Jesus, o esposo de minha alma

O que significa a palavra "místico"? É aquilo que une ao céu. Mas os católicos estão confundindo as coisas, e estão indo buscar "misticismos" de fontes orientalistas, que não tem nada a ver. Há pouco tempo saiu o livro "O Segredo", o qual muitos estão lendo, mas que é totalmente contrário à mística da Igreja.

Há pouco tempo, em um programa de TV, um homem tentou humilhar os estigmas do padre Pio, mas quanto mais eles fazem isso, mais Deus mostra Sua Glória nos seus servos. Hoje, Padre Pio é o homem mais amado da Itália, mais que São Francisco nos dias atuais, e não é qualquer reportagem que vai tirar o mérito daquilo que ele fez.

Padre Roberto Lettieri
Foto: Robson Siqueira

Vocês têm cantado esse lindo canto chamado “filho do Céu”, do padre Fábio. E hoje posso dizer que o que falta na Igreja são homens que falem do céu, que expliquem às ovelhas o que é o céu. Isso é místico! E não é nenhum tipo de alienação você querer saber o que é do céu. O Padre Pio disse a uma de suas filhas espirituais que são necessárias pessoas que ensinem aquilo que é do céu. Porque não escutam o que é do céu, as pessoas vão buscando fontes de fora para tentar saciar a sua alma, mas tudo em vão. Faltam homens que lhes falem do céu. E aqui está a beleza dos santos, eles fizeram isso. Temos exemplos de hoje também. Não dá para deixar de falar do Monsenhor Jonas que falou de Deus a vida toda e não vai parar. São homens que falam daquilo que Deus quer fazer na sua alma, e que apontam a direção a seguir.

O padre Pio recebeu aquilo que a Igreja chama de transverberação. Ele recebeu na sua alma a marca dos estigmas. E quando eu falo de alma, não fique pensando em algo difícil de entender, estou falando do seu interior. É como diz o salmista: ‘Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!’.

Precisamos deixar nossa alma se marcar por Deus, como fez padre Pio. Nesse sentido, como é bom escutar pregações como essas que estamos tendo aqui, elas saciam a nossa alma. Quando eu tenho tempo não deixo de ver as pregações que são feitas na Canção Nova, pois quanto alimento para a minha alma eu posso obter aqui. Deixe sua alma ser marcada por Deus.

Quando o padre Pio recebeu as marcas, ele sabia de tudo aquilo que ele iria sofrer, e aqui está a virtude, que eu divido em dois pontos, em dois mistérios:
Em primeiro lugar o servir a Deus mesmo na dor. A alma de São Pio foi marcada pelo amor, pelo mistério da dor e do se consumir por Jesus. E antes de seu corpo começar a sangrar por Jesus, sua alma já sangrava. E isso nenhuma ciência pode explicar. Antes de os estigmas aparecerem na sua carne, a alma de São Pio já padecia os sofrimentos de Jesus. Você pode saber que sua alma já está marcada pelo amor profundo a Jesus quando você não tem mais medo de tudo aquilo que o Evangelho pode te proporcionar e quando há um amor indizível pelo Santíssimo Sacramento. Quando há uma fome insistente em comungá-lo, tê-lo dentro de si, principalmente no tempo da tribulação. Porque no tempo de consolação, é até fácil buscar Jesus. Já em um tempo duro e árduo da sua vida, há muito mérito em continuar buscando e amando o Senhor, sendo fiel mesmo no tempo do sofrimento. No tempo da tribulação dê a tua vida e tua alma a Nosso Senhor Jesus Cristo. O mérito será maior, e é muito maior o que Deus pode fazer na sua alma nesse tempo. Deus também realiza a sua obra no tempo de consolação, mas durante as dificuldades a marca da glória é maior, o conhecimento de Jesus é maior.

'A alma de São Pio foi marcada pelo amor e pelo mistério da dor'
Foto: Robson Siqueira

Em segundo lugar, o outro mistério é quando você não evita o sofrimento por causa de Jesus. Você sabe que vai sofrer no caminho que está, pois o Espírito lhe disse, e até mesmo tua inteligência já percebeu, mas você não se desvia, permanece fiel a Jesus. Quando você, mesmo sabendo que vai sofrer por Jesus, vai decididamente na direção que Deus lhe mostra, com coragem, então a tua alma vai ser marcada, você vai ser consolado e seus sentimentos vão se tornar os sentimentos de Jesus.

Quando o padre Pio recebeu a transverberação, ele sentiu fogo na alma dele. Mas não foi somente o padre Pio que pôde sentir isso. Quantas vezes você comungou Jesus e também sentiu que Deus queria algo da sua alma, do seu coração, e depois se distraiu? Quantas vezes você também não percebeu que Deus queria lhe dizer alguma coisa?

“Não te percas inutilmente com pensamentos. Não se desgarre o teu coração pelas artimanhas do demônio”, diz são Pio. Esse homem de Deus nos diz para não nos perdermos em nossos pensamentos, para não nos desgarrarmos de Deus nunca. Essas são palavras muito fortes da boca de São Pio. Quanta preocupação atinge a nossa alma no momento da ação de Graças na missa! Quanta distração acontece conosco depois que recebemos o corpo e o sangue de Jesus!

Uma fonte de distração hoje nas missas é o bendito celular. Praticamente em todas as missas toca um celular. É a distração! Você não pode se esquecer que é nesse momento em que você recebe Jesus que Ele te fala mais fortemente. Quantas vezes você não foi tocado pelo canto da comunhão que entra na tua alma assim como Jesus o está fazendo? Mas quantas vezes também você já não se distraiu e perdeu as graças que Nosso Senhor quis lhe dar?

Na última missa da sua vida padre Pio subiu muito sofrido ao altar. Hoje temos até fotos e imagens dessa missa. E o altar estava cercado de rosas vermelhas, pois foram 50 anos que ele já tinha os estigmas de Cristo. Sem contar os estigmas da sua alma que já existiam. Os estigmas da carne eram humilhação para ele, pois ele foi zombado, caluniado e tantas outras coisas que fizeram. Mas os estigmas da alma eram a sua delícia, ele mesmo o disse.

Hoje essa realidade de racionalismo que toma conta da nossa fé em muitas coisas, traz um medo de que a sua alma também seja marcada assim por Jesus. Jovem, você ousaria duvidar que Jesus hoje quer marcar profundamente a sua alma? Que Ele quer dar muito mais a vocês do que possam imaginar? Você ousaria duvidar, jovem, que Ele quer marcar a tua alma com dardos de amor, um amor que leve o teu coração a tomar decisões fortes? Não duvides! Esse amor fará com que você olhe firmemente para aquilo que o Senhor quer, sem se desviar. E tudo isso vêm da Missa, e depois é que se espalha em todos os outros ministérios.

Fiéis acompanham atentamente a pregação do padre Roberto
Foto: Robson Siqueira

O Senhor quer te dar um místico coração para o seguimento de seu Filho. E não tenha medo disso! Esse amor de Deus vai marcar tão fortemente a vocês que vai lhes dar força, sabedoria, fortaleza.

Ouçam o que São Pio continua dizendo nessa sua carta: “Os que são entendidos do céu não querem outro caminho, não transitam em outro caminho, senão o da santidade”. Nem fique você pensando em suas fraquezas, limitações. Deus quer lhe dar essa fortaleza. Deus quer que você trilhe esse caminho de Santidade. No caso de São Pio, a santidade não se manifestava nos estigmas da carne, mas sim nas marcas da sua alma. Por isso, se você ficou questionado ao ler a reportagem que fizeram outro dia, não se deixe levar. Os estigmas da carne não eram a glória de São Pio, pois sua glória estava na santidade de Deus que habitava sua alma.

Em abril deste anos o seu corpo vai ser retirado do túmulo. E se preparem para aquilo que Deus vai mostrar em seu servo. Deus vai dar a graça de todos verem o corpo de São Pio. Jovem, não pense que sua vida com Deus se resume em pecar e ser perdoado. Não, Ele quer que você seja mudado em sua alma! Quer você mudado pelo amor profundo que Ele quer te dar. Tuas fraquezas não são barreiras para aquilo que o Senhor quer fazer em você, nem mesmo os seus medos o são.

Se você acreditar que quando você é perdoado pelo Senhor trata-se apenas do começo daquilo que vai se realizar na sua alma, então você verá a sua vida mudada. Você não pode temer aquilo que Deus quer dar a você! Mesmo se o seu coração ainda está muito duro, é aí mesmo que Deus quer realizar a sua obra. E não seja orgulhoso a ponto de não deixar o Senhor realizar o que Ele quiser em você. Se hoje você tem dificuldades em ser de Deus, aprenda que o sofrimento é uma escola, e não seja orgulhoso a ponto de querer ser perfeito já hoje.

Viva cada momento com fidelidade, saiba trilhar o seu caminho e ficar com o seu Senhor mesmo na dificuldade. Se você precisar de perdão, então corra atrás da confissão, mas deixe o amor do Pai ir curando o seu coração e transformando você, te santificando. É bonito ver uma juventude sedenta de Deus, que busca a Deus.

Comungue na Missa com a tua alma e você vai perceber aquilo que é do céu. Permanece fiel e não deixe o inimigo te enganar dizendo que você não é digno de Deus por causa dos teus pecados. Você não conseguirá ser outra coisa a não ser aquilo que Deus quer que você seja hoje. Não tenha medo de deixar Deus ferir o seu coração, pois Ele quer te levar à plena realização e à felicidade, mesmo quando o caminho for o da dor e do sofrimento.

Transcrição: Francis Résio


ADQUIRA ESTA PREGAÇAO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

↑ topo