Na hora do medo olhe para Jesus

Dr. Roque Saviolli
Foto: Celia Grego

Medo é um problema complicadíssimo, mas é muito normal, é um sistema de alerta, se eu não tivesse medo de se multado quando estivesse vindo para cá, eu poderia dirigir a 200Km/h bater o carro e morrer. O medo é o que evita da gente ter um sofrimento maior, mas existe medo que nos faz ter situações desagradáveis.

Eu vim falar para vocês como médico e cristão, é minha função como médico reconhecer a doença, mas também preciso levar em consideração a dimensão, de que a doença também acontece pela falta de Deus.

Na Palavra vamos várias situações de medo, como medo é uma situação normal, desde o princípio o homem tem medo. Em Gn3,8 Adão e Eva depois de ter cometido o pecado original, eles queriam descobrir como seria sendo como Deus, ao perceber que fizeram algo errado e eles ficaram com medo se esconderam. O medo foi uma reação do inconsciente deles, é uma reação que acontece conosco ao fazermos algo errado, temos medo de se descobertos.

Em mt9,2 mostra que Jesus estava pregando e de repente chega um doente numa maca e os padioleiros tentam levar Jesus até o doente, como não conseguem, os padioleiros descem o doente pelo teto e Jesus comovido vai até aquele doente. E Jesus diz que ao doente: “Coragem filho, teus pecados estão perdoados” ao invés de dizer que ele estava curado, imagine a decepção dos padioleiro, pois esperam que Jesus fizesse o doente sair andando. Porque ele percebeu que a paralisia tinha um fator psicológico.

Nós temos medo de ser curados, medo do novo e ficamos sofrendo com uma situação terrível por medo de melhorar. Não precisamos lutar com o medo, precisamos conviver com o medo. Não adianta você dizer que tem medo do elevador e fugir, você precisa andar de elevador, você precisa enfrentar o medo, conviver com ele, mas sempre olhando para Jesus.

Dr. Roque Saviolli
Foto: Celia Grego

O maior medo que tem na bíblia foi quando Jesus estava no monte das oliveiras, quando ele sobe, pede aos discípulos que orem com Ele. Ele já sabendo de tudo que iria passar, Ele pede a Deus que afaste aquele cálice dEle, pois sabia tudo o que iria acontecer desde a dor com a decepção com seus discípulos mas não tinha como, aquele era o plano de Deus para ele. Nós também quando estamos num momento de sofrimento, pedimos que Deus nos livre, mas é o plano de Deus para nós, muita vezes não entendemos o porque de nosso sofrimento, mas depois entendemos. Jesus também pediu que o tirasse daquela situação, mas é a vontade de Deus que precisa acontecer. Naquele dia Jesus passou por um grande estresse, porque Ele sabia tudo o que iria passar. No ponto de vista médico, Jesus passou por um momento de horror, de terror, a única coisa que Jesus não tinha diferente de nós era o pecado,mas Ele era homem como nós, Ele teve uma crise de pânico no monte das oliveiras.

Se você tem pânico, você não é pior pessoa do mundo, Jesus também teve pânico. Pânico é doença, todos acham que não é, que é chilique de mulher, mas não é, é uma doença que precisa ser tratada. O importante é nos sabermos conviver com a crise, porque quando aprendemos a conviver com a crise, conseguimos sair dela.

Jesus caiu no chão e orou, nessa hora Ele começou a suar, depois veio um anjo consolador, e Jesus suou sangue, isso acontece num extremo estresse, extremo sofrimento, para mim o maior estresse de Jesus foi o mental, por saber que seus amigos iriam abandoná-lo, Jesus teve tanto um sofrimento moral quanto físico. Todos falam da agressão física, mas a agressão moral foi muito maior. Pânico não é chilique de mulher, é uma doença, que precisa ser tratada. O pânico tem várias causas, uma é por disfunção do cérebro, ele ativa a fuga sem razão, outra tem uma origem psicológica, a pessoa tem um perfil dominador, perfeccionista, ele precisa ser dominador, para que se tiver uma crise saiba como dominar.

Existe um componente espiritual que precisa estar no tratamento, não deve ser tratado somente com medicamentos. Nós precisamos conviver com a pessoa que tem pânico, não adianta tentar convencer que ela precisa sair, você precisa ouvir a pessoa.

A graça está do nosso lado, todos falam que que quando estamos na escuridão, passando por uma dificuldade que Deus não está lá, isso é uma mentira, e nesse momento que Deus está conosco, porque é na escuridão que vemos que a Luz de Deus vem nos tirar.


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo