Jesus o olha e o chama

No mês de agosto, a Igreja celebra as vocações de modo especial, e a Canção Nova está encerrando este mês com um Acampamento PHN, que se inicia amanhã. Qual é a ligação entre vocação e PHN? Vocação significa chamado e PHN é também um chamado.

A primeira atitude de um \”jovem PHN\” deve ser de renunciar a vida velha que levava. Deus chama os jovens, que passam por uma experiência com Ele, a tomarem uma decisão de mudança de vida.

Ouça: \”O PHN é um chamado…\”

\”Depois disso, Ele saiu e viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: Segue-me. Deixando ele tudo, levantou-se e O seguiu\”. (cf. Lc 5, 27-28)

Levi era o chefe dos publicanos, aquele que cobrava os impostos do povo judeu. Jesus saiu e o viu e ver na Palavra de Deus significa conhecer. Eu sou um jovem que tinha tudo para dar errado na vida. Eu ia para os estádios escondido, levava aqueles morteiros (fogos). Com 13 anos de idade, fui líder de torcida, baloeiro e muito mais…

Dos 14 aos 18 anos, eu vivi uma vida de muita bebedeira, de uma choperia a outra, tudo isso muito cedo. Nesse tempo, também iniciei uma vida nas drogas, mas sei que Jesus, assim como na vida Levi, me olhava.

Depois do pagode da sexta-feira, eu ia fumar com os colegas e passávamos a noite inteira fumando, nos drogando. Eu creio que Deus já estava me olhando naquelas situações e já planejava minha conversão.

Ouça: \”Jesus veio ao meu encontro…\”

No Carnaval de 1998, eu estava com alguns amigos, quando aconteceu uma briga no clube onde estávamos. Quando você está no meio de tais coisas, você vai no \”embalo\” e era assim comigo. Eu não sei se você já esteve bem perto da morte, mas eu já estive e foi nessa briga. Nessa hora, vêm como que num \”flash\” as pessoas a quem amamos, os nossos erros, e foi exatamente isso que aconteceu comigo. Naquela noite, eu falei ao Senhor: \”Meu Deus, eu preciso sair dessa vida\”!

Passada essa situação, alguns meses depois, eu tive meu encontro pessoal com Jesus. Um amigo me chamou para ir à Santa Missa no Santuário Bizantino. Quando pus meus pés ali, comecei a chorar compulsivamente. Eu chorava e meu rosto ficou lavado pelas lágrimas, isso antes da Celebração Eucarística. Quando padre Marcelo Rossi começou a rezar, Deus fez uma obra admirável em mim.

Bastou apenas um chamado de Deus para mim. Quando comecei a sonhar os sonhos de Deus, iniciou-se o meu processo de caminho até chegar à Canção Nova.

Eu fico imaginando Jesus olhando para os olhos de Levi e dizendo-lhe: \”Vem e segue-me\”. Hoje, Deus também faz a você, principalmente aos jovens, este mesmo convite. O PHN que começa amanhã e para algumas pessoas já começou hoje. O Senhor chama todos a deixarem tudo para segui-Lo, sem olhar para trás.

Ouça: \”Hoje eu sou feliz onde estou…\”

Este chamado é para você que é casado, para você que é jovem de todas as idades. Deus tem um propósito para sua vida, eu não imaginava que um dia estaria aqui, nem sabia o que era a Canção Nova. Deus, na sua Divina Providência, veio ao meu encontro, mudou minha vida e eis-me, aqui, agora.

Hoje, eu vivo, dia após dia, minha vocação PHN. Eu quero escutar a voz do Senhor e a cada instante ser restaurado na minha vocação. É o Senhor quem me chama a segui-Lo como o fez com Levi.

Transcrição e áudios: Claudenilson José
Fotos: Anderson Nunes


Daniel Machado


Missionário da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo