Jesus ressuscita na Eucaristia

Padre Roger Luís
Foto: Regiane Calixto
Para começar, quero refletir com vocês uma passagem bíblica que é um exemplo de fé. Deus prometeu a Abraão que daria um filho a ele porque sua mulher era estéril. Quando ele teve, o Senhor pediu para que ele o crucificasse e o oferecesse como sacrifício para o Pai. Você teria coragem de fazer isso com o seu filho único?

Abraão teve coragem e fez exatamente aquilo que o Senhor tinha mandado. Abra a sua Bíblia em Gênesis 22, 9-18:

“E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha e amarrou Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez dos céus.

E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz”.

Pela obediência de Abraão você é abençoado. Ele não duvidou de Jesus. Por que no dia de Corpus Christi eu peguei este texto? Porque é um dia que relembra a instituição da Eucaristia, quando Deus enviou o seu próprio Filho, Jesus Cristo, mesmo em meio ao pecado do mundo, para essa terra.

Jesus está com você todo o tempo, não existe solidão na sua vida por causa disso. Você não precisa temer nada. Talvez muitas pessoas na sua história não te amaram como você gostaria. Mas o amor de Deus supre isso.

"O santo sacrifício da Missa é o céu na Terra"
Foto: Regiane Calixto

Veja agora a Carta de São Paulo aos Filipenses 2, 6-13:

“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.

Da mesma maneira que Abraão obedeceu o Pai, Jesus Cristo também o fez para nos dar a prova do Seu amor sacrifical. A porta do céu foi aberta para que eu e você entremos nela. O amor de Deus foi totalmente dedicado e doado para você.

O santo sacrifício da Missa é o céu na Terra. O Senhor nos dá nestas celebrações, mais uma vez, o seu amor. Você fica na celebração conversando, reparando nos outros, julgando o padre? Ou você fica prestando atenção no Jesus Eucarístico?

"Muitas pessoas se aproximam de Jesus por interesse, hoje é dia de olhar a fundo no salvador da humanidade"
Foto: Regiane Calixto

Você não pode estar na missa apenas de corpo presente. Isso só vai acontecer quando você morrer. Mergulhe no mistério, experimente o sacrifício redentor do Espírito Santo. A Missa é infinitamente mais importante do que qualquer ato na Igreja.

Nós precisamos retomar o gosto pela Santa Missa, não ir por obrigação. Só assim vamos experimentar o mistério profundo da redenção, que se torna atual a cada celebração. São celebradas 400 mil Missas no mundo todos os dias, em média. Ai entendemos aquilo que João grita quando vê Jesus e diz: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Muitas pessoas se aproximam de Jesus por interesse, hoje é dia de olhar a fundo no salvador da humanidade. Reconheça que você é muito pequeno perto da grandiosidade do Pai e renda-se ao seu verdadeiro amor.

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo