Misericórdia, lugar dos pecadores

Monsenhor Jonas Abib
Foto: Robson Siqueira

O Senhor deseja que a Misericórdia d'Ele aconteça conosco. É lindo como é inspirado o calendário litúrgico. Hoje é o dia em que o Senhor se dispõe a derramar sua Misericórdia, que é infinita, e foi Ele quem escolheu e revelou a Santa Faustina.

O Papa João Paulo II instituiu a Festa da Misericórdia e faleceu na véspera de uma destas festas. As festas litúrgicas começam a ser comemoradas na véspera, então, a partir das 6 horas começa a solenidade. E já começada a Festa da Misericórdia, o Senhor ‘leva’ o Papa João Paulo II. Deus tinha uma escolha toda especial. Hoje ele [João Paulo II] intercede por todas as pessoas, para que se abram à Misericórdia.

São Paulo nos diz em I Timóteo 1,12ss: “Graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério, a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância”. Paulo [Saulo antes da conversão] blasfemava contra os cristãos e os perseguiu. Jesus diz a ele: “Saulo, Saulo por que me persegues? (Atos 9,4). Quantas injúrias ele fez a Jesus.

O Senhor conhece sua vida e sabe tudo o que fez. Sabe dos maus caminhos que você está seguindo, seus pecados e da dureza de seu coração. Ele sabe do seu passado e do seu presente e agora o Senhor vem salvá-lo. Aí está a Misericórdia do Pai ao realizar a salvação em Jesus.

Você pode até dizer: “Andei por caminhos errados, mas o Senhor estava comigo”.
Jesus está com você. Pensamos que quando 'pisamos na bola’ Ele se esquece de nós. Mas não, ao contrário disso, Ele está bem perto. Se isso está arraigado em você, que o Senhor tire esta mentalidade. Aí está a Misericórdia d'Ele: O coração de Jesus que se encontra com a nossa miséria.

Nos tempos de erro de Saulo, Jesus estava com ele. Saulo tinha ódio do Mestre galileu, que veio e trouxe toda aquela doutrina e fez milagres. Seu chefe O crucificou, mas os discípulos continuavam anunciando a Boa Nova. E Saulo os perseguia. Jesus esperava o momento de intervir na vida dele.
A você que teve a graça de ter um encontro pessoal com Jesus, esse momento inesquecível que o Senhor penetra e muda o rumo de sua vida, Ele vem com tanta misericórdia e perdão, que acolhemos. Se você ainda não teve esta graça, faça isso hoje. Ele está trabalhando em seu coração, não deixe para depois, Jesus está tomando seu coração nas mãos d'Ele.

'Jesus está diante de você esperando uma abertura do seu coração'
Foto: Robson Siqueira

Não viva no 'mais ou menos', pois aquele que está pior tem a maior necessidade. Fomos feitos para Deus, que nos retira do ‘fundo do poço’.
Aquele mesmo Jesus que acolheu Saulo, que foi misericordioso com este, está aí diante de você. Ele continua presente no meio de nós. Quando dizemos ‘Deus está presente’ e 'A Paz esteja convosco’, Ele está no meio de nós.

Jesus está diante de você esperando uma abertura do seu coração. Deixe que Ele penetre em sua vida. Como irmão e com autoridade, que vem pelo Espírito Santo, eu digo: Meu irmão, acolha! Aceite! E até mesmo com um gesto decidido, entregue-se a Jesus!

Temos um pensamento de mudar primeiro para depois servir a Jesus; de sermos curados para depois servi-Lo, mas não é assim. Como o filho pródigo que voltou para a casa do pai, se ele não retornasse, nunca voltaria a ter roupas limpas. Temos que ir ao encontro de Jesus do jeito que estamos. Talvez seu coração esteja sem pecado, mas cheio de ressentimentos, raiva, decepções, mágoas, rancores. Com isso, nosso coração fica endurecido. Mesmos que seja um coração endurecido, deixe Jesus entrar. Volte para Jesus do jeito que você está.  Entregue-se a Jesus. Entregue seus sentimentos, mergulhe na misericórdia. Em um gesto interior de vontade sua, decisão que só você pode tomar e mais ninguém, atire-se de cabeça na misericórdia do Senhor. Na infinita misericórdia d'Ele. Seja qual for sua vida de pecado, no 'mais ou menos', nesse coração endurecido e rancoroso… Atire-se, jogue-se e mergulhe na misericórdia do Senhor.

“E a graça de Nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo” (I Timóteo 1,14). O mesmo que Deus fez na vida de Paulo, se nos entregarmos, Jesus fará a mesma obra em nós. Muito obrigado, Senhor!

“Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro (cf. I Timóteo 1,16). Paulo escreveu isso depois de muito tempo, depois de um grande trabalho que ele tinha realizado para o Senhor.

'Abra o coração e mergulhe na misericórdia. É questão de vida eterna!'
Foto: Robson Siqueira

O Senhor endereçou o ministério de Paulo aos pagãos, que tinham uma vida desenfreada. Nós estamos em um mundo assim, vivemos como os pagãos. Somos contagiados por eles. Mas o Senhor está afirmando – através de um exemplo vivo de Saulo, que se transformou em Paulo. Jesus quer que você, uma vez perdoado e atingido pela misericórdia d'Ele, que vá se fazendo e não de uma hora para outra, que você queira ser um exemplo como Paulo.
Que você não seja uma pessoa de vida medíocre e depravada, de ‘mais ou menos’, ou de um cristianismo 'light', e que serviu ao Senhor e por decepções largou tudo. O Senhor quer que você, agora que recebeu a graça e em processo de transformação, acolha e entregue sua vida a Ele.

Volte com plenos direitos de filho do Pai, com "sandálias novas" nos pés, como o 'filho pródigo' para levar o anúncio aos outros. Essa é a misericórdia a ser levada.

Imagine um remédio para curar câncer, lepra ou Aids. Se descobrissem esse remédio. Não basta que descubram, é preciso que o peguem e o apliquem nas pessoas. Isso que Jesus quer: levar a misericórdia do Pai a todos. Ele veio para os pecadores. Basta você aceitar. Não espere mudar de vida, é necessário você voltar. O remédio está em suas mãos, você já o experimentou e agora Jesus confia a você esse ministério. Não dê desculpas. Anuncie, fale e o [remédio] mostre a outras pessoas, e muitas serão salvas.

A misericórdia é o lugar dos pecadores. Diz Santa Faustina no n. 1146 de seu Diário: “Coloquem a Esperança na minha misericórdia os maiores pecadores. Eles têm mais direito do que os outros à confiança no abismo da minha misericórdia. Minha filha, escreve sobre a minha misericórdia para as almas atribuladas. Causam-me prazer as almas que recorrem à minha misericórdia. A estas almas concedo graças que excedem os seus pedidos. Não posso castigar, mesmo o maior dos pecadores, se ele recorre á minha compaixão, mas justifico-o na minha insondável e inescrutável misericórdia. Escreve: Antes de vir como justo juiz, abro de par em par as portas da minha misericórdia. Quem não quiser passar pela porta de misericórdia, terá que passar pela porta da minha justiça.”

É Palavra de Jesus para os nossos tempos. Abra o coração e mergulhe, mergulhe, mergulhe… Isso é questão de sua vida eterna. Entregue-se e salve-se por Jesus. Não pense no que vai deixar, Ele é cheio de amor. Há pessoas muito necessitadas, e muitas outras Jesus quer que você leve o "remédio".
Leve- [este remédio] às pessoas que Ele colocar em seu caminho. Não tenha medo.

Este é o tempo! E este tempo passará. Deus está abrindo as portas. Ele virá mais dia ou menos dia, Ele virá!

Transcrição: Eliziane Alves


Monsenhor Jonas Abib


Fundador da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo