Jejum de pecado

Mons. Jonas Abib

É preciso que estejamos em jejum de pecado para nos encontrarmos com o Senhor

 

“Esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo que estava neles ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória consequente. Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar!” (1Pe 1, 10 – 12)

Que salvação é essa? Você se lembra que, ontem, justamente essa carta destacava-se falando da salvação? Não uma salvação qualquer, e sim uma salvação que se manifesta para nós nos últimos tempos, que se manifesta quando Jesus se manifestar. É a salvação última e completa quando o Senhor transformará tudo e seremos uma nova humanidade.

O Senhor vai precisar separar o joio do trigo. E, quanto a nós, lutaremos para sermos dignos de estarmos no número daqueles que serão arrebatados ao encontro do Senhor. Será a grande festa e a grande manifestação do Senhor ao mundo inteiro.

Com a vinda do Senhor, o Céu se alegrará

São Pedro fala que será no dia de Deus, no dia da manifestação de Jesus. O que devemos fazer? O apóstolo nos responde: “Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na graça que vos será dada no dia em que Jesus Cristo aparecer” (1Pe 1,13).

Nós estamos entrando numa guerra, o demônio sabe que pouco tempo lhe resta, como diz em Apocalipse 12,12: “Por isso alegrai-vos, ó céus, e todos que aí habitais. Mas, ó terra e mar, cuidado! Porque o Demônio desceu para vós, cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta”.

Com a vinda do Senhor, o céu se alegrará! Mas, porque o bandido está sabendo que pouco tempo lhe resta, decidiu descer cheio de ira. Então, meus irmãos, é momento de guerra; e nós precisamos ter os nossos rins cingidos. Essa luta não é para os moles, para quem desanima facilmente. Nós estamos encerrando esse carnaval e entrando na Quaresma; e Deus nos dá essas leituras que são tão diretas.

É preciso que estejamos em jejum de pecado para nos encontrarmos com o Senhor

Sede sóbrios! Esse ‘sóbrios’ significa ser moderado, como alguém que vai à guerra e que passa por preparos. Precisamos ser sóbrios em tudo, como pessoas que olham para frente e, sabendo que tem pouco tempo, precisam ser fiéis.

Logo o Senhor Jesus se manifestará, e o abismo receberá de volta satanás. Por isso, a Palavra de Deus está dizendo-nos: “Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na graça que vos será dada no dia em que Jesus Cristo aparecer”. O que estamos vivendo é algo importantíssimo, somos privilegiados.

A verdade é esta: ou o Senhor vem até nós ou nós iremos até Ele. Tudo está indicando que a vinda do Senhor está próxima. Posso dizer francamente que o que vimos lá em casa, nesta tarde, socorrendo o padre Léo, nos fez pensar que ele iria morrer lá mesmo. Quem imaginava isso? Ele veio animado para esse encontro; e veja só o que aconteceu. Nós precisamos estar em jejum de pecado. É preciso que estejamos em jejum de pecado para nos encontrarmos com o Senhor.

Quem disse a hora que você irá se encontrar com o Senhor? Temos de estar atentos, estar em jejum de pecado, pois não dará tempo de procurar um padre para me confessar, a vinda do Senhor é imprevisível. Devemos mirar a vinda do Senhor e aguentar tudo para chegarmos lá.

Veja como que São Pedro termina: “À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância” (1Pe 1,14).

Como filhos obedientes, todas as nossas ações sejam feitas por ação do Espírito Santo. Santidade e felicidade são sinônimos. Venha a tribulação quando vier, aguente firme! Pois, miramos a vinda de Cristo.

Que a santidade da minha vida apresse o Senhor; e Ele logo virá!

 

↑ topo