Libertos das muletas

Que o Senhor nos liberte das “muletas” da nossa vida!

Numa montanha muito distante havia uma vila que era liderada por um chefe. Aconteceu que: o filho desse líder estava com fraqueza nas pernas e o chefe conseguiu duas muletas para o seu filho. Mas, as pessoas que moravam na vila não sabiam o que eram muletas e o porquê do filho dele estar usando-as. Eles achavam que era porque o líder era um homem rico e olhavam para o filho dele com inveja.

Todos desejaram também ter duas muletas e, num belo dia, uma das pessoas que moravam na vila conseguiu para o filho duas muletas. Com as muletas eles achavam que eram pessoas civilizadas. E, finalmente, todos os habitantes da vila andavam de muletas.

Até que, um dia, um dos filhos mais jovens perguntou o motivo dele não poder caminhar com as próprias pernas. E todos achavam que ele estava louco, porque todos achavam que a forma normal de caminhar era sempre com duas muletas. Mas, esse jovem deseja ir contra a tradição daquela vila e, diante de todos, ele deixou as duas muletas caírem. Porém, não conseguia mais andar sem as muletas, pois suas pernas estavam fracas.

Achamos que viver num estado de escravidão é normal

Às vezes, olho para as pessoas e sinto que elas não são livres, “andam de muletas”. Nós tentamos imitar as pessoas sem usar as nossa própria mente, sem ver o que Jesus está dizendo que precisamos fazer. Dessa forma, então, nos tornamos todos escravos e perdemos a nossa liberdade.

Vocês estão aqui porque querem tornarem-se pessoas livres. Muitas vezes, nós estamos curvados como escravos. Não estamos agarrados às muletas, mas aos nossos pecados, medos, raivas, solidão, ansiedade, tristeza, sentimentos de culpa, depressão. Somos escravos.

O problema é que, muitas vezes, achamos que o normal é viver assim. Não consigo pensar que há alguém que pode me mudar. Vivemos num estado de escravidão. Estamos aqui, hoje, acompanhando essas meditações para que tenhamos a consciência de que precisamos deixar essas “muletas” de lado.

Jesus, hoje, pergunta a você: “Você deseja ser curado, ser liberto?”

Ele não vai tomar uma atitude se não dissermos “sim” para Ele. Precisamos observar algo muito importante em Ezequiel 37, 1-14: “Profetizei como havia recebido a ordem e um barulho se fez ouvir. Vi que se formavam sobre eles músculos, carne e uma pele os cobria. Todavia, ainda não tinham o Espírito”.

Temos três estágios: do osso ressequido, do corpo morto e da pessoa que está viva. Esses corpos que não eram mais ossos secos, ainda não tinham vida. Qual corpo é este? É a maioria dos cristãos, das pessoas que são batizadas. Elas rezam o terço, vão à Missa, à confissão, recebem a Comunhão, não são “ossos secos”. Necessitam do “Sopro da vida”, pois ainda não foram batizados no Espírito Santo.

Muitas pessoas realmente rezam, leem a Palavra, mas ela não se torna vida em suas vidas. O que está acontecendo? Falta o “Ruah” que Ele derrama. É o Sopro que transforma aquele corpo de carne em um corpo vivo. Já temos o Espírito Santo por meio do Batismo e do Crisma, mas muitas vezes não permitimos que Ele aja. Por isso que Jesus falou a Nicodemos: “Você precisa ser batizado no fogo”. Que fogo é esse? É exatamente o fogo que desceu sobre os apóstolos no dia de Pentecostes.

Eu preciso dessa força para não ser enganado pelo mal, para lutar contra o pecado, para continuar fazendo a vontade de Deus em tudo na minha vida, para sofrer qualquer perseguição pelo Nome de Jesus.

Mas quem é que vai me dar toda essa força que eu preciso?

Só se eu for batizado no Espírito Santo de Deus. Estarei, então, aberto para Deus realizar toda cura em mim. Muitas vezes, é muito difícil dizer “sim” para Deus. Não foi fácil para Maria.

“Senhor, eu sou estudante universitário, como posso eu viver o meu cristianismo num lugar onde todos vão me chamar de insano?”. Somente por meio do Espírito Santo.
“Senhor, sou uma pessoa de negócios, mas quero ser um empresário honesto”. Só pelo poder do Espírito Santo.
“Senhor, quero quebrar essa dependência das drogas, do sexo. Como eu irei conseguir?”. Só pelo poder do Espírito Santo.

Eu não posso fazer parte do Reino de Deus usando da minha própria força. O homem confia mais em outro homem do que em Deus. Essa é a mensagem que a Nova Era está passando. Ninguém pode salvar a si mesmo. Nosso único Salvador é Jesus Cristo. E por causa disso, precisamos entregar nossas vidas na mão de Jesus Cristo. E essa será nossa completa e total cura.

A quem estou buscando para ser curado?

Que meios estou buscando para ser curado? Todos nós sabemos que ao usarmos um remédio ou terapia errada podemos causar um dano enorme a nós mesmos. Mas vocês encontraram a Pessoa certa, encontraram Jesus, Aquele que pode dar a cura completa e plena.

Muitas vezes, estamos diante de Jesus e queremos dizer a Ele o que fazer. Mas não vai funcionar porque Ele te conhece por dentro e por fora. Então, a questão é confiar em Jesus, dizer a Ele: “Eu confio em Vós. Cura-me da maneira que o Senhor achar que deve me curar”.

Às vezes, não compreendemos a maneira que Deus usa para nos curar. Deus ama cada um de nós da mesma maneira, porque somos filhos. Deus não tem preferência. A questão é que Deus tem um plano diferente para cada um de nós e que, muitas vezes, não compreendemos, nos parece estranho, mas é um plano de amor. Deus dá a cada um a cura especifica e original. Todos que estão aqui ou acompanhando pela mídia, Jesus está curando. Mas cada um de uma forma única e diferente. De uma forma muito especial.

Guarde uma coisa na mente: “A minha cura total acontece no momento que eu me entrego totalmente nas mãos de Deus”. Hoje, o Senhor me abraça, cuida de mim, me acaricia, e me chama de “filho”.

“Quem sou eu para ser tão precioso para Ti, para ser carregado na palma de tuas mãos? Deixa-me experimentar o Teu amor. Faça-me livre. Que todas as “muletas” que eu tenha, caiam para que eu possa encontrar teu abraço e tenha a consciência de que sou um filho, uma filha livre.

Transcrição e adaptação: Maurício Rebouças

↑ topo