Maria, ensina-nos a sermos discípulos

Padre Antônio Maria

Maria é quem pode nos ensinar a sermos discípulos de Jesus, não há teólogos no mundo que saibam mais de Jesus como Maria sabe, então é ela quem pode nos ensinar muito sobre Jesus. O Papa bento XVI disse em sua visita ao Brasil, quando esteve em Aparecida que Maria é escola de fé.

Quando nós vamos à escola de Maria, vamos a escola da fé, pois ela nos ensina a acreditar. Acreditar é “ir na conversa de alguém”, quando vamos a um local precisamos pedir informações e se a pessoa que nos dá informação nos ensina bem, vamos chegar aonde queremos. Precisamos aprender da mãe a sermos discípulos e ela quer nos conduzir nesta caminhada, ela quer vir com a gente.

Há 33 anos que tenho de padre, pude experimentar que Maria caminha comigo. Alguns dizem que eu sempre levo Nossa Senhora comigo e eu digo: “não, é ela quem me leva”, é ela quem me toma pela mão e me carrega, ela me fortalece, só no olhar ela já me dá uma força incrível. O Papa ainda nos diz que ela é destinada a nos levar a conhecer o caminho que nos leva ao céu.

Maria é a pedagoga. Nós estamos nas dobras do manto de Nossa Senhora, assim como uma mãe nos pega no colo e nos envolve, Maria também faz isso conosco e quem está nas dobras do manto de Maria terá a vitória! Maria foi os primeiros passos de Jesus, se Ele andou na terra é porque primeiro andou no ventre dela, andou nos braços dela.

Quem Maria levava nos braços? Era Deus! E um reizinho qualquer obriga ela a fugir para o Egito, ela bem podia dizer ao menino Jesus, “se vira, você não é Deus!” Mas ela viveu sua missão, pois teve fé. A Canção Nova começou em um pequeno estúdio e foi preciso ter fé para continuar e a Canção Nova sempre esteve debaixo do olhar de Maria, por isso esta obra prossegue com sua missão.

A mãe do céu é uma educadora e por isso pedimos ensina-nos a seguir teu filho, a sermos discípulos. Ah, se nós na nossa vida falássemos como Maria disse: “faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Eu ouvi muitas vezes da boca de minha mãe que devia renunciar, renunciar minha vontade e ser discípulo de Jesus.

Como é bom obedecer, muito mais do que mandar. Anos atrás fui para Alemanha e passei lá 8 anos e depois destes anos fui ordenado diácono, depois voltei para o Brasil e pensei que ia converter todo mundo, depois foi falado a mim que ao ser ordenado padre eu iria em missão para Portugal, foi difícil obedecer, mas eu me decidi em ser obediente e passei por lá 4 anos.

Na escola de Maria aprendemos a ser obedientes, pois ela mesma é quem diz: “faça-se em mim a tua vontade”. Deus tem seus planos, Maria é um exemplo daquela que só seguiu os planos de Deus, ser discípulo de Jesus é ser a cara de Maria. Maria é a forma de Jesus para todos nós, o coração de Maria é uma forma, as donas de casa sabem que quando querem fazer um bolo no formato de coração, devem usar uma forma no formato de coração. Maria deve ser nossa forma!

Deus nos convoca a lançarmos as redes para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento, que precisam de evangelização para que se aproximem da luz de fé da qual Maria se aproximou. Deus pede a nós um testemunho de santidade, pois somos filhos da santa das santas e filhos do Deus do santos dos santos que é Jesus.

Não tenham medo de Cristo e nem de Maria, eles não tiram nada, eles nos dão tudo!

↑ topo