Jesus procura corações abertos

    269x329 - Missa Padre CarlosPe. Carlos César / Foto: Daniel.Mafra/cancaonova.com

Precisamos anunciar Jesus a pessoas de corações abertos

Neste Evangelho, Mc 7,24-30, toda atitude de Jesus é de misericórdia, e a atitude da mulher é de humildade. Nos versículos anteriores, Jesus discute com a “elite” judaica. Assim, se os judeus não querem aceitar Jesus, Ele vai buscar por corações abertos, os pagãos. Nos Evangelhos, vemos que os conhecedores da lei O criticam, mas os que não conhecem a lei O acolhem.

Jesus procura por aqueles que precisam d’Ele. É próprio de Jesus não fazer acepção de pessoas, e nós devemos seguir o exemplo d’Ele. Falar de Deus para quem já O conhece é “chover no molhado”. Precisamos evangelizar os que não são evangelizados, precisamos estar preparados para falar d’Ele para esses que estão à margem.

Jesus sai do meio do judeus, porque foi rejeitado, a Sua palavra foi desprezada. São assim as pessoas autossuficientes, elas acham que não precisam de Jesus.

Por melhor que sejamos, melhor nós podemos ser. Nosso coração precisa ser insatisfeito, essa inquietação de ser melhor, de buscar mais, ter a humildade de saber que precisa melhorar sempre mais. Quem fica satisfeito com o que tem não dá passos. A Palavra nos ensina: “Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente” (Fl 3,16).

O verbo “sair” nos remete ao Papa Francisco, que nos pede uma Igreja “em saída”, que vai ao encontro do outro. Não “saia” de qualquer jeito como discípulo, mas sim bem preparado. Para isso, três coisas são fundamentais:

  1. Ser consciente de que você foi chamado por Jesus. O batismo imprime em você uma missão, é Jesus quem o chama;
  2.  Ser instruído. Estar com Jesus é ser formado nesse discipulado. É um tempo de preparação, estar perto de Jesus, na comunidade, na Igreja;
  3. Ser enviado. Somos formados para o envio, para irmos ao encontro das pessoas, uma saída misericordiosa e universal.

Leia mais:
.: Dom de línguas
.: Aspirai aos dons espirituais

imgpsh_fullsize (3)

Transcrição e adaptação: Renata Santiago

↑ topo