Jesus deseja que cresçamos no amor

Se nós olharmos o Evangelho de hoje vemos que o Senhor nos convoca a cada instante a discernir entre o bem e o mal. É o julgamento de valor para que nós possamos optar sempre pelo bem e rejeitarmos o mal.

No Evangelho de hoje Jesus nos diz: "Não julgueis para não serdes julgados". Este julgamento nos leva a compreender que a pessoa pode se colocar diante do outro pensando em condená-lo, ou seja, ele o compreende no interior do mistério da salvação, e aí ele mesmo deseja destruir o interior da vida, condenar aquela pessoa. Mas eu pergunto a vocês, podemos estar diante de um irmão, da irmã e condenar essa pessoa no nível da salvação eterna? Podemos ou não? Não! Por que não podemos? Quem é que pode penetrar lá no íntimo da pessoa? Quem é que pode ver as suas intenções, as suas limitações, seus condicionamentos? É só Deus, é só Jesus. Por isso quando Jesus anunciava sua mensagem lia o coração daqueles que lá estavam, mas nós nunca poderemos chegar a essa profundidade.

Dom Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro (SP)
Foto: Lucilene Silva

O que Jesus nos deseja transmitir, hoje, é que todos nós cresçamos no amor; no amor para com Deus e no amor para com nossos irmãos. Que nós cresçamos no respeito uns aos outros.

Vejamos o valor da vida, desde a concepção, e o respeito profundo que temos por todas as pessoas, é isso que Jesus deseja despertar.

Quem se deixa invadir por este amor de Jesus, quem tem esse respeito profundo ao seu semelhante, tem respeito profundo à vida, este pode destruir a vida do irmão? Pode ou não? Não pode porque ama e lhe quer vida, e lhe respeita. Ele realmente quer que aquela pessoa seja cada vez mais ela, se realize e se torne pessoa e pessoa humana. Por isso nós dizemos no contacto com as pessoas, que quem é movido pelo amor, quem é movido por este respeito, portanto, não está ali querendo condenar quem quer que seja, mas ele movido pelo Senhor Jesus, vai estabelecer um relacionamento sereno, um relacionamento de paz. Essa é a grande mensagem do Evangelho.

Um ao lado do outro criamos laços profundos de carinho e fraternidade. Nós olhamos aquele que está caído para levantá-lo, aquele que passa fome para dar-lhe o alimento necessário e a veste ao que se encontra nu. São palavras de Jesus. Por isso deixemos-nos penetrar pela mensagem do Evangelho.

Eu tenho a certeza meu irmão, minha irmã, que o seu coração tocado por Jesus, o nosso coração tocado por Jesus se transforma cada vez mais. É a maravilha dessa mão bondosa e misericordiosa de Jesus.

E nesta noite nós desejamos que a Canção Nova seja sempre instrumento, dessa mensagem. E temos na fé, a certeza de que cada vez mais existirá nesse nosso Brasil a solidariedade. Nós temos na fé a segurança que reinarão nos corações de todos a paz, a harmonia e a compreensão generosa. Por isso dizemos: Canção Nova, seja sinal do Evangelho, proclame a Palavra do Senhor a todos os corações, levando-a a todos os lares, e assim teremos, – e aí estão os representantes deste nosso Brasil, – teremos, e eu tenho certeza, um Brasil mais justo e muito mais fraterno. Por isso nós pedimos ao Senhor Jesus que derrame sobre nós e sobre a Canção Nova as suas bênçãos.

↑ topo