Na casa de Deus

Padre José Augusto

Acredito que todos, que estamos aqui, temos uma casa. Você pode até não ser dono dela, no caso de ela ser alugada, mas ela é a “sua casa”.

Há pessoas que iam à casa de Deus, e que, agora, não vão mais. Há outras que só vão aos domingos. E outras que vão todos os dias.

Como nós não podíamos ir ao céu, Deus veio até nós. Ele quis aproximar-se de nós. O lugar do Pai é com os filhos, assim Ele quis ficar perto de nós.

No jardim do Éden, Deus andava com Adão e Eva, mas depois que o pecado entrou no mundo ficou impossível se aproximar d’Ele. O único jeito – na época – de se aproximar do Senhor era através de sacrifícios e holocaustos.

Mas Deus quis retomar a aliança, Ele quis se aproximar de nós novamente. Para isso, Moisés faz exatamente o que Deus pediu. Ele ergue o santuário exatamente como o Senhor instruiu. Deus, que estava distante, agora se manifesta na sua casa. Ele fica entre o seu povo.

“Naqueles dias, Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado. Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado. Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário (…).

“Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; e nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas” (Êxodo 40,16-21.34-38).

Só quem ama o Senhor, assim como o salmista, tem saudade da casa de Deus. Quem ama sente saudade. Quem ama tem saudade de estar na casa de Deus, de estar onde Ele está.

”Quão amável, ó Senhor, é vossa casa” (Salmo 83).

Quem está em nossas igrejas é Aquele que veio do céu: Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, que veio do céu, habita e mora na igreja mais próxima da sua casa. Muitos buscam em terreiros e em centros espíritas repostas para os seus problemas, e esquecem que Deus está na igreja mais próxima. O Deus do universo, o Todo-poderoso: Jesus Cristo está lá. E quanto tempo faz que você não vai lá?

Talvez você esteja indo muito mais no shopping do que na casa de Deus. Talvez você – até mesmo para ir ao shopping –, passe em frente à casa de Deus e nem olhe.

Satanás não quer que vamos à casa de Deus. É por isso que, muitas vezes, quando você está prestes a sair para ir à Santa Missa, tudo acontece para você não ir.

Você tem saudade de Deus e nem sabe. Mas, mais que a sua saudade, Deus sente muito mais saudade de você do que você d’Ele. Se tivéssemos consciência disso, as igrejas estariam lotadas 24h por dia!

O homem não vive sem Deus. O homem precisa de Deus, pois ninguém é capaz de viver sem Ele.

Trascrição e áudio: Renan Félix
Fotos: Natalino Ueda

↑ topo