Imitadores de Cristo

Déia
Foto: Clarissa Oliveira

Em Efésios 5,1 o apóstolo São Paulo nos diz: “Sede pois imitadores de Deus, como filhos muito amados”. É isso que o Senhor espera de nós, que sejamos imitadores de Cristo. Mas o que é imitar? Imitar é fazer igual. Mas tem como imitar alguém que eu não conheço?

Se o apóstolo Paulo nos diz que sejamos imitadores de Cristo, é a Ele que devemos imitar. E uma das maneiras de imitar o Senhor é por intermédio da Palavra de Deus, porque nela há respostas para todas as situações de nossas vidas. Não é verdade que temos muitas situações difíceis? Além de conhecer a Palavra de Deus, temos também os Sacramentos, por meio deles nós também nos encontramos com Jesus.

Para imitar é preciso conhecer. Quando vemos uma pessoa bonita, inteligente, um artista, ou quem sabe até um professor de quem gostamos muito, começamos a imitar essa pessoa, muitas vezes pela roupa que eles usam ou até o mesmo o corte de cabelo. Em Jesus Cristo precisamos olhar o quê?
Olhar o coração d'Ele e fazer algumas perguntas básicas: Jesus sentia solidão? Sim, no Horto da Oliveira ao ver Seus amigos dormindo Ele sentiu-se sozinho. Como Cristo falava? Ele dizia palavrões? Não. Mas se indignava com as situações erradas, e fazendo o que precisava, escorraçou os vendilhões do templo. Como o Senhor tratava a Mãe, Maria, e seu pai adotivo, São José? Como Ele se relacionava com seus amigos quando Ele era adolescente? Jesus também foi adolescente. Ele não nasceu com 33 anos.

Aos doze anos Ele já se ocupava das coisas de Deus. Ele não deu uma fugidinha para aprontar, mas para se ocupar das coisas do Pai. Jesus foi adolescente, mas Ele se cuidava, é preciso se cuidar na adolescência, para as pessoas verem que ser de Deus nos faz bem. Jesus se relacionava de forma pura com seus amigos adolescente. Como você vive os seus relacionamentos? Precisamos imitar a Cristo.

Que tipo de adolescente era Jesus e que tipo de adolescente eu tenho sido? Neste mundo conturbado em que vivemos, vamos pensar que foto Jesus tiraria para colocar no Facebook, Twitter, Orkut? O que será que Ele falaria no Twitter? Com certeza, diria a todo instante: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

"A nossavida só terá sentido verdadeiro se imitarmos a Cristo", afirma Déia
Foto: Clarissa Oliveira/CN

Sede, pois, imitadores de Cristo! A Palavra de Deus nos manda sermos imitadores dos famosos deste mundo? O único que pode ser exemplo para nós, o único perfeito que merece que eu O imitemos, que eu O copiemos e faça igual é Ele, Jesus.

Você acha que imitar Jesus é coisa fácil? Não. Com certeza ao imitarmos seremos gozados, ridicularizados, mas é preciso ser um adolescente “Bem da Hora” tendo iniciativas.

O que temos visto hoje são muitos ataques aos adolescentes, é a idade que mais tem sido atacada por este mundo que é governado pelo inimigo de Deus, satanás. Nós precisamos centrar nossa vida em Deus, pois todos esses ataques nada mais são que a falta de Deus.

Como fazer para ter sentido a nossa vida, na idade em que estamos? Ela só terá sentido verdadeiro se imitarmos a Cristo. Mas será que temos sido luz na nossa escola, na família, na rua por onde andamos?

Nós sabemos que somos fracos e limitados, mas existiu e existe uma força sobrenatural que nos impulsiona, que é o espírito Santo de Jesus. Se a nossa vida não gera contradição onde estamos, é sinal que não estamos vivento o Evangelho na sua totalidade. Cada vez mais precisamos ser imitadores de Cristo para este mundo mal que quer destruir os valores da nossa fé e da família.

Não deixe que a sua casa seja conduzida por palavras de maldição, palavras estupidas, comece pela sua casa com o seu testemunho de amor. E precisa começar de mim, na minha casa, na minha família. Se os outros não imitam a Cristo o problema é deles, mas eu preciso ser testemunha de Cristo, é ser sal e luz para este mundo.

Transcrição: Célia Grego

↑ topo