tona.

E daí, a expressão que o próprio Jesus utiliza: "Vós sereis batizados no Espírito Santo", não é outro batismo, mas é como emergir de dentro de nós o Espírito Santo. O próprio Jesus faz emergir de dentro de nós o Espírito Santo que habita em nós.

Quando o Espírito Santo vem, Ele vem para guiar a nossa vida, vem para transformar a nossa vida, vem para fazer nova todas as coisas: nos pensamentos, idéias, sentimentos, emoções, vontades, atitudes, comportamento… Ele vem fazer novas todas as coisas. E é disso que nós precisamos.

Faltando alguns minutos para um novo ano, este é o momento para nós pedirmos: “Vem, Espírito Santo!” O Espírito Santo vem de dentro de nós. Peça do fundo do coração: “Vem, Espírito Santo”. É dom, é presente! Abra-se aos dons: Desde o menor, o dom de línguas, até o maior, que é o amor, e o da fé, que é o eixo.

“Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus” (Gálatas 4,7).

Você não pode viver mais como escravo de nada… nem escravo de você mesmo, escravo da bebida, do cigarro, das drogas, do sexo, nem de ninguém, muito menos do demônio. Você é filho, e porque é filho, é também herdeiro.

De tal maneira somos adotivos, que temos a mesma herança do Filho Unigênito Jesus Cristo. Não é outra: A herança de Jesus é sua! E a herança de Jesus é vida eterna. 

O nosso ponto de chegada é o Céu. A felicidade de Deus é a minha felicidade. Tudo isso por graça de Deus. Não é mérito. Não é pelas coisas boas que você fez, faz, ou fará. Nenhum de nós tem mérito. Ninguém é digno. Muito menos de ter a herança do Pai. Tudo isso é por graça. Em outras palavras, é por misericórdia! Porque o Pai se debruçou sobre nós, por isso, nós recebemos todas essas graças.

Chegou 2008! Somos filhos! O Espírito Santo habita em nós! Somos herdeiros! Glória a Deus! É ano novo, é vida nova! É tudo novo!

Transcrição e áudio: Nara Cristina Bessa Mendes
Fotos: Luciana Sitta


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO NOSSO TELEFONE
(12)3186-2600


Veja também:

:: I Congresso Mundial da Misericórdia em Roma
:: Comunidade.CN – Eu acredito na família

↑ topo