Missa, Sacramento da fé

Padre Roberto Lettieri
Foto: Robson Siqueira

O verbo "recordar" quer dizer "trazer de volta ao coração". Recordar que estamos na missão, e por estarmos nela devemos nos entregar ao Sacramento maior da nossa fé. Na liturgia, na tradução da Santa Missa da língua portuguesa do Brasil falamos: "Eis o mistério da fé", na língua portuguesa de Portugal se diz: "Eis o mistério admirável da nossa fé", e na língua espanhola dizemos: "Eis o Sacramento admirável da nossa fé", que é a melhor tradução!

Estar na Missa é a certeza absoluta de que o Senhor Jesus "rasga" o coração para que você entre! Instituído em seu Corpo e em seu Sangue, ou em outras palavras Ele diria: "Vinde a mim vós que estais cansados" (Mateus 11, 28). Na Santa Missa nossa alma precisa desejar a Deus. O primeiro que o Senhor descansa somos nós sacerdotes, por isso o Altar é o lugar de nosso descanso. O Altar deve ser para o sacerdote o descanso de Deus. O primeiro coração que o Senhor descansa na Missa é o nosso, e como tantos outros sacerdotes é onde colocamos nossas alegrias e tristezas, o Altar é tudo. Eis o sacramento de nossa fé!

Entendam que atraídos ao Altar, que é o coração do Senhor, é como se nós sacerdotes fôssemos um ímã e vocês um ferro. Realizo-me trazendo-os ao Altar. Se antigamente era criticada a expressão de "assistir" à Santa Missa, hoje, a grande palavra é a "participação" da Santa Missa. Mas nós devemos entrar e caminhar nela entrando no coração do Senhor. O que toca o seu coração é a presença d'Ele na Eucaristia. Comungar o Senhor. Tudo que há na Missa: liturgia, o canto, o incenso, o castiçal, as âmbulas, as flores, enfim, tudo só tem uma razão: o grande mistério do Altar, que é o centro de tudo.

O Mistério e o Sacramento da nossa fé é o Sangue de Jesus. Tudo isso para lhe dizer que o coração de Deus se expõe: "Vinde a mim os cansados". Jesus no Altar se fez alimento, Carne e Sangue: o pão do céu. Ele se humilha ao entrar em nós, fazendo morada.

O sacerdote deve atrair a todos para a Celebração, pois é a expressão maior da vida deste: o Altar, fundamentado em Cristo nele presente. É maravilhoso poder experimentar a presença de Jesus na Santa Eucaristia, o mistério do Senhor. O sacerdote tem a missão de mostrar o mistério do céu. O essencial aos padres é a revelação do mistério do céu. Dar a todos o que é eterno.

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”
Foto: Robson Siqueira

Ter o seu coração unido ao coração d’Ele. "Vinde a mim vós que estais cansados e eu vos darei descanso" (Mateus 11, 28). Ninguém pode comungar antes do sacerdote, porque a Missa é consumada quando nós sacerdotes comungamos o Corpo do Senhor, quando o Cordeiro entra em nossa boca. Então depois disso, estão todos convidados ao banquete das núpcias do Senhor.

Talvez você participe da Missa olhando para o relógio ou criticando o sacerdote ou cheio de preocupação, não deixando o mistério chegar a você. Nós sacerdotes ficamos tristes de ver os católicos em outros lugares por não se sentirem "descansados" no Senhor, porque não deixamos o mistério passar e chegar até eles.

O Altar é o lugar do sacrifício da cruz. É para isso que somos instituídos como sacerdotes a levar o Mistério do Senhor.
Atrair a todos pelo Mistério é o que o Papa Bento XVI está pedindo a todos os sacerdotes. Estar na Missa é mergulhar no mistério e no coração aberto de Jesus.

Eu como sacerdote me jogo no Altar com tudo, com minha alegria e com minhas dores, com toda minha vida para que você possa ver em mim a entrega nele [altar]. O que importa é o jeito de olhar para a Missa, não importando as limitações dos sacerdotes, mas sim, que somos "Persona Christi", a Pessoa de Cristo. Apesar de nossas palavras, nossos gestos, nossas fraquezas, somos realmente a presença do Senhor. Tenho que atrair a todos a um só coração. A Missa não é só pregação, mas o Altar é a vida da Santa Missa, que é tudo.

Por isso que muitos católicos vão embora da Igreja Católica, porque não tocaram no Mistério do Senhor. O coração do Senhor é dado como alimento. “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Mateus 11, 28). Deixe o Senhor cuidar de sua vida e nós como sacerdotes queremos que todos vivam o Sacramento da fé.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Transcrição e adaptação: Eliziane Alves


ADQUIRA ESTA PREGAÇÃO PELO SHOPPING CN OU PELO TELEFONE: (12) 3186 2600

↑ topo