Maria a intercessora nas Bodas de Caná

D. Alberto Taveira
Foto: Robson Siqueira/Cancaonova.com

Temos uma história muito bela na igreja, do amor e devoção a Nossa Senhora. Encontramos na sagrada escritura a presença da Virgem Maria, lemos textos na palavra de Deus que nos remete a figura de Nossa Senhora. A partir do concílio de Éfeso pudemos chamar Santa Maria Mãe de Deus.

Porém, a igreja tem um sentido honesto de verdade, o que acontecesse no decorrer dos séculos , confirma a presença de Maria em toda a sua história. Não há medo por parte da igreja de submeter-se , inclusive aos critérios de razão, por isso não existe contradição ente a sua fé e o que a sua inteligência vai mostrando .

Vamos agora a Sagrada escritura no lugar onde ela se mostrou discípula, em Caná da Galiléia, no Evangelho de João 2,1-12,. Na vida pública de Jesus, Maria aparece de uma forma bem marcada, quando movida pela compaixão fez Jesus o Messias dar início aos seus milagres. Assim a Virgem Maria avançou, progrediu, no caminho da fé.

O bem aventurado João Paulo II descreve no encíclica Redemptoris Mater esta peregrinação da fé feita por Maria. Voltemos a Caná, o casamento é um momento festivo , onde acontece o primeiro sinal e a manifestação da glória de jesus, os discípulos creem nele. Na bíblia o matrimônio é o simbolo da união de Cristo com a sua igreja. O Vinho na bíblia é um símbolo, vinho é o dom do amor, Deus que promete ao povo abundância, festa , fartura, e esse vinho é simbolo de algo muito importante , o verdadeiro noivo é Jesus.

E no casamento prefigurado a Virgem é mãe do verdadeiro noivo, ela faz as coisas acontecerem, leva aqueles servidores a Jesus que aprendem a ser discípulos: “Fazei tudo o que ele vos disser”.No que se baseia a eficacia da nossa oração? A eficácia de quem bate a porta, é o fundamento na bondade de quem está da porta para dentro, quando Jesus diz: “batei e abrirá”, Ele está dizendo da qualidade de quem acolhe os pedidos, no amor do Pai.

A igreja sabe bem da certeza da oração atendida, mas pedida em nome de Jesus Cristo. Toda nossa oração dirige-se ao Pai, por Cristo no Espírito, é o mesmo senhor que proclamou: “Sem mim nada podeis fazer”. Nosso Senhor garante que o Pai é bom, que sua oração será atendida, o espírito intercede por nós pois não sabemos como pedir, Ele clama em nós.

"Nossa senhora inspirada por uma ardente compaixão intercede por nós."
Foto: Robson Siqueira

Queridos irmãos esta é a oração cristã, ela é baseada no mistério da encarnação do Verbo, Ele veio até nós e levou ao pai tudo aquilo que é nosso. Eu só posso pedir aquilo que é bom, não posso desejar mal ao outro, na nossa oração devemos ser coerentes, não podemos pedir nada que prejudique aos outros, pedindo mal não podemos ser atendido por isso busque, valorize a vontade de Deus.

Aí vem Maria com sua materna intercessão a igreja é como que sustentada pela oração de Nossa Senhora, quem transforma água em vinho é Jesus, a Virgem Maria que é puríssima transparência de Jesus mostra o caminho. Nas bodas de Caná o Evangelho mostra a eficácia da intercessão de Jesus nas necessidades humanas.

A função materna de Nossa Senhora se deve a bondade Divina. Não é por obrigação que Deus faz isso, é por generosidade. Nossa senhora inspirada por uma ardente compaixão intercede por nós. Existe uma oração que certamente vocês conhecem: ”Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.”

Toda oração mariana reconhece o lugar de Jesus, e o lugar da Virgem Maria, de colaboradora do Redentor. A intervenção de Nossa Senhora não traz nenhum prejuízo a pessoa de Cristo. Já diz o Bem Aventurado João Paulo II: “Discípulo que se preze leva Maria consigo”,. Maria, acompanha sua igreja na peregrinação da fé até a consumação dos tempos.



Transcrição e adaptação: Cris Henrique



Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600

 

↑ topo