Jovens cheios do Espírito Santo

Celebrando, neste ano, os 40 anos da Renovação Carismática Católica (RCC), vemos a responsabilidade profunda que temos de mostrar ao mundo que o batismo no Espírito Santo não é uma brincadeira, não se atém a estruturas, mas é obediente à hierarquia da Igreja. Leva a juventude a ter saltos de amor para com Jesus Cristo.
Cada jovem vai assumindo seu chamado e dando seu testemunho arrasador do amor a Jesus Cristo. Nesses 40 anos de RCC, quantos e quanto são os frutos de santificação entre os jovens, das novas comunidades.

Ouça: "Nada prende um jovem cheio do Espírito Santo"

Quero falar ao teu coração, jovem, num sentido muito pessoal. Temos que dar ao Senhor, nesses 40 anos de RCC, um grande presente muito desafiador: a nossa consagração profunda a Nosso Senhor Jesus Cristo, a ponto de, se for preciso, abandonar tudo por causa d'Ele.

Um jovem cheio do Espírito Santo é livre. Um jovem cheio dos dons, dos carismas, dos frutos, que testemunha para outros jovens, que não tem medo de anunciar a verdade do Evangelho. Que pode dizer: "Eu tive a minha vida renovada pelo Espírito Santo de Deus e meu encontro com Ele não foi uma fantasia".
Eu não posso deixar da falar daquilo que eu experimento, pelo meu amor profundo ao Senhor Jesus Cristo.

Nestes 40 anos de RCC, o Espírito Santo espera uma multidão de jovens, de adolescentes que voltem com radicalidade a adorar a Deus no Santíssimo Sacramento, dando ânimo aos mais abatidos. Canta sua vida, sua história, a misericórdia de Deus sobre a sua vida.

A primeira Palavra que me vem ao coração é da vocação do profeta Jeremias (Jeremias 1, 5-19). O mundo não acredita mais em vocação, por isso estão zombando de Jesus em todas as áreas da sociedade, dizendo que Ele não é Deus e que aqueles que O seguem são "moles", abandonam-no na primeira provação. O mundo acaba acreditando que a desgraça do pecado é maior do que o amor de Deus.
Basta vocês verem os últimos escritos, filmes e novelas zombando na vida consagrada, dizendo que ela é descartável, que o amor esponsal a Jesus Cristo pode ser banalizado.

Um jovem que profundamente ama a Jesus Cristo tem um desejo profundo de nunca abandoná-Lo. Não podemos viver sem o amor d'Ele.

Por isso o desafio que nós temos. E essa pregação é dirigida a nós da RCC que trazemos, como que fundamentada no coração a verdade do batismo no Espírito Santo. Estou falando da nossa identidade. A RCC sempre foi marcada assim: jovens corajosos e audaciosos com o poder, alegria e a liberdade de Deus.

Mas, de um bom tempo para cá, a juventude parece que está com medo de amar Jesus Cristo. "Quero só até onde há um sincero entendimento, onde sinto que posso amar sem o perigo de errar, guardando a vida". E o Senhor diz: "Você tem que amar até o último momento de sua vida".

E esse medo tem uma razão muito clara. O primeiro é o sofrimento. Não tenha medo de sofrer por causa de Jesus Cristo. Nada que este mundo pode te oferecer pode dar a você a liberdade que Jesus lhe dá quando você O obedece.

A RCC não foi dada para sermos "normais". Isso é sinal do batismo no Espírito Santo. O Espírito Santo me fala na alma sobre o medo. O batismo no Espírito Santo te leva a conseqüências inimagináveis.

O mundo tem zombado de Jesus – isso é uma dor para mim e deve ser uma dor para você. Não é uma questão de você pegar o microfone e querer debater publicamente isso, mas acima de tudo é o seu testemunho e o seu amor por Jesus. Não tenham medo, saiam da naturalidade.

Ouça: "Jovens não tenham medo, saiam da naturalidade"

Larguem a mão de serem apenas bonzinhos por causa de Jesus. É muito mais do que você dar. Tenha raiva e ódio do pecado, assuma o teu desejo ardente de amar Jesus.

Nesses dias de carnaval, quanta desgraça. Os jovens sendo marcados no corpo e na alma com a devassidão. Um jovem cheio do Espírito Santo pode mudar muita coisa. O mundo quer destruir a juventude e não quer acreditar que um jovem pode deixar tudo por Jesus Cristo.

Eu estive me confessando agora há pouco dias na Basílica do Vaticano e um padre me disse: "A nossa desgraça é não crer na misericórdia de Deus". E aí está um dos pontos fundamentais que o inimigo usa para te destruir, dizendo que você não pode dar aquele passo a mais com Jesus, romper as estruturas da sua vida.

"Eu trago em meu peito a marca do pecado". Jesus sabe disso. O que Ele não quer é que você volte ao passado e seja enganado pelo espírito maligno. O Senhor quer que você mostre ao mundo que Ele é capaz de fazer na sua vida o que você não é capaz. Jesus Cristo está vivo, ressuscitado e é teu alimento.

Eu falava da família que muitas vezes, infelizmente, se torna um empecilho para você ser livre. O profeta Jeremias foi chamado adolescente pelo Senhor. Jovem, porque tanto medo de falar do Senhor Jesus, onde você está? Por que tanto medo de ir além daquilo que você sente? Não tenha medo da limitação humana que você carrega. Sua vida pertence a Jesus Cristo.

O Senhor disse nos Atos dos Apóstolos: "derramarei o Espírito Santo". E o Espírito Santo veio. Quanto mais você adorar a Deus no Sacramento, mais você será cheio do Espírito Santo.

O Espírito Santo não quer de você uma mediocridade, o medo. Se você sente o chamado à vida consagrada, por exemplo, que vai mudar totalmente o mundo da sua vida, o Espírito Santo é quem faz. É Ele quem executa, embora tua entrega seja extremamente necessária.

Por que ainda ficar dividindo a sua vida entre aquilo que é santo e o que não é santo? Por que tanto medo de profetizar? Levanta a tua cabeça, anuncia o amor por Jesus Cristo. Olha nos olhos das pessoas e diga: "O Senhor Jesus está me dizendo isto, isto…"

Mas, é claro, nós aprendemos na RCC que um jovem cheio do Espírito profetiza e não se envergonha de Jesus.
É preciso profundamente amar e adorar o Senhor Jesus Cristo.

A RCC, em muitas situações nos ensinou, apesar de suas limitações, a adorar Jesus no Santíssimo com aquela sede de comungá-Lo no olhar.

Nesse tempo que estamos vivendo, não tenhas medo. Lembra-te do profeta Jeremias.
Jovem, é esta Palavra que o Espírito de Jesus Cristo está dando a vocês hoje. A tua decisão por Jesus Cristo não tem preço. "O Espírito Santo me fala e eu obedeço".

O Senhor sabe da tua história. O mundo não pode ficar colocando mentiras no teu coração. O inimigo tem destruído vidas lindas. Naquele tempo, em que você titubeou no teu seguimento por Jesus, as coisas aconteceram e machucaram você, mas o mundo precisa saber que Jesus Cristo está vivo e Ele é Deus. Diga isso ao mundo, na sua comunidade, no seu trabalho, na sua vida na faculdade, no seu modo de falar, de vestir, vivendo os mistérios da Igreja, a partir da Missa.  "Eu sou da Renovação Carismática Católica e elevo a Deus o meu louvor, na minha fidelidade à Igreja". Um jovem livre como o profeta Jeremias, Estevão, Paulo.

Mas, se o seu pai, sua mãe, seus parentes não compreenderem, não pare na compreensibilidade deles. Aí vem o contraste, a santidade, a luta pela verdade. Por mais que eles nos amem digamos: "Eu sou um jovem mergulhado no Espírito Santo".

Quero proclamar para vocês a 2º Carta a Timóteo 2,22: "Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração".
Não gaste tempo com o que vai perecer. É isso que caracteriza um jovem cheio do Espírito Santo. Um jovem cheio do Espírito vai buscar o Senhor Jesus Cristo.

Ouça: "A esperança da Igreja é ver os jovens fazendo por Jesus coisas extraordinárias"

Nesses 40 anos de RCC, jovem, precisamos de sua decisão extraordinária por Nosso Senhor Jesus Cristo. Seja livre.

Padre Pio, por exemplo, escreveu assim ao seu diretor espiritual: "O demônio continua a mover terra contra mim e desventuradamente não se deixa dar por vencido. Nos primeiros dias que fui colocado à prova, confesso a minha fraqueza (…). Tenho amargor desses prazeres. As tentações que dizem respeito à minha vida secular (…) me fazem tremer da cabeça aos pés e meus olhos só servem para chorar. (…) Mas tenho Jesus comigo. O que poderei temer? Abençoe-me fortemente e não me deixe de recomendar ao Senhor Jesus".

O mundo que tem que tremer de medo de nós.

Viva a Igreja Católica! Peça o Espírito Santo para a sua vida. Senhor Jesus, batiza-nos no Espírito Santo.
Solta sua voz num cântico novo.

Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Lucilene Silva


Adquira essa pregação pelo telefone:
(12) 3186-2600

↑ topo