Jesus, o bom samaritano

Ouça refrão do Salmo 80

Esse refrão do salmo que acabamos de cantar é uma ordem de Deus. É o que Ele está nos dizendo, porque a Palavra d'Ele é muito linda. Deus tem autoridade para nos dar esta ordem, pois nós somos o seu povo.

Ouça trecho dessa pregação

Existem casos em que as pessoas estão muito longe do Senhor, e nós pensamos que são esses que precisam voltar. Mas existem pessoas que estão longe de Deus, separados apenas por uma membrana. Quantos de nós estamos afastados do Senhor, por uma fina membrana? E somos nós que precisamos romper essa distância.

O homem do evangelho havia deixado Jerusalém para trás e seguia para Jericó. Jerusalém era a cidade de Deus e Jericó a do comércio. O homem dava as costas para Deus, e seguia em direção aos prazeres. Como o filho pródigo, ele foi buscar as delícias do mundo. Como diz o Evangelho, aquele homem foi assaltado e espancado.

"Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei” (Lc 10, 30-35).

Jesus é esse que nos socorre em nossas tribulações. Ele desce mais baixo que a nossa miséria, para nos levantar. Ele derrama o azeite primeiro, que é o próprio Espírito Santo, que vem curar as nossas feridas. Ele nos coloca em seus ombros e nos leva para hospedaria, que é a Sua Igreja. Para os cuidados, Ele deixa dois denários: a Palavra de Deus e a Eucaristia. E ainda promete que o que for gasto a mais, quando Ele voltar em sua  vinda gloriosa, pagará o que é justo para aquele que cuidar dos seus.

Quando somos salvos por Jesus, devemos ir como o samaritano ao encontro de tantos que, como nós, algum dia foram violentados pelo mundo. Você precisa ser um samaritano e se gastar na salvação de muitos.
Gaste-se, pois se você gastar mais do que pode, quando Jesus voltar, Ele pagará a sua recompensa.

Ouça oração de cura com Diácono Philipe Madre

Transcrição: Rena Félix
Fotos: Célia Grego
Áudio: Willieny Isaias

 


 

Adquira esta pregação pelo telefone
(12) 3186 2600

↑ topo