Intimidade com Deus

.: Ouça esta pregação na íntegra

Quero partilhar com você, algo sobre intimidade com Deus. Sobre a importância de poder ter um amigo, alguém íntimo, onde não precisamos usar máscaras, que podemos contar as nossas fraquezas e mesmo nos conhecendo não nos abandona.

Mas, por mais que tenhamos amigos no qual conversamos, e consideramos como nosso melhor amigo, haverá um momento em que esse amigo não estará, e nessa hora fica de pé aquele que tem a Deus.

Intimidade quer dizer: meter, colocar algo para dentro. Ter intimidade com alguém, é colocar alguém dentro do coração, intimidade com Deus e deixar Deus nos colocar no coração dele e colocar Ele dentro do nosso coração.

Eu quero ter intimidade com Deus, que Ele me atraia, me guarde no coração Dele. Para que no momento em que eu não tiver nenhum nome para chamar aqui na terra, eu possa clamar Pai, e Ele estará ali para me colocar no colo.

Mas ter intimidade com Deus, requer um preço. Desculpe se eu falar coisas que não será \”cosquinha\” no coração. Só existe uma escola onde se aprende a ter intimidade com Deus e esse lugar é a cruz. Cada dia que passa, o caminho vai se estreitando até que só caiba você, e ali você se deparará com a cruz. E nesse momento você vai passar a ser amigo de Deus.

Não dá para ter intimidade com Deus sendo apenas um espectador da cruz, mas sim quando subimos nela, é nessa hora que aprendemos a ser amigo de Deus. Existem caminhos, passos que nos ensinam a estar grudados no coração de Deus.

O primeiro passo está em (Luc22,39-45) \”Conforme o seu costume, Jesus saiu dali dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguindo dos seus discípulos. Ao chegar àquele lugar, disse-lhes: \’orai para que não caiais em tentação\’.
Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava: \’Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua\’. Apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo. Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. Depois de ter rezado, levantou-se, foi ter com os discípulos e achou-os adormecidos de tristeza\”.

Quando Jesus tinha que tomar uma decisão, passar por um momento difícil, Ele saía para um lugar para orar. Como Ele sabia que estava chegando o momento para a cruz ele foi buscar força.
E a Palavra diz que Jesus começou a entrar em agonia, e isso quer dizer que dentro dele havia uma luta interior. Naquela hora a humanidade de Jesus começa a tremer, estava com medo, mas queria fazer a vontade do Pai.

E naquele momento ele faz essa linda oração \”Pai, se é do seu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua\”. A oração de Jesus era aquilo que estava em seu coração.

E você sabe que Jesus bebeu aquele cálice até o fim. E se você quer ter intimidade com Deus busque a vontade Dele na sua vida.
Talvez o Pai queira que você busque aquela pessoa para pedir perdão. Talvez você esteja numa situação, em que queira jogar tudo para o alto, mas Deus te pede: agüenta firme! Ou talvez o Senhor tenha pedido para você agüentar firme na sua enfermidade, e o Pai te diz: aceita, confie em mim.

Eu não sei qual é o cálice que Deus pede para você beber no dia de hoje, mas aceite, pois o seu coração se tornará cheio de Deus. Esse é o primeiro passo: \”Senhor eu não queria que fosse dessa maneira, mas se é dessa maneira que o Seu coração se alegra eu bebo esse cálice\”.

Todo o dia Deus nos oferece um cálice para que bebamos. Tem dia que o cálice é doce, e até bebemos com gosto, mas tem dia que o Pai oferece um cálice amargo. Mas se vem das mãos do Pai, beba, aceite, pois não é veneno, Ele não quer o nosso mal, quer apenas nos curar.

Cálice doce é motivo de gratidão, mas o cálice amargo é cura. Ainda que o cálice amargo venha das mãos do Pai, aceite, deixa Deus ser Deus.

Se você não aceita a vontade de Deus na sua vida, você pode levantar muito as suas mãos, dar muitos glórias a Deus, mas você não conhecerá o coração de Deus.

Se hoje você está recebendo um cálice doce, beba e agradeça. Mas se o seu cálice, está sendo difícil, ore a Deus, fale o que está no seu coração e aceite. Porque o próprio Jesus disse: \”Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e sigam-me\”(Mc8,34).

\”Ele ainda falava, quando apareceu uma multidão de gente; e à testa deles vinha um dos Doze, que se chamava Judas. Achegou-se de Jesus para o beijar. Jesus perguntou-lhe: \’Judas, com um beijo trais o Filho do homem!\’\”.(Luc22,47-48)

Quem quer ter intimidade com Deus deve se preparar para a incompreensão e até mesmo para a traição. Seguir Jesus não é um passeio de férias, também não é uma ferida no corpo, mas sim uma ferida na alma. Os nossos inimigos não podem nos trair, mas sim os nossos amigos, aqueles dos quais nós esperamos compreensão.

Se você quer ter intimidade com Deus, aprenda a não julgar, a não matar as pessoas que te fazem mal dentro do seu coração.
Jesus à medida que ia seguindo a caminho da cruz, ia crescendo dentro Dele a força do Espírito Santo, por isso tinha força para pedir perdão. \”Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem\”.(Luc23,34) Você tem o direito de perdoar, de orar por alguém que te fez mal, de entregar essa pessoa nas mãos de Deus.

Jesus só pôde nos salvar na cruz, por que o Seu coração estava vazio de prisioneiros, Ele havia perdoado a todos. Existe um tipo de amor que salva, e esse é o amor que foi derramado na cruz, um amor perdão. Quem quer ter intimidade com Deus, precisa aprender a perdoar. Quando nos lançamos na cruz, mergulhamos no coração de Deus e assim vencemos a cruz.

Vencer a cruz não significa resolver todos os problemas. Por que muitas vezes resolvemos os problemas e continuamos remoendo ele no nosso coração. Quando humanamente não há esperança alguma, Jesus diz: \”Pai nas tuas mãos entrego meu Espírito\”(Luc23,46), porque Ele se lançou nas mãos do Pai.

Quando mesmo na dor você se entrega, a cruz se torna um trampolim para o coração de Deus. Quando você se entrega, mesmo nú, cheio de feridas, Deus se revela em glória o Seu coração.

Jesus na cruz, não via o que os outros viam. As pessoas às 15:00 horas, viam um céu fechado, mas Jesus via o céu aberto, o coração do Pai.

Se você estiver no alto da cruz, procure ver além das nuvens. Busque principalmente na sua dor, aquele que tem te buscado todos os dias. Faça da sua cruz um trampolim para se achegar ao coração de Deus.

O coração do Pai é dos crucificados, para aqueles que confiam na cruz. E se hoje você está na cruz, grite do fundo da sua alma: \”Pai em tuas mãos entrego a minha vida\”, e você receberá algo muito precioso, o coração do Pai, cheio de amor para te dar.

Transcrição: Priscilla Rodrigues
Fotos e áudios: Caio Rigotti

↑ topo