Na força do amor e do perdão

“De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.” (Mt 6,14-15)

Quando você se colocar em oração, deve perdoar primeiro. Jesus é claro. Se eu me colocar em oração, mas não perdoar o irmão, o Pai celeste não pode me perdoar. Se o Pai não me perdoa eu fico fora da graça.

As vezes a pessoa fica desesperada, reza e reza, mas a graça não entra porque a porta está fechada. Se não abrir o coração a graça não entra. O coração está fechado não deixa a graça entrar. Se formos orar e não perdoarmos o outro, o Pai não pode nos perdoar e se Ele não pode nos perdoar, a sua graça não pode entrar. Não que o Pai não queira nos atender, mas Ele não pode, porque nós não abrimos as portas.

"É muito difícil perdoar, mas não é impossível." Maria Gabriela
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Perdoar não é fácil, é uma decisão, não posso me preocupar com os sentimentos. Preciso fazer exercícios, rezar o terço do perdão, o terço da cura. Preciso me decidir a perdoar. Nossa natureza humana é muito difícil. Tem pessoas que perdoam com mais facilidade, mas há outra que formam uma barreira.

Quando nós não perdoarmos, acumulamos em nós raiva, ressentimento, mágoa. Nunca se viu tantas pessoas com depressão como agora. Tem depressão que são causadas por sentimentos negativos e autodestruidores. Quando temos um ressentimento parece que o nosso coração se fecha e sentimos um mal-estar.

Como sabemos que temos dificuldade para perdoar, não podemos falar que não conseguimos. Temos que fazer exercícios para conseguirmos. Perdão difícil é aquele que você precisa dar para aquela irmã que levou seu marido embora, para aquele seu irmão de sangue que fez o roubo na herança.

Quando você morrer não vai levar nada, você só poderá levar o amor de Deus e para levar esse amor, você precisa dar o perdão, o perdão que é difícil de dar. A falta de perdão é um fardo podre que vamos carregando.

É muito difícil perdoar, mas não é impossível. O Senhor nos dá a graça para não ficarmos carregando esse saco podre.

Precisamos perdoar, pois senão perdoar a graça não chega. Quando estiver difícil demais procure um sacerdote para lhe ajudar a perdoar.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo