Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes

Dunga
Foto: Robson Siqueira/Cancaonova.com

Juntos, vamos refletir sobre I João 2,14-17. De maneira especial, esta passagem bíblica faz parte da minha conversão e da minha experiência com Deus, que aconteceu em um acampamento de Carnaval.

Neste encontro, estava presente o monsenhor Jonas e o diácono Nelsinho Corrêa. Eu tinha medo de perder tudo aquilo que eu vivia, mas aquela Palavra de Deus mudou a minha vida. De repente, o padre Jonas pronunciou essas palavras: "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (I João 2,14-17).

Olhando para 30 anos trás, quando pela primeira vez eu ouvi essa Palavra de Deus, ela foi tão marcante em meu coração! A Palavra diz que somos fortes, e acredito que esta Palavra esteja entrando em você, como entrou em mim naquele dia, para recuperar o brilho dos seus olhos, sua autoestima e afastá-lo de qualquer mal.

Os problemas são próprios de cada idade. Deus nos prova isso, porque nos dá problemas que somos capazes de suportar. O Senhor não nos dará um problema maior do que podemos aguentar. Ele continua dizendo para cada um de nós que a Palavra do Senhor permanece, mas o diabo quer nos dividir e afastar das coisas boas.

Deus é o cara que faz você reagir e ser feliz! João está dizendo para você: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno'' (I João 2,14). Na Canção Nova, o primeiro contato dos missionários com a Palavra de Deus é esta passagem de São João.

É, neste momento, que o Bom Pastor vai em busca daquela ovelha perdida e, ao encontrá-la, a carrega nos ombros. Da mesma forma, muitos de nós está vivendo esta situação, porque Deus não desiste de nós!

'Temos ao nosso redor pessoas que nos ajudam a se aproximar de Deus', disse Dunga
Foto: Robson Siqueira/Cancaonova.com

 :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook

 

Gostaria de estar próximo de vocês e olhando nos olhos de cada um. Fico imaginando de que lugar Deus o retirou, porque você é muito importante para Deus.

Você já se sentiu verdadeiramente importante na vida de alguém? Nós nos sentimos importantes quando estamos ocupando um lugar bom numa empresa ou na vida de alguém. Assim também somos importantes para Deus. E se Ele não o encontra vai à sua procura.

Muitos chegam, na Canção Nova, cabisbaixos, decepcionados, culpando-se pelas coisas que fez e com a autoestima lá embaixo. E nós estamos aqui para ajudá-los. Para o PHN não existe o dia de ontem. Só existe o hoje! Portanto, seja feliz e faça parte desta alegria, porque Deus faz, Deus junta!

Nós devemos pensar bem das pessoas e querer o bem a elas. Nós somos gente do bem e, ao mesmo tempo, de Deus. Ele junta cada um de nós e nos coloca no mesmo ambiente; portanto, estamos aqui, juntos, respondendo a este chamado do Senhor na nossa vida.

O Senhor continua dizendo e eu repito: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (I João 2,15-17).

A Igreja aprendeu a ouvir o coração da juventude. Começou a escutar o que os jovens desejam, porque as coisas do mundo passam e Deus é capaz de apresentar só coisas boas para nós.

Deus vai atrás de você que está distante, porque ele quer cada um de nós ao seu lado. Temos, ao nosso redor, pessoas que nos ajudam a nos aproximarmos d'Ele. Independente da idade que tenhamos, nós somos jovens!

Esse acampamento é uma nova inspiração da Canção Nova, porque devemos juntar estas pessoas que são do bem e que estão espalhadas pelo mundo. Aqui é o lugar para reunirmos todas estas pessoas e, juntos, formamos uma corrente do bem.

A Palavra de Deus é forte! Precisamos voltar a ter confiança no Pai.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

 

 

Assista a um trecho dessa pregação:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo