Homem de Deus para serviço do povo

Neste 4º domingo do advento, vemos especialmente a presença de Maria, ela que fez uma experiência maravilhosa, se acompanharmos seu percurso espiritual, nós a encontramos tocada pelo anuncio de Deus na anunciação, aquela mocinha que é chamada por Deus através do anjo, que expressa que ela será a mãe do Salvador do mundo. E ela com muita simplicidade pergunta como se fará e com toda certeza a vida dos cinco (neo-sacerdotes) foi feita de muitas perguntas, na vontade de acertar. Nossa Senhora quando fica sabendo que se tratava das coisas de Deus, apenas diz: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua Palavra”.

Dom Alberto
Foto: Marcelo Pereira

Todo homem e toda mulher em sua vida deverão fazer essa experiência do confronto com Deus e dizer sim a Ele. O fundamento de que estamos vivendo nesta tarde, não é busca de uma carreira, uma profissão rentável, não é um anseio pelo poder, o que estes cinco jovens experimentam na vida, depois te ter deixado tudo, é que Deus entrou de uma forma radical em suas existências, fazendo uma mudança completa no rumo de suas vidas, e o que eles fizeram foi dizer sim a Deus, escolhendo-O como tudo e Senhor de sua existência.

Não estão terminando uma carreira, estão fazendo um ato de entrega, onde o Senhor é a única referência de suas vidas. Esses jovens hoje dão um passo sério, decisivo em suas vidas, não dá mais para voltar. A marca que Deus deixa em vocês, e se alguém deixar o que recebeu hoje, só deixam por fora, pois a marca que receberam nada pode tirar, Deus os marca definitivamente, assim como o batismo e o crisma.

Os cinco e todos vocês precisam dar o nosso segundo sim, Maria quando soube que sua prima Isabel estava grávida, foi apressadamente a casa dela. Qualquer um que dá seu sim a Deus, imediatamente dá seu sim ao serviço aos outros. Assim como a Canção Nova, que dá seu sim a Deus e ao mesmo tempo dá seu sim ao serviço social. Maria foi as pressas a casa de Isabel, quando lá chega, encontra a saudação de Isabel, dizendo que a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Aqui acontece um encontro maravilhoso entre as duas mães e duas crianças no ventre de suas mães, e Maria vai para servir, para fazer o bem.

Néo-Sacerdotes(Pe. Ademir, Pe. Donizete, Pe. Ivan, Pe.Márcio e Pe. Marcos)
Foto: Marcelo Pereira

Veja mais fotos no Flickr

O padre vive para Deus e por viver para Deus, tem uma sensibilidade especial para o próximo. O padre é um homem de Deus para o serviço do povo de Deus, cada um deles com os dons próprios, mas cada um é chamado igualmente a servir seus irmãos. Padre é aquele que é posto a serviço dos outros. Estes cinco que aqui se encontram, o tempo em que estudaram filosofia e teologia, período tão profundo de formação, quantas foram nossas conversas, e quanta comunhão de vida surgiu entre nós, e foi muito bom poder acompanhá-los e é muito bom ordená-los como sacerdotes. A comunidade Canção Nova se alegra, vocês são presente para o monsenhor Jonas Abib, pelos 45 anos de sacerdócio, pelo seu aniversário natalício, vocês são a expressão deste ministério de tanta fecundidade.

Estes recém ordenados padres é fruto do povo de Deus, do estimulo, da colaboração. É muito bom viver este acontecimento, celebrar juntos essa Eucaristia, e pedir a Nossa Senhora que nos acompanhe nestes dias que nos prepara para o Natal, que ela nos acompanhe nesta grande festa em que o grande aniversariante que é Jesus, e pedir a estes novos padres: "dêem Jesus aos outros a vida inteira". Que eles não façam outra coisa senão ser aqueles homens que através da Palavra, do pastoreio, dos sacramentos dão Jesus aos outros.

Não há modelo maior para o sacerdote do que Maria, a virgem do sim a Deus e aos outros, este é o modelo, essa é a referência, se forem padres parecidos com Nossa Senhora, serão padres santos, padres felizes e farão bem a Igreja, farão bem a humanidade.


Dom Alberto Taveira Corrêa


Arcebispo de Belém – PA

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo