Maria: modelo de louvor

Padre Eliano
Foto: Eliziane Alves

A mulher e homem de louvor têm total adesão ao Senhor. Deus de toda a eternidade chamou o homem para o seu louvor, é a nossa vocação, o nosso chamado. Infelizmente o homem se afastou da glória pelo pecado; mas Deus como é fidelidade quer salvar o homem do pecado. A nossa vida precisa se tornar um eterno louvor.

Aqueles que são mais próximos de nós [Fraternidade Jesus Salvador], que conviveram com nosso fundador padre Gilberto, sabem que ele viveu sem murmuração e no louvor toda a sua vida, o carisma encontrou espaço na sua vida pelo louvor. Essa é a beleza do nosso carisma, antecipar na terra aquilo que no céu todos nós iremos viver, para o louvor e para a glória de Deus.

Aquela pessoa que é chamada por Deus para o louvor, deve escolher a melhor parte. Qual é parte que você tem escolhido? Qual é o centro da sua opção? Isso toca na base da nossa história, muitas escolhas são feitas para superficialidade.

Eu não quero dar uma formação sobre o nosso carisma, mas para que você tenha uma experiência de louvor que te lance para o essencial, que fará com que você tenha uma visão sadia da vida. Só pode amar quem realmente faz uma experiência com Deus. Peça a Deus a graça de uma visão sadia da vida. Esse louvor que nos alcança nos abre para o relacionamento, onde nós vivenciamos a sinceridade, a verdade e a gratuidade; daí a comunidade se torna uma expressão de louvor.

O padre Gilberto era um homem adorador, foi contemplando o mistério da paixão que Jesus tocou o profundo do seu coração e esse carisma brotou. Padre Gilberto dizia que a nossa existência é um louvor continuado na santidade de Deus.

Só o homem novo conhece o canto novo de louvor. Quem está preso canta um canto velho, mas o homem novo canta com sua vida um canto novo, em toda e qualquer circunstância.

Padre Gilberto – Fundador da Fraternidade Jesus Salvador
Foto: Eliziane Alves

Você foi criado para o louvor da glória de Deus, por isso não jogue o dom da sua vida fora. Seja você casado, consagrado, solteiro, seja em qual realidade de vida estiver, que você busque um coração unido a Deus, pois é próprio da alma que ama está com o amado. Tudo aquilo que nós fazemos nasce e se sustenta nesta experiência. O salvista [Consagrado da Fraternidade Jesus Salvador] não é aquele que faz muitas coisas, é aquele que é inteiro naquilo que realiza, é aquele que assume a força da presença de Deus em sua vida. Por isso, o salvista é o servo do louvor de Deus, o servo do Senhor. É um consagrado do Espírito Santo, é um servo que precisa ter uma vida profética vivida na unção do Espírito Santo.

O tema principal dessa pregação é a mística do louvor. O místico é aquele que na intimidade vai eleger o absoluto de Deus em Jesus Cristo. O místico é alguém aberto ao Espírito Santo. O místico pela ação do Espírito Santo faz do fiel que fala com Deus, um orante, um homem de oração; do que fala a respeito de Deus, um teólogo; do que fala no lugar de Deus, o Espírito Santo torna essa pessoa um profeta; daquele que fala em Deus o Espírito Santo o torna um místico, aquele que faz todas as coisas em Deus. Essa é a obra do louvor.

Como viver tudo isso? Precisamos de um modelo, como padre Gilberto era devoto de Nossa Senhora, Maria é o nosso modelo. Mergulhemos na vida de Nossa Senhora para entendermos como se manifesta esse louvor.

Maria é modelo porque ela é toda transparente a Deus, aquele que quer viver o louvor da glória de Deus precisa ser uma pessoa transparente. Maria é modelo do anúncio profético da Igreja e para a Igreja. O Magnífica cantado por Maria expressa tudo isso. O Magnífica é o verdadeiro kairós, um tempo novo instaurado na história.

Consagrados da Fraternidade Jesus Salvador
Foto: Eliziane Alves

Lucas 01, 46-55

E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.

Para onde está voltado o olhar de Maria? Totalmente fixado em Deus. Aquela que acreditou está com o olhar totalmente voltado a Deus. Você cantou o Magnífica com sua alma elevada a Deus? Se seu olhar está perdido é preciso colocá-lo sob Aquele que é o absoluto, o Senhor; Ele recolhe sua alma e lança no infinito que é Deus.

Maria se volta para o Senhor que é santo. É uma manifestação tão profunda que tudo silencia, por isso para ser louvor é preciso fazer a experiência do silêncio que nos cala. Maria é modelo de louvor porque está toda voltada para Deus.

Diante de Deus a criatura se conhece na verdade. Ela tem um coração que vivencia o auto conhecimento. É dessa forma que Maria sente no Magnífica, olhada por Deus e ao mesmo tempo pequena. Permita hoje que Deus te olhe com amor. Maria se sente olhada e alcançada pelo amor de Deus, essa é a experiência do autêntico louvor. O conhecimento de si sem o conhecimento de Deus geraria o desespero, quantas pessoas desesperadas, elas experimentam a não incapacidade diante da vida e por não conhecerem a Deus se desesperam.

Maria é a exaltação mais pura do conhecimento de Deus e de si. É a alegria, o júbilo da criatura amada pelo criador. O Magnífica é um falar no Espírito que não se pode compreender a não ser no Espírito.

O Magnífica não é apenas para ser recitado, mas vivido, é um cântico que nos faz viver cheios do Santo Espírito, da graça de Deus. O caminho é está vazio de si. Sem pequenez não existe o mais belo louvor de Deus. O belo louvor brota dessa experiência.

Seja livre e dócil. As palavras do Magnífica mostram o verdadeiro louvor. O Magnífica é decisivo porque o Messias chegou. O coração orante de Maria entoa tudo isso. Vamos orar como Nossa Senhora. Se o seu olhar hoje não está voltado para Deus é tempo de voltar o seu olhar para o Senhor.

Transcrição: Willieny Isaias


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

↑ topo