Maria é modelo para nova comunidade

Dom Roberto
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

Nós acabamos de ouvir a Palavra de Deus que nos mostra a quem estamos servindo. Como estamos servindo ao Senhor com lealdade, honestidade? Eu creio que muitos que aqui querem consagrar a sua vida a Ele. E esse papel requer honestidade, disponibilidade e muito amor.

Viver em Deus que dá nos disponibilidade para segui-lo. E Maria nos mostra o caminho que temos que percorrer: escuta, acolhimento, obediência e serviço. Maria foi muito atenta ao chamado de Deus pois sempre esteve nessa perspectiva, ela foi educada para estar a serviço. Maria soube dialogar, obedecer e servir. E no evangelho fala da qualidade do serviço, precisamos nos posicionar e Maria nos mostra que se queremos ter uma vida consagrada, precisamos ouvir a Deus, através de sua Palavra, da Igreja, e isso demanda tempo.

Como estamos administramos nosso tempo? Precisamos mergulhar na Palavra de Deus, precisamos sentir as batidas do coração de Deus através de suas palavras, precisamos acolher as visitas de Deus a cada dia.

Mas isso depende de como administramos a nossa vida, precisamos dialogar com Deus. Maria gera o verbo encarnado e nós temos que gerar essa palavra para que dê frutos. Não é fácil servir ao Senhor diante de tantos desafios no mundo. Maria é modelo de servir para nós.

"Maria é modelo de servir para nós."
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

 :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook

Hoje queremos entender essa maneira nova na Igreja que articula as pastorais, como um leigo pode ser chamado e consagrado. Maria pode ensinar muito bem as novas comunidades a servir a Igreja, podemos trabalhar em conjunto não só as novas comunidades, mas também a comunidades históricas. Temos que ver qual o rosto estamos dando a Igreja.

Somos chamados a ser João Batista na Igreja. Se você está agregado dentro de uma comunidade, de uma pastoral, você precisa preparar o caminho do Senhor para que outros façam a experiência.

Muitas vezes as comunidades históricas não tem a criatividade das novas comunidades tem para levar o evangelho. E isso nos mostra que podemos trabalhar juntos, para anunciar Jesus Cristo.

Contamos para que em 2013 todos sejamos profetas para anunciar o nome do Senhor, nos encontraremos no Rio de Janeiro para sermos João Batista, mas não podemos ficar em cima do muro, precisamos nos converter, ter mais coragem, simplicidade para levar a Palavra que muitos ainda não conhecem.

A Canção Nova tem sido um grande exemplo para juventude. Vamos pedir a Maria a graça de sermos servos de Deus e acolher os irmãos, viver a caridade e ir ao encontro do outro, nos alimentarmos da eucaristia. E a medida que sentirmos o chamado de Deus façamos como Maria que caminhou apressadamente ao seu encontro. Vamos estar abertos a sermos consagrados e obedientes a Igreja. Caminhar com muita alegria, Deus gosta de alegria, de ver consagrados felizes.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo