Jesus é a minha riqueza

OUÇA na íntegra esta pregação
 

Evangelho: Marcos 10,17-30

Esta Santa Missa está sendo celebrada porque o Senhor está voltando, por isso que hoje é o domingo, o Dia do Senhor. Jesus ressuscitou. Ele subiu aos céus e prometeu voltar para nos buscar e vivermos com Ele felizes na eternidade.

Por esta razão, começo dizendo para nós: o sangue que Jesus derramou na cruz por cada um de nós nos libertou. Eu nasci para a liberdade, nada pode me amarrar mais, porque eu sou livre! Padre José AugustoNós somos livres! Deus nos fez livres!

O Evangelho de hoje está falando justamente de libertação.

Deuteronômio 7,6: "Porque és um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, o qual te escolheu para seres o seu povo, sua propriedade exclusiva, entre todas as outras nações da terra".

Somos propriedade exclusiva de Deus. Diga comigo: "Eu sou propriedade exclusiva de Deus, e por isso eu sou livre!"

No livro de Sabedoria, no capítulo 9, é narrado o momento em que Salomão, diante de Deus, pede-Lhe a Sabedoria para governar o seu povo, mas no capítulo 7, que está na liturgia desse domingo, diz assim:

"Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos".

Ele deixou de lado os cetros, os tronos para ter o dom da Sabedoria; Ele deixou de lado a riqueza para obtê-la.

Coloque o nome de Jesus onde se fala da Sabedoria, e faça a leitura novamente.

Jesus em primeiro lugar na minha vida; a riqueza em segundo lugar, mesmo que eu não tenha nada, ou que eu tenha tudo, o Senhor sempre em primeiro lugar.

Agora, começa-se esclarecer o Evangelho daquele jovem que queria saber o que fazer para ganhar a vida eterna: Jesus em primeiro lugar, que é a vida eterna é a resposta. Aquele jovem foi numa empolgação perguntar a Jesus o que deveria fazer, mas quando o Senhor lhe pede para deixar toda a riqueza e segui-Lo, o jovem se entristeceu porque era muito rico, e não queria abandonar a riqueza para ser inteiramente de Deus.

A maior libertação que deve acontecer na nossa vida é a libertação do dinheiro. E vou dizer para você assumindo que o meu maior pecado é querer ganhar dinheiro. Já vendi picolé nas ruas de Vitória para construir a casa da minha família, e dava todo o dinheiro a ela para isso.

Eu queria ser rico, e quem não quer? Sem dinheiro não dá para se comprar nada…

Jesus não está condenando o jovem pela riqueza que ele tinha, mas quis prová-lo para ver se Ele estava em primeiro lugar na vida dele; mas o jovem mostrou que não.

O dinheiro nos deixa ‘amarrados’ quando  não é bem empregado.

Jesus não está mandando os ricos para o inferno, Ele só diz o seguinte: o dinheiro não pode estar em primeiro lugar na nossa vida, o primeiro lugar na nossa vida é Deus! O dinheiro deve vir depois.

Somos livres

No evangelho de São Mateus 6,24, Jesus fala:  "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza".

No original da Bíblia diz: ou se serve a Deus ou se serve a Mamon. Havia um deus chamado Mamon, que era o deus do dinheiro.

Hoje, eu estou pedindo ao Senhor, nessa Missa, que lhe dê a graça de se desapegar do dinheiro.

Na carta de I Timóteo 6, 10, São Paulo diz: ‘Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições’.

Ele não diz que a raiz de  todos os males é o dinheiro, mas ele fala do amor ao dinheiro. Quantas brigas em família, separação de casais… por causa do dinheiro. Ele nos escraviza; e o amor a Deus nos torna livres.

Mas como o dinheiro deve ser usado segundo a Sagrada Escritura?

Em Tobias 4, 8-12  explica: "Sê misericordioso segundo as tuas posses.  Se tiveres muito, dá abundantemente; se tiveres pouco, dá desse pouco de bom coração. Assim acumularás uma boa recompensa para o dia da necessidade: porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas.  A esmola será para todos os que a praticam um motivo de grande confiança diante do Deus Altíssimo".

Às vezes ficamos atrás de libertação, mas olha o que diz: a esmola liberta! Quanto mais a pessoa dá, tanto mais ela mostra que tem uma confiança grandiosa no Altíssimo.

Se eu tiver Deus na minha vida, vou resolver os problemas na minha casa, na minha vida.. Mas, infelizmente, sempre dizemos o contrário: "Ah, se eu tivesse dinheiro…" Estamos sendo criados num mundo consumista, e isso vai gerando tensão e preocupação exagerada dentro de nós. Dessa forma, Deus acaba não ocupando o lugar d’Ele em nós, em nossa vida.

Talvez a sua preocupação, hoje, seja ganhar na MegaSena, que está acumulada, e por isso não se preocupa mais com a família, e começa a jogar tudo para tentar ficar rico.

Já ouviu falar em São Camilo de Lélis? Antes de sua conversão, este santo era viciado no jogo do baralho, até que um dia ele chegou em casa nu, porque apostou a própria roupa. Santo Afonso também perdeu tudo.

Imagine o esposo chegar a ponto de tirar coisas de dentro de casa para poder investir no dinheiro?

Jesus é o maior investimento que o ser humano deve fazer na face da terra! Buscai primeiro a Deus e tudo vos será dado por acréscimo. Não vos aflijais, Jesus fala.

Por que você anda tão aflito? Ponha Deus em primeiro lugar!

Tome o Salmo 61, 11: "Não confieis na violência, nem espereis vãmente no roubo; crescendo vossas riquezas, não prendais nelas os vossos corações." O salmista não está dizendo que é um problema ser rico, só adverte: não prenda na riqueza os vossos corações.

Não prenda o seu coração na riqueza! O apego ao dinheiro causa males.

Você pode ter desejo em ter dinheiro, só não pode ser apegado. Se o seu coração está voltado ao dinheiro, sua vida estará fundamentada nele. Mas se seu coração estiver voltado para Jesus, sua vida estará fundamentada n'Ele, em Jesus, porque Ele é o centro da nossa vida!

Esse jovem do Evangelho fez uma opção de não largar a sua riqueza, porque ele estava ‘preso’ ao dinheiro.

Você não pode ser um "Tio Patinhas" na sua casa. Saiba usar e empregar bem o seu dinheiro. Precisamos ficar na vigilância.

Jesus disse: "Dai a César o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus". César não quer dinheiro? Então dê o dinheiro a César! Mas, então, dê a Deus o que é de Deus, também!

Existe coisa melhor no mundo do que dar e receber amor? Amor não se dá e nem se compra.

O mundo precisa de amor alicerçado em Jesus Cristo!

A Nação será diferente! O Brasil será diferente se tiver esse amor.

A nossa única preciosidade se chama Jesus Cristo, que se desfez de tudo para nos dar o amor. Viveu no mundo sem apego nenhum para mostrar que a verdadeira riqueza não está aqui.

Jesus estará sempre no primeiro lugar!

 

Transcrição: Tatiane Bastos

 

 


Padre José Augusto


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo