Maturidade Cristã

Ricardo Sá
Foto: Wesley Almeida

O chamado feito a todos nós é conviver com Nosso Senhor! Esse chamado é para todos nós família Canção Nova. Bem-vindo, bem-vinda à família Canção Nova. Nosso Senhor quer contar muito com você. Por isso que cantamos: 'Hoje eu sou feliz assim, tenho a Ti, meu Deus!

Ao me preparar para estar aqui com você deparei com uma santa muito querida por todos nós que é Santa Faustina. Ela é secretária de Jesus Misericordioso. Santa Faustina relata, no seu Diário, a passagem de um ano, uma oração que ela realiza na passagem de ano novo. Ela rezou assim: “Saúdo-te ano novo em que se completará a obra da minha perfeição. Já de antemão por tudo que vossa bondade me enviará” ("Diário de Santa Faustina", números 1949 e 1450).

O Reino de Deus, plantado em seu coração nesses dias de acampamento, precisa ser bem cuidado, para que você seja um cristão maduro. Quem deseja amadurecer na sua caminhada de fé neste ano novo? Diga: eu quero, Senhor, ser um cristão maduro, não quero viver como criança, de forma infantil. Diga ao Senhor que você quer crescer, amadurecer para dar frutos para a Igreja. Se nós não amadurecemos a Igreja fica sem testemunho. Reze assim como Santa Faustina: Saúdo-te ano novo em que se completará a obra da minha perfeição.

Ricardo Sá
Foto: Wesley Almeida

 

Eu e você somos chamados à perfeição. Como aprendi com o monsenhor Jonas, perfeição é tudo feito, tudo completo. Essa perfeição viveremos inteiramente no céu. Não se iluda, você não tem forças em você mesmo para enfrentar todas as batalhas. Se você não reza, se não busca ajuda na Virgem Maria, você não aguenta. Pare de lutar com suas forças e lute com as forças de Deus. Você precisa contar com a oração, com a amizade com Jesus. Faça a lista das pessoas que o levam para Deus, se você tem três amigos já está ótimo e invista nessas amizades. Mas também faça a lista das pessoas que não o levam para Deus e diga-lhes por que não o levam para Deus e se disponha a ajudá-las a serem de Deus.

“Saúdo-te ano novo em que se completará a obra da minha perfeição. Já de antemão por tudo que vossa bondade me enviar”. Diga: "Eu te agradeço, Senhor, por tudo que vossa bondade me enviar". Isso significa um ano sem reclamação. Por tudo que a vossa bondade me enviar e "tudo é tudo", como também aprendi com o monsenhor. Chega de reclamação! Por isso que não podemos deixar de ter a Palavra de Deus. O senhor nos fala que até os fios de cabelo da nossa cabeça são contados e isso significa que tudo está sob o controle do Senhor. Um cristão maduro aceita tudo que a bondade do Senhor envia. “Agradeço-vos pelo cálice de sofrimento pelo qual beberei todos os dias, não atenueis o seu amargor Senhor, mas fortalecei os meus lábios.”

O sofrimento vivido em Cristo é redentor. A gente esconde a cruz porque tem medo da dor. Chega de reclamação e busque o louvor, agradeça a Deus pelas coisas que Ele vem realizando em sua vida. Agradeça ao Senhor por todas as graças recebidas, pare de ficar ilhado em si mesmo e sem olhos para ver os sofrimentos dos outros. Escreva duas palavras "agradecimento" e "reclamação". Faça um X na palavra "reclamação" e uma seta na palavra "agradecimento". Chega de reclamação e agradeça! Louvor é treino. Aprenda a louvar a Deus todos os dias. Se a gente não treina, não tem como fazer. Comece treinando dizendo: "Eu te louvo, Senhor! Obrigado, meu Deus!" Treine para quando o sofrimento bater à sua porta; assim, você já estará treinado a louvar.

"Saúdo-te ano novo em que se completará a obra da minha perfeição" (Santa Faustina)
Foto: Wesley Almeida

Esta oração de Faustina é treino para todos os dias. Uma das maneiras de saber nos conhecer, conhecer a nossa matéria-prima, saber como que nós somos feitos, é a confissão. Se a gente pouco se confessa é porque pouco se conhece. Quer fazer um bom exame de consciência? Você que é internauta: vá lá no Goolge e escreva "exame de consciência" e você vai encontrar uma lista enorme de perguntas que vão ajudá-lo a se conhecer e a fazer uma boa confissão.

Santa Faustina, nesta oração, fala de uma vontade amorosa de se submeter à vontade de Deus que ela não vai entender. Não existe explicação para tudo, pois, muitas vezes, você quer que Deus lhe explique tudo e quando você faz isso você se iguala ao Senhor para entender os Seus mistérios. Se quer entender tudo, morra porque assim terá a explicação de tudo. O segredo é se colocar sob a mão poderosa de Deus. Se você quer ser um cristão maduro, deixe Deus conduzi-lo. E Deus Pai nos conduz usando toques e dando-nos direção. E faz isso em silêncio, Deus diz: "Não faz isso, faz aquilo…" E assim o Senhor vai nos dando toques. Não venha me dizer que o Senhor não nos dá toques porque Ele os dá. E por tudo isso a gente vai agradecendo e se submetendo sob a mão de Deus.

Você vai enfrentar muitas tentações para você não se confessar. Faça a experiência, neste ano, de escolher o seu confessor e fazer o seu caminho para a sua perfeição. Quantas vezes vezes queremos rezar e tem uma força contrária que nos diz: "Não quero!". E você precisa ser sincero e se dirigir ao Senhor com esta sinceridade do seu coração porque essa será a oração mais sincera da sua vida.

Transcrição e adaptação: Rita de Cássia

↑ topo