Humildade para servir os mais necessitados

Dom Irineu
Foto: Natalino Ueda/CN

A Palavra de Deus é Palavra de Salvação para quem se abre à sua ação. Se a terra não acolhe a semente não haverá árvore e, se não houver árvore não haverá fruto.

Acolher a Palavra de Deus significa prestar atenção ao que Ele tem a falar para nós: “Hoje, se ouvirdes a voz de Deus, não endureçais o vosso coração”.

Hoje quero falar da humildade, principalmente para quem trabalha na Pastoral da Sobriedade. A Palavra fala de duas pessoas, uma que fala ‘Te agradeço, Senhor, porque não sou como este pecador”. O outro batia no peito e dizia “Senhor, tende piedade porque sou pecador”. Há espaço para orgulhoso trabalhar na Pastoral da Sobriedade? Não!

Por que será que Jesus, tendo todas as outras virtudes, acentuou a importância da humildade dizendo: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.  Jesus fez isso não só com palavras, mas com a própria vida, com Suas atitudes. Nos primeiros dias de vida de Jesus, fecundado pelo Espírito Santo, coube num óvulo. Olha só, Deus, sendo tão grande, coube dentro de um óvulo, tão pequenino. Quando nasceu, não veio em um palácio, mas num estábulo, junto com animais. Depois, este Deus todo-poderoso teve que fugir de um homem, em cima de um burrinho. Quando adolescente, foi trabalhar como carpinteiro, escondido, Ele não fazia sermão, mas gritava com Suas atitudes: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.

Acampamento da Pastoral da Sobriedade
Foto: Natalino Ueda/CN

Depois, quis ser batizado, mesmo sem ter pecado. Olha só, misturou-se com os pecadores, para ser batizado. Mas foi além, Cristo comeu com os pecadores, lavou os pés dos pecadores e ainda disse: “Se eu, vosso Senhor, lavei os vossos pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”.

Depois disso, foi preso e colocado ao lado de Barrabás, e o povo pediu que soltassem o bandido em vez de soltarem Ele. Mesmo assim não reclamou. Foi insultado, espancado, cuspido, e, na cruz, pediu ao Pai: “Perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem”.

Jesus, ainda morreu sem roupa, nós é que colocamos aquele pano envolvendo Jesus na cruz. Além disso, o Senhor morreu colocando no céu um ladrão, arrependido, porque este foi humilde. Quem entrou no céu junto com Jesus não foi Maria ou qualquer outro santo, foi um ladrão.

Fiéis oram durante Acampamento da Pastoral da Sobriedade
Foto: Natalino Ueda/CN

Depois, ainda, perguntaram: "Onde vamos colocar o seu corpo?". Ele não tinha nem propriedade para ser enterrado, precisou que um discípulo Lhe cedesse um lugar para fosse sepultado.

Com tudo isso, vemos que a vida de Jesus nos diz: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Depois, de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, Nosso Senhor Jesus Cristo foi glorificado pelo Pai. E assim, com Sua vida, nós também vemos o cumprimento da palavra: “Quem for humilhado será exaltado”.

Por isso, sejamos humildes e nos coloquemos como servos dos nossos irmãos, como fez Jesus.

 

↑ topo