Jesus Eucarístico, nosso maior e único tesouro

Teve início na noite desta quinta-feira, dia 18, o 15º Congresso Eucarístico, em Florianópolis. Presidiu a Missa de abertura, Dom Eusébio Oscar Scheid, Cardeal do Rio de Janeiro, enviado especial do Papa.

A Celebração foi no Estádio Orlando Scarpelli e teve a participação de centenas de bispos e padres, com uma multidão de mais de 18.000 fiéis vindos todo o Brasil.


Ouça na íntegra a homilia de Dom Eusébio Oscar Scheid, nesta Missa

Leia transcrição da homilia de Dom Eusébio Oscar Scheid:

\”Com muita emoção, eu recebi esta honrosa e ao mesmo tempo empenhativa missão de representar o Santo Padre, levar sua voz e transmitir sua missão. Na medida que isto seja possível, quero transmitir-lhe tudo isso.

O Santo Padre quer que se manifeste a este povo e a todos o seu carinho.
Ele quer que se acentue em primeiro lugar a adoração, que é o Cristo presente que se expõe, como as comidas deliciosas, para que sintamos fome e tenhamos o desejo de recebê-Lo.

\’Quem não se alimentar deste pão não terá a vida eterna\’. A adoração silenciosa de tantos santos que nos precederam e que são exemplo para nós a todo momento, são também incentivo inigualável para nós.

O Papa ainda acrescenta: \’Aí está o nosso tesouro\’. Nosso maior e único tesouro, pelo qual vale a pena vender tudo. Que nenhuma vicissitude poderia arrancar.

Querido Jesus, aparentemente tão reduzido, é o nosso tesouro. Uma criança ajoelhada, com tanta espontaneidade adora Jesus, mesmo sabendo que não O vê, mas certamente O sente.

Querido tesouro, Jesus eucarístico, que maravilha que Tu estás conosco!

Também é uma característica do nosso Papa se preocupar com a humanidade de hoje que sente fome e sede de infinito.

Quantos sentem um vazio que nem sabem explicar, sem sentido na vida. Para todos esses, o Cristo Eucarístico é a mais forte e a mais concreta resposta – \’Aqui estou no meio de vós, a solução de todas as suas angústias\’.


function open_gl(param){window.open(\’http://200.168.231.201/portal/canais/galerias/index.php?id=\’+param,\’\’,\’width=537, height=478, toolbar=no, status=no, menubar=no, scrollbars=no, resizable=no\’);}[+ fotos desta Missa]

O Papa ainda nos diz no final desta minha carta: \’Faça com que este povo se achegue mais à caridade\’. Quem chega perto à Eucaristia e se alimenta do Cristo que é caridade feita Sacramento não pode deixar de tirar a conclusão de que precisa se parecer com Ele.

Quem se alimenta do mesmo pão, da mesma bebida não pode deixar de ser irmão. Esta também não é uma caridade qualquer, mas uma caridade que brota da Eucaristia, de quem é capaz de até dar a vida se preciso for\”.

Transcrição: Tatiana Gomes
Fotos: Maurício Rebouças


.: Leia Carta do Papa Bento XVI ao Cardeal do Rio de Janeiro, por ocasião do 15º CEN


Dom Eusébio Oscar Scheid


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo