Homilia da Santa Missa de Inauguração

Monsenhor Jonas
Foto: Michele Mimoso

Deus nos deu este grande presente: mais um canal TV aberta na capital do Rio Grande do Sul. Foi suado, precisou de fé e muita oração, mas graças a Deus chegamos. É vitória d'Ele!  Hoje, o Senhor nos dá de presente essas leituras, e principalmente, o Evangelho, na festa de Santa Marta.
Ela tomou a iniciativa e foi na direção de Jesus. Ela sabe que precisa ir até o Senhor. Lázaro está morto e ela vai na direção do Messias dizendo-lhe: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. É um ato profundo de fé.

Eu já começo dizendo: quando a Palavra de Deus é anunciada, proclamada na Santa Missa, ela se realiza. Jesus ressuscita a nossa fé. É uma coisa concreta, real, personalizada. Ele está vivificando a sua fé. Talvez, vários fatos que aconteceram na sua vida fizeram com que sua fé 'baixasse'. Talvez você tenha se decepcionado com alguns acontecimentos, com pessoas da Igreja e desacreditou. E hoje o Senhor vem vivificar a minha e a sua fé.
Deixe o Senhor ressuscitar a sua fé! É o presente d'Ele para você. Ele quer dar mais vida à sua fé.

Como aconteceu com Marta, que, diante daquela situação dolorosa, fez uma proclamação de fé. E logo em seguida vem outra: “Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, Ele te concederá”. Se você não conseguiu o que queria, como queria, na hora em que queria, e nisso perdeu a fé, deixe Jesus hoje fazer a obra d'Ele em seu coração. A decepção é uma coisa cáustica e causa um prejuízo enorme a nós.

Hoje, Deus faz com que as palavras de Marta toquem sua mente e seu coração: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo". Ela põe toda a sua fé em Jesus. Hoje é o dia que o Senhor quer realizar isso em nós. Que coloquemos toda a nossa fé n'Ele.
Ele pode tudo. É assim. Deus tem todo o poder. Mas para que Suas maravilhas e prodígios aconteçam é preciso uma 'chave', como de energia elétrica. Se a desligamos, a energia continua lá, mas não acende uma lâmpada. Essa chave é a nossa fé.

É uma ousadia que o Senhor quer dar a nós. Muitas vezes usamos a fé para acreditar em verdades e não temos a ousadia para acreditar nas promessas de Deus. Que o Poder de Deus possa chegar até nós e realizar Sua ação em nós. Não somos dignos, é amor, é misericórdia. Mas é preciso que a gente acredite. É a 'chave' que a gente liga.

'Sonhe os sonhos de Deus. Deseje que o sonho de Deus se realize em sua vida'

O Senhor hoje está dando vida à sua fé. Acolha! Isso é muito importante. Deixe Deus fazer a obra d'Ele em você. Mesmo se você deixou de acreditar, permita que a sua fé seja reavivada, incandescente.

O Senhor quer que você tenha a fé daquele cego de Jericó. Este ao perceber que é Jesus começa a gritar. Era a fé daquele homem. A necessidade dele acendeu a fé. Não tenha receio. Você não está abusando de Deus, não. O que é que você precisa de Deus nesta noite? Qual é a sua grande necessidade hoje?
Qual é o seu impossível? O próprio Jesus convida você para colocar o seu impossível diante d'Ele agora.

Não tema, creia somente!
Diga para você: 'Não temas, crê somente!'.
Peça como se já tivesse recebido, agradeça, louve a dê graças ao Senhor, porque só Ele faz maravilhas.

Transcrição: Nara Bessa

↑ topo