Missionários ousados no amor

Tiba prega na Canção Nova
Foto: Vânia/CN

“Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas. Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele. Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembleia, diante de Jesus. Vendo a fé que tinham, disse Jesus: Meu amigo, os teus pecados te são perdoados. Então os escribas e os fariseus começaram a pensar e a dizer consigo mesmos: Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus? Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: Que pensais nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: Hoje vimos coisas maravilhosas. Depois disso, ele saiu e viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: Segue-me. Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu” (Lucas 5, 17-28).

Pensem comigo, aquela casa estava cheia e levaram até Jesus um paralítico. Pense o que aquele povo comentava. Mas, era a oportunidade do amigo ser curado, então o levaram até o Senhor.

Com certeza, o paralítico era muito querido. Todos ficaram animados de levá-lo a Jesus. Arrumaram a maca e o levaram até onde estava Cristo. Mas a casa estava tão cheia que não conseguiram entrar para levá-lo até o Senhor. Tentaram pelas portas e janelas, mas não conseguiram. Alguém teve a ideia fenomenal de levá-lo pelo teto, e foram arrumar as cordas para amarrar o paralítico.

Imagine o que aconteceu para descer aquele homem. Mas, eles, ao descerem o amigo paralítico, o colocaram na presença de Jesus. Todo o mundo ficou espantado. E o Senhor disse: “Meu amigo, os teus pecados te são perdoados”. Depois de tudo que fizeram para que o paralítico chegasse até Cristo, Jesus fala: “seus pecados foram perdoados”, eles ficaram tristes porque queriam a cura física do amigo.

Jovens rezando após pregação na Canção Nova
Foto: Vânia/CN

Assim começou a murmuração dos fariseus: “Ele pode perdoar pecados?” Então Jesus, penetrando no pensamentos deles, disse: “Que pensais nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa”. Ali foi o momento da glória. Imagine o clima que tomou conta daquela casa, a alegria do paralítico e dos amigos que o levaram. Todos ficaram alegres, glorificando a Deus.

Tudo isso aconteceu por causa da atitude daqueles amigos. Eles tinham tudo para voltar, mas eles não pararam nos limites. O que move uma pessoa a essa atitude? Só pode ser o amor. O missionário precisa ser movido pelo amor ao povo.

O que precisa conduzir você na sua paróquia é o amor pelo povo. Nosso coração precisa pegar fogo por causa disso. O missionário precisa ir além, querem um exemplo de homem assim? Monsenhor Jonas Abib. Tudo que você vê aqui foi por causa da ousadia desse homem que deu a vida pela evangelização.

Nós que somos convidados a levar Jesus Cristo, vamos atravessar muitas barreiras, mas nada pode impedir que o Evangelho chegue aos confins da terra e, principalmente, à nossa casa. Mostre Jesus através do seu falar e proceder, isso vai conduzir muitos a serem entusiasmados pela causa do Evangelho.

Talvez você tenha aquele amigo que te conduziu até Deus, que te falou daquela congregação, daquele grupo de oração, você também é convidado a levar outros até Jesus. Nós precisamos conviver com aquelas pessoas que comungam do mesmo ideal que a gente. Decida-se por Deus.

Eu não estou com vontade de ir à igreja, não entendo nada que o padre fala, mas você deve ir mesmo assim. É nas pessoas que você tenha colocado sua confiança? Então você vai se decepcionar, pois é em Deus que você deve colocar sua confiança. É Jesus nosso sustento. Eu posso sofrer a maior decepção, mas não posso abandonar Jesus.

Quando a Igreja é perseguida, é que ela se fortalece. A minha motivação não pode ser o cargo que ocupo. O que vale diante de Deus é o que eu sou. Quando você chegar diante de Deus, Ele não vai perguntar o cargo que você ocupou, mas vai olhar o seu coração. Por isso é necessário a fidelidade. Não tenha medo da santidade. Não entregue os pontos facilmente, não deixe que as seduções do mundo cale a voz de Deus em seu coração.

Os sofrimentos foram calando a vivência de Deus em seu coração, mas seu coração tem sede de Deus. Nosso coração tem uma sede insaciável de Deus. Nada no mundo sacia a sede de eternidade que temos. Saibamos colocar nossa esperança n'Aquele que sacia a sede de nossa alma.

Como é bom entregar com liberdade nossa vida ao Senhor. Como esses amigos que transportaram o amigo paralítico na presença de Deus, seja assim na vida de outros. Ou você é esse paralítico que precisa estar em contato com os amigos? Não abandone Jesus Cristo, não abandone sua comunidade, sua pastoral, persevere porque a glória de Deus se manifesta. Quando temos essa coragem Deus se manifesta.

Quantas pessoas esperam de nós Jesus Cristo. Espera que nós falemos para elas: “volta, Deus te ama”. Não deixe Jesus passar na sua vida, grite pelo Seu Nome, permita que Jesus como seu grande Amigo cure as lepras do seu coração, a sua paralisa, a sua inconstância. Deixe Jesus te curar.

Transcrição: Willieny Isaias


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-26
00

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo