Maria, humana como nós

Sandro Arquejada

Quero partilhar uma bênção, uma graça que recebi este ano de escrever o livro “Maria humana como nós”. Ela está muito presente na minha vida. Sempre quis buscar traços humanos da Virgem Maria, pois ela é uma mulher fantástica.

“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (João 19,25-27). Nossa Senhora acolhe os apóstolos, mas, primeiro, a nós como filhos. Jesus nos dá um grande presente: primeiramente, porque Maria disse ‘sim’, aceitou-nos como filhos. Precisamos assumi-la como nossa mãe!

O discípulo João não tinha grandes coisas, mas tinha Maria como mãe. Ela quer, também, viver e participar em nossa casa. Você já a chamou para participar da sua família? Quanto mais conhecemos a Virgem, mais Ela nos apresenta Jesus.

Ela é uma mãe perfeita, o dom da maternidade está todo nela, e o discípulo João teve a graça de aproveitar isso. Ela foi mãe de João e quer ser nossa também.

A Virgem Santa manisfesta o amor que sai das profundezas de suas víceras; ela quer nos proteger. A mãe tem conosco um vínculo espiritual, porque ela pode sentir quando um filho está longe e precisa dela, e Maria é assim. Ela cuida de nós, quer sempre nos proteger e nos abraçar.

Nossa Senhora rezou em línguas, ela tem o dom da sabedoria e do discernimento. Em nosso dia a dia, precisamos pensar em tudo que vamos falar, para agir com sabedoria. Maria tem muita inteligenêia e a facilidade em decorar tudo, lembrar-se de tudo. Precisamos aprender com ela a acalmar nosso coração, a fim de que possamos nos organizar e fazer as coisas bem, seja em uma conversa em família, uma reunião, no trabalho… Em tudo que fizermos, devemos clamar o nome da Virgem para que ela possa passar à frente.

Todas as vezes que seu filho estiver doente, coloque suas mãos sobre ele e reze uma Ave-Maria, pedindo que Ela cuide da situação. Maria tem o dom da fé.

Qual e o impossível da sua vida? Onde você precisa que o dom de Deus se manifeste? Qual área que está precisando de fé na sua vida? Peça à Santa Mãe de Deus que cuide de você e invada seu coração com o dom da fé. Peça à mãe que o Filho atende. Maria possui esse dom, tudo é para seus filhos.

Mesmo quando a espada de dor transpassava seu coração, Maria era feliz. Se você está triste, se lhe falta algo, peça a Ela sempre. As provações e as dores também invadiram a Virgem, mas sua alegria vem de sua humildade e servidão. Quando nós servimos os outros, de graça, essa atitude precisa ser de coração, com grande alegria.

Muitas vezes, queremos que os nossos familiares se convertam com as nossas palavras. Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, diz: “Coloque seu joelho no chão e reze”. Por isso rezemos, pois Maria não quer perder seus filhos. Ele foi mãe no começo, durante, no meio e no fim da vida de Jesus.

O Senhor desejava e tinha uma ânsia de nos salvar, e Sua Mãe participou de tudo. A intimidade de Maria era muito grande com Jesus.

Quer ser íntimo de Jesus? Peça à Nossa Senhora para revelar o que Ele tem para você nesta vida. Todas as graças passam pelas mãos de Maria. É uma graça participar de sua escola.

Jesus aprendeu com Ela que, nesta vida, você possa assumi-la como mãe, e tudo aquilo que você quer alcançar, mas está difícil, pode pedir a ela. Não tenha medo de colocar a Mãe de Deus na sua vida e em suas orações.

Transcrição e Adaptação: Thais Rufino de Azevedo

↑ topo