Motivações para sermos alegres

Diác. Nelsinho Corrêa

Motivações para sermos alegres O tema deste Acampamento de Ano Novo é “Sede alegres na esperança” (Provérbios 15,13). Vamos nos basear nessa passagem bíblica da Palavra de Deus.

É interessante: nesta madrugada eu perdi o sono, aí me perguntei: “É Deus que está me acordando”. Então, me levantei e fui pesquisar sobre essa passagem bíblica na Bíblia do Peregrino e nas notas do rodapé estava escrito: “um coração alegre facilita a cura, um espírito abatido resseca os membros”. E observe que interessante: não é verdade que os médicos falam que quando uma pessoa está boa da cabeça ela reage muito mais? Mas quando ela se deixa abater parece que o remédio por si só não faz milagre? Ele só ajuda o corpo a reagir, mas quando a pessoa está abatida ela não consegue reagir.

Olhe o que está escrito em Provérbios 15: “Um coração contente alegra o semblante, um coração triste deprime o espirito”. Mas quem é que consegue ser alegre com dificuldades e problemas? Não é verdade que sempre existe alguma coisa a nos preocupar? Se esperarmos para ficar alegres quando não tivermos problemas e dificuldades, nunca iremos ficar [alegres].

Não é verdade que existem pessoas que gostam de sofrer, de curtir a dor? Mas a alegria de Deus é diferente da alegria do mundo. São Felipe Neri era muito alegre. O maior testemunho dos santos é a sua alegria. Em Provérbios 15,15 está escrito: “Para o aflito todos os dias são maus; mas para o contente todos os dias são bons”. A pessoa que é alegre de verdade tem uma alegria nata.

Gente, não se deixe amargar pela tristeza, eu mesmo já sofri muito, quando eu era mais novo eu sofri 11 cirurgias, passei três Natais no hospital e sempre que eu ouvia esta música: QUERO VER, VOCÊ NÃO CHORAR, NÃO OLHAR PARA TRÁS, NEM SE ARREPENDER DO QUE FAZ…QUERO VER O AMOR VENCER, MAS SE A DOR NASCER, VOCÊ RESISTIR E SORRIR… QUE O NATAL EXISTE…

E sempre que eu ouvia essa música chorava, pois ela me lembrava do hospital. Infelizmente, tem gente que se programa para ficar trancada no quarto a fim de ficar chorando para que as pessoas sintam pena dela… E eu também fazia isso: todo Natal eu começava a chorar por me lembrar das vezes em que eu havia passado o Natal no hospital e de tudo o que eu tinha sofrido. Aí eu era consolado pelos meu amigos e amigas. Certo dia, eu me programei para chorar na Santa Missa, então eu me lembrei de que era o aniversário de Jesus. Imagine se no dia do seu aniversario, você visse o seu melhor amigo chorando porque, um dia, naquela mesma data, há alguns anos havia falecido alguém.

O Natal é para se celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Quando nasce uma criança é uma alegria e Jesus nasceu para nos trazer a alegria. Eu era um daqueles que não gostavam de Natal nem do Ano-Novo. Eu ficava fechado no meu mundo e erguia um muro de tristeza ao meu redor.

A alegria facilita a cura, em Provérbios 18,14 há uma frase maravilhosa: “O espírito do homem supera as doenças, mas quem erguerá um espírito abatido?”

Quando colocamos nossa vida em Deus, Ele a ilumina. A alegria de Deus é uma alegria que fica em nosso coração, Quando uma pessoa está desanimada, triste, de repente, vem uma piada do tipo “Vaso ruim não morre fácil” e a pessoa ri…

Deus é a fonte da alegria verdadeira. Quando deixamos o Senhor vem o vazio em nosso interior; o vazio na alma é o esquecimento de Deus. Quando se esquece de Deus, tudo perde o sentido.

Santo Agostinho afirma: “O nosso coração só encontrará descanso em Deus”. Quem abandona o Senhor tem uma alegria “de fachada”, uma euforia, não tem uma alegria constante e verdadeira; a família dessa pessoa não diz que ela é feliz. Deus é a fonte da verdadeira alegria! A alegria é uma saúde interior.

A Palavra de Deus nos dá muitos motivos para ficarmos alegres. O primeiro motivo são as provações: São Tiago diz: “Considerai com suma alegria quando passardes por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência, mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, sede perfeitos e íntegros sem fraqueza alguma”.

A Palavra de Deus vem contramaré e é motivo de contradição para o que o mundo fala e pensa. A felicidade é feita de pequenas grandes coisas. Há motivações para sermos alegres nas provações! O mundo fala que você tem de ter dinheiro e Deus fala que você, ao passar pelo sofrimento, terá uma fortaleza interior.

Minha alegria é ver aquelas casinhas de pau-a-pique, aquele chão batido, aquelas panelas areadas com sabão de cinzas, aquelas pessoas simples que riem à toa. Quando muitas pessoas com dente de ouro, com implantes, carrão são tristes, amargas e apegadas. Nós vemos esse povo da roça que tem a mão calejada, que trabalha de sol a sol e vive na alegria porque tem Deus.Não somos alienados, não! Choramos, sofremos, mas não podemos parar porque a nossa alegria não vem das pessoas, porque a nossa alegria não vem da tristeza e não virá dos problemas; a alegria vem de Jesus, pois é n’Ele que colocamos a nossa confiança. Por isso há motivos para você ser alegrar em meio às provações, sofrimentos e dificuldades. Você pode ser feliz!

Eu sou de uma família bem pobre, por isso eu gosto das coisas simples. A alegria vem de Deus e de tudo Ele tira um bem.

Existem pessoas que dizem nem sempre entender as coisas de Deus e isso é causa de tristeza para elas; muitas passam a duvidar do Senhor por não entenderem por que uma criança tem câncer ou por que tem gente que passa fome, miséria e sofre tanto… Umas das definições de Deus é que Ele é infinito e o fato de você não entender as coisas de Deus é porque Ele existe e é maior que a sua compreensão. Existem coisas que só iremos entender de joelhos no chão. Existem coisas que Deus não nos explica e quando não as entendemos é porque estamos diante de um mistério.

Quem tem um pedido feito a Deus e Ele não respondeu? A característica do católico é esperança. Alegre-se com os que se alegram e chore com os que choram.

↑ topo