Jovem, escolhe pois a vida!

Padre Lázaro
Foto: Wesley Almeida

Hoje a Igreja celebra o mistério da Santíssima Trindade. E este mistério quer nos lembrar que este amor de Deus que se manifesta no Pai, no Filho e no Espírito Santo é tão bonito, é tão grande que nós não poderemos alcançá-lo. Nossa racionalidade nunca poderá alcançar. Deus quis ser comunitário, mas nós temos tanta dificuldade em nos unirmos. Nós precisamos olhar para a Santíssima Trindade e acreditar que podemos ser o que Jesus sonhou: um só rebanho.

Nós podemos experimentar as maravilhas da Trindade. A começarmos pela juventude, nós queremos ser comunidade, queremos viver a unidade. O sonho de Deus é que haja jovens novos construindo a civilização do amor.

O Papa em sua visita ao Brasil, usou o exemplo do jovem rico, que poderia ter seguido os passos de Jesus e ser um ótimo missionário, mas infelizmente não teve força para abandonar-se. Hoje Deus nos pede “ousadia”.

Nós vemos as notícias de pessoas que tiram sua própria vida, pois estão desesperadas, mas olhando para o calvário, olhando para a cruz, temos a inspiração em dizer: “eu quero viver”. Só podemos compreender a vida, a morte, o ‘por que’ estamos aqui, nossa juventude e a nossa existência aos pés da cruz de Cristo.

Quero retomar o texto que deu toda a fundamentação para a Campanha da Fraternidade deste ano. Deuteronômio 30, 19 e seguintes, onde está escrito:

“Cito hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós de que vos propus a vida e a morte, a benção e a maldição. Escolhe pois a vida para que vivas tu e teus descendentes, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo a sua voz e apegando-te a Ele, pois Ele é a tua vida e prolonga os teus dias, afim de que habites na terra que o Senhor jurou dar aos teus pais Abraão, Isaac e Jacó.”

Hoje, como sempre, o Reino de Deus e o mundo caminham juntos, mas a proposta do Reino de Deus é uma proposta de vida. O que diferenciou Jesus foi justamente a proposta de um reino, reino de vida que Ele trazia. Jesus veio nos falar do Reino de Deus que não cai como um pacote sobre nós, mas sim começa em nós, acontece em nós e o primeiro lugar em que o Reino de Deus precisa ser instaurado é em nossos corações.

A transformação do mundo começa pela nossa, somente transformando o nosso coração nós iremos transformar o mundo. O retrato do mundo hoje é um mundo que está cada vez mais distante de Deus, é um mundo que pouco fala de Deus, que desvaloriza aquilo que é próprio do coração de Deus, como a vida. Quantos assassinatos acontecem por nada.

Quem de nós não se apavora ouvindo falar sobre os índices de aborto no Brasil? Na natureza os animais protegem seus filhotes, tem bichos organizados que até se põe em guarda para proteger a fêmea que está chocando, mas a pessoa humana consegue tirar a vida de outro ser.

'O sonho de Deus é que haja jovens novos construindo a civilização do amor'
Foto: Wesley Almeida

Deus fez todas as coisas e fez tudo pela palavra. Deus disse: ‘Faça-se o sol, faça-se a terra’, e as coisas foram sendo criadas. Mas em um determinado momento Deus usou as mãos. Pegou o barro e fez cada um de nós. Somos vasos de barro, com todas as limitações e fragilidades, mas nós não somos só isso não. É aí que mora nossa dignidade. Nossa dignidade vem do sopro da vida que Deus deu a nós. Nossa vida não é nossa, foi Deus quem nos deu. Nós nascemos da explosão do amor de Deus.

Não somos coisas quaisquer, nossa vida é tão preciosa que custou o preço da vida de Deus. Nós devemos agradecer pela salvação de Deus a nós. Olhando para a cruz de Cristo devemos ter o sentimento de agradecimento por um amor tão grande. Os braços abertos de Cristo na cruz lembram um abraço, pois é como se Ele olhasse querendo abraçar a cada um de nós e apesar de tão grande amor por nós, muitas vezes nós preferimos ficar com o mundo.

Todo encontro com Jesus é revolucionário e gera vida. Não teve nenhum encontro em que Jesus gerou morte, todos eles geraram vida. Por exemplo, aquela mulher que foi pega em adultério. A vida daquela mulher mudou a partir daquele encontro.

A Igreja de Jesus Cristo confia muito em vocês jovens porque Deus ama muito vocês. vocês são prediletos, porque Deus cuida de vocês. Queridos jovens se nossas mães estão sempre cuidando de nós, imagine Deus.

Dizem tantas coisas por aí dos jovens, o mundo pode dizer muitas coisas de vocês, mas vocês não são isso que eles dizem. Vocês são esperança. A nossa juventude é curtíssima, mas ela dita o resto da vida. Se cometer um erro na juventude você talvez levará a conseqüência para o resto de sua vida. Portanto, jovem: o que você está escolhendo? As bênçãos, a vida, ou as maldições?

Nós temos que passar o suave odor de Cristo. Nós temos que levar ao mundo o Reino de Deus e não trazê-lo para dentro da Igreja. Nós temos facilidade para isto. Nós conseguimos trazer sentimentos do mundo para dentro da Igreja, mas o desejo de Jesus é que saiamos no mundo levando o Reino, que preguemos a cultura da vida onde se tem pregado a cultura de morte, devemos ter alegria em sermos cristãos e não sermos cristãos desanimados que não acreditam na unção que temos e em quem nos ungiu.

'Queridos jovens se nossas mães estão sempre cuidando de nós, imaginem Deus!'
Foto: Wesley Almeida

Precisamos deixar o Espírito Santo agir em nós e abandonarmos aquilo que não é fruto do Espírito Santo, precisamos sair do nosso egoísmo e nos importar com os outros. No mundo afora há muitos precisando de nós. Quem pode matar a sede do mundo, somos nós! Quem matará a sede da juventude é você jovem. Jovens evangelizando jovens! Quem evangelizará as famílias somos nós.

Nosso egoísmo nos tira o céu, se nós compreendermos que nossa vida é uma doação, podemos ter a certeza de que o céu nos espera. Nós precisamos compreender que somos mendigos que temos tudo, mas não temos nada, temos todos, mas não temos ninguém.

Será muito bom chegarmos ao fim da vida e podermos dizer: “eu amei tudo que tinha que amar, eu vivi como devia viver. Jovem se você morresse hoje, será que isso seria seu diário? Devia ter amado mais, ter feito, ter visto? O passado passou e no Sangue de Cristo ele está sepultado. Escolha então a vida, não uma vida qualquer, mas a vida que vem de Deus. Em um mundo que ousa a morte, que brinca com a morte, em um mundo em que a vida é tão exposta, nós queremos dizer que nossa escolha é pela vida.

Espírito Santo repousa em nós para que sejamos arautos, mensageiros da vida em plenitude!

Transcrição: Flávio Costa

 


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

↑ topo