Maria e o serviço alegre ao Reino de Deus

Ivanildo Silva
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
Muitas vezes, quando Deus quer nos dizer algo, antes de ouvi-Lo, respondemos a Ele: “Eu já sei”. Quando o Anjo veio anunciar a vinda do Salvador a Maria, imagina se ela dissesse: “Eu já sei”! Mas não. Ela se espantou e, humildemente, perguntou-lhe: “Como se fará isso?”.

“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo'. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação” (Lucas 1, 26-29).

Nessa pergunta de Maria, eu vejo uma liberdade incrível, maravilhosa para responder ao chamado de Deus, pois o Senhor, quando nos chama, nos deixa livres para Lhe responder. Ele nos dá a paz, mas deixa nosso coração inquieto para que Lhe respondamos.

Toda liberdade precisa estar dentro da obediência. Antes de ser seu Senhor, Deus quer ser seu Pai, seu Amigo. Quando você permitir que isso aconteça, vai poder desfrutar da liberdade de estar com Ele.

Maria tinha o coração livre para perguntar, pois queria entender como aquilo aconteceria em sua vida. Então, respondeu-lhe o Anjo:

“Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lucas 1,30-33).

"Antes de ser seu Senhor, Deus quer ser seu Pai, seu Amigo."
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Para testemunhar suas palavras, o Anjo dá-lhe um fato:

“Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível” (Lucas 1,36-37).

Meu irmão, minha irmã, eu não sei das angústias do seu coração nem quais são seus projetos, mas sei que a Deus nenhuma coisa é impossível. Eu não conheço seus sonhos, mas Maria sabia o dela, e o que ela queria era servir ao Senhor. No entanto, ela não imaginava que esse serviço fosse tão especial: trazer, ao mundo, o Salvador.

Seja humilde diante de Deus e Ele vai lhe dar tudo aquilo em que você pensou. Nossa Senhora nunca se imaginou a Mãe do Filho de Deus, mas sempre esteve pronta para recebê-Lo. Ela sabia que tinha de obedecer: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38).

A sua família talvez esteja precisando de uma Maria. Pode ser que, hoje, os seus precisem que você seja Maria para eles. Como? Dizendo 'sim' ao projeto de Deus na sua vida. Que sua fala, sua voz possam inundar sua casa, a fim de que ela se estremeça com a presença do Senhor.

A Mãe do Salvador não deixou sua resposta para o dia seguinte. Ela foi servir Isabel, ansiosa para chegar lá. Sua alegria foi tão grande, que o Espírito Santo veio cheio de graça para encher de graça aquela casa.

Que sinais de serviço alegre você está dando à sua casa? Muitas vezes, fazemos do serviço a Deus um refúgio para nos isolarmos da família, para fugirmos dos serviços de casa.

"Não faça dos serviços a Deus uma fuga, porque ela lhe trará tristeza."
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

:: Veja + fotos no Flickr
:: Comente as fotos no Facebook

Meus irmãos, não façam dos serviços a Deus uma fuga, porque ela lhe trará tristeza. O Senhor não quer contar com alguém que se esconde das coisas, pois Ele precisa de pessoas que deem testemunho d'Ele para o mundo.

“Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas”
(Lucas 1,48-49). Maria tinha consciência dos planos de Deus para a vida dela.

O Senhor não escolhe os bons. Costumo dizer que Ele é quem chega no fim da feira para pegar aquilo que ninguém quer, aquilo pelo qual ninguém deu nada.

A partir do momento que olharmos para Nossa Senhora e enxergarmos nela o modelo alegre do serviço a Deus, seremos felizes. Mas enquanto isso não for feito, nosso serviço ao Pai não estará completo. E ela não parou no Magnificat. Quando se encontrou com Simeão, ele lhe disse: “Espadas de dor transpassarão seu coração”. Então, ela começou a entender, ainda mais, os planos de Deus para sua vida. Mas sabia que o Senhor havia lhe chamado e iria ajudá-la.

A partir do momento em que você se abrir para Deus, maravilhas acontecerão na sua vida. Quanto mais humilde você for, mais Ele o exaltará.

Tome posse da bênção que Deus tem para você, mas faça com alegria, porque, assim, tudo vai dar certo e Sua bênção virá sobre você.


Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


Assista a um trecho dessa pregação:

 

Ivanildo Silva


Missionário da Comunidade Obra de Maria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo