Lançai fogo sobre a terra

.: Ouça trecho desta homilia

\”Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai!\” (Salmo 103)

Poderíamos continuar essa oração em forma de canção e não nos cansaríamos de cantar, pois o Espírito Santo nos invade e nos leva a Deus, e só Ele pode renovar a face da terra.

Meus irmãos e minhas irmãs, o nosso coração mal cabe em nós de tanta alegria e tanta fé, pela experiência que estamos fazendo no dia de hoje, dia de Pentecostes. E em todo o canto do mundo celebra-se esta mesma liturgia. Somos um só coração e uma só alma. É esse orvalho que fecunda a nossa vida. O Ressuscitado nos traz o dom do alto, o Espírito Santo.

A Lei do povo de Deus é o Espírito de Deus.

O Evangelho proclamado fala do Paráclito que viria e os apóstolos, junto com Maria no Cenáculo, recebem o Espírito Santo. Naquele tempo, os discípulos estavam trancados com medo, sendo ameaçados, se sentindo verdadeiros órfãos, desorientados. Eles não sabiam o que fazer, mas, ali, dentro do Cenáculo, esperavam as promessas. E foi ali com as portas fechadas que Jesus entrou e se colocou no meio deles – isso quer dizer que Jesus se colocou no centro da vida deles. É assim que Jesus tem que estar em nossa vida: no centro.


function open_gl(param){window.open(\’http://200.168.231.201/portal/canais/galerias/index.php?id=\’+param,\’\’,\’width=537, height=478, toolbar=no, status=no, menubar=no, scrollbars=no, resizable=no\’);}[+ fotos desta missa]
Se o Senhor está no meio de nós a alegria é estabelecida. Jesus disse: \”A paz esteja com vocês\”. O Ressuscitado deseja a paz, que é o primeiro dom da Ressurreição. Aqueles corações que antes estavam temerosos, agora estão em paz, porque Jesus está no meio deles. Se estou com o Senhor, não há o que temer. Podem querer nos perseguir e fazer o que for. Se Ele está em nosso meio a paz é garantida. Ele é a certeza da vitória.

Jesus aparece com as chagas e mostra suas mãos, pois a morte não O venceu. A enfermidade não tem a última palavra, porque o Ressuscitado está no meio de nós. Os discípulos se alegraram por ver o Senhor e assim contemplar as suas maravilhas. \”Assim como o Pai me enviou Eu também vos envio\”. Ninguém pode dizer que Jesus Cristo é o Senhor se não for pelo próprio Senhor.

Diante de Pentecostes, é preciso decisão! Ou eu me decido sair, como os apóstolos enviados em missão, ou eu continuo preso no Cenáculo com as portas fechadas e fico no \’meu mundo\’.
É preciso decisão! A Igreja da qual participamos é uma Igreja onde se ama, apesar das diferenças. Assim como brotou nos apóstolos, assim brote em nós, a pergunta: \”O que devemos fazer?\”

Jesus disse: \”Arrependei-vos dos vosso pecados e assim cada um de vós receba o Espírito Santo para anunciar ao mundo o Evangelho\”. Esse mundo poderá ser \’incendiado\’ muito mais, a partir de hoje. O Senhor quer realizar milagres e prodígios a partir de nossa resposta. Pentecostes foi o ponto de partida. A partir de agora depende de nós. Dê a sua resposta ao Senhor.

Oração:
\”Senhor, que possamos sentir o vosso Espírito Santo para que a face da terra seja renovada. Eu me decido e me abro à ação do Espírito, por isso Te pedimos essa força. Vem, Espírito Santo, sobre nós, ensina-nos a nos abrir a essa graça e assim proclamar Teu nome para todas as nações\”.


.: Ouça oração com padre Hamilton após homilia

Transcrição: Manoela Almeida
Fotos: Maurício Rebouças


Adquira esta homilia em CD ou VHS,
na íntegra, pelo telefone: (12) 3186-2600

↑ topo