Maria: de Caná ao Calvário

.: Ouça esta pregação na íntegra
Hoje, queremos com muita alegria celebrar e meditar um pouco sobre aquela que comemoramos, de maneira especial, neste mês de maio: Maria Santíssima.

Nossa Senhora quer caminhar conosco, pois Ela percorreu esse mesmo caminho que hoje percorremos. Maria é uma mulher muito atenta. As mulheres daquela época iam às festas e ajudavam, era um costume da época e com Maria não era diferente. Ela verificou, observando e ajudando na festa, que faltava o vinho.

Nossa Senhora é uma mulher que conhece a Palavra de Deus.

\”Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe:
Eles já não têm vinho\”.
(Jo. 1, 3)

São João usa duas vezes o termo \”Mãe de Jesus\” para falar de Maria, uma vez, nas \”Bodas de Caná\” e, outra, no \”Calvário\”. Isso nos mostra que Ela estava no começo e no final da vida pública de Seu Filho, pois Ela esteve com Jesus em todos os momentos. Maria não abandonou o Filho, mas O acompanhou todos os dias. Ela é exemplo de discípula, de mãe, de santidade.

Mãe é aquela que quando ninguém aposta em seu filho sempre fica ao lado dele. Diante das dificuldades, que você passa com seus filhos, viva o amor, pois ele vence tudo. Maria estará ao seu lado do início ao final.

Maria percebendo que estava prestes a acabar o vinho e que poderia se criar uma confusão por isso, recorre a Seu Filho, pois sabe que Ele tem o poder para realizar o milagre.

\”Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou\”.(Jo. 1, 3-4)

É interessante que esta palavra que está aqui em nossa bíblia: \”mulher\”, do ponto de vista exegético significa um título carinhoso, quer dizer \”senhora\”. Jesus nunca seria indelicado com Sua Mãe.


Quem recorre à proteção da Virgem Santíssima alcança a santidade. Se Nosso Senhor escuta a oração dos santos, como não ouvirá a oração de Sua Mãe? Não tinha chegado hora d\’Ele, mas fez o milagre, porque Ela pediu-Lhe. Ele pode não atender muitas de nossas orações, mas os pedidos de Maria Ele sempre os atende.

\”Disse, então, sua mãe aos serventes:
Fazei o que Ele vos disser\”.
(Jo. 1, 5)

O convite que Maria fez aos serventes é feito também para cada um de nós. Se obedecermos este pedido de Nossa Senhora alcançaremos a santidade. Escutando o que Ela diz e seguindo seus ensinamentos chegaremos à perfeição cristã.

O milagre aconteceu também, porque os serventes obedeceram aquele pedido da Mãe de Jesus. Quem não escuta a Mãe, também não escuta o Pai, mas tenho certeza de que o contrário é diferente: quem escuta a Mãe, consegue também escutar e obedecer ao Pai.

Maria já o assumiu como filho, será que você já a assumiu em sua vida? Se você ainda não a levou para sua casa, hoje é o dia de ouvir as palavras de Jesus: \”Filho, eis aí a tua mãe\”!

Transcrição: Claudenilson José
Fotos: Paulo Sérgio


Padre Hamilton Nascimento


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo