Não desista. Deus está contigo!

Padre Adriano Zandoná
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Este é um dia de adoração muito especial para toda a Igreja, um dia devotado ao Santíssimo Sacramento. Assim, entendemos que o centro da nossa vida é Jesus, sobretudo, na Eucaristia.

Sobre a temática dessa manhã – “Não desista. Deus está contigo” –, entendo que a importância dela está na nossa necessidade de entender que não estamos sozinhos na nossa empreitada.

Se eu lhe pedisse para você olhar sua história, quantos momentos que você teve vontade de desistir? Muitas vezes, e pode ser que também neste momento, você esteja vivendo problemas que lhe dão vontade de desistir de tudo.

Algumas pessoas estão depressivas, outras prestes a “chutar o pau da barraca”, mas isso não quer dizer que elas querem deixar de viver. Na verdade, a vontade é dar um salto e pular este momento.

Quantas pessoas não estão vivendo problemas com os filhos, com as doenças… Mas Deus sabe de tudo e Ele se coloca como fonte da força, de Água Viva para renová-las.

Desanimamos, porque ficamos olhando só para nós mesmos. Mas aquilo que para nós é impossível para Deus nada o é.

Precisamos entender que, muitas vezes, lidamos com as nossas “teorias”. Temos dificuldade de lidar com a vida e trabalhar com as dificuldades que surgem à nossa frente. Entretanto, precisamos nos adaptar e sermos felizes mesmo para as coisas que vêm contrárias ao nossos planos. Raramente, aquilo que tínhamos previsto vai ser aquilo que a vida nos trará.

“Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei” (Josué 1,5 ).

Josué, nesse capítulo, está sendo investido para a sucessão de Moisés, de entrar na terra de Canaã.

“Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Josué 1,6-9 )

Muitas pessoas, pelo fato de terem escutado esse versículo, estão recebendo de Deus um novo ânimo.

"Precisamos saber lidar com as derrotas para contemplar a vitória", diz o sacerd
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Josué tinha uma missão superior às suas forças. Deus pediu a ele algo maior do que aquilo que ele poderia realizar, pois era apenas um rapazinho. Entretanto, o desafio dele era entrar numa terra de gigantes.

Quem sabe seu desafio seja a sua família ou seu vício, mas você se vê sem forças para lutar. Como diz o versículo: “Se forte e corajoso… ” Há muitas pessoas que já não têm coragem sequer de sonhar.

Deus nos fez para sermos vencedores e não podemos nos contentar com migalhas. Por isso precisamos saber lidar com as derrotas para contemplar a vitória.

Não se contente com o grau que você atingiu na sua busca de santidade, da sua espiritualidade, vá a frente, não desista. Tenha coragem de tomar atitudes. Há muita gente que teme tigres pintados em papel. Às vezes, precisaremos ter de romper as nossas teorias, inseguranças… A coragem é a atitude do coração!

Muitos casamentos estão morrendo por ter entrado numa rotina monótona, porque, quase sempre, o egoismo impera na relação. O marido faz o que ele quer ou a mulher faz aquilo que para ela é o mais cômodo. Isso não se limita apenas ao casamento, mas também às amizades, ao namoro etc. Há muitos pais que também não deixam os filhos enfrentar seus próprios problemas. Isso não significa que não vão dar apoio, mas é preciso aprender a viver em situações adversas, pois, por meio delas, seremos formados para enfrentar os desafios da vida.

Corajoso é aquele que não tem medo de assumir as consequências dos seus próprios erros. Precisamos nos desprender das falsas seguranças.

Há quem coloque a segurança no trabalho, e quando perde o emprego, entra em desespero. Outros colocam a segurança no namoro e se veem mortas após o rompimento dele. A nossa segurança precisa estar em Deus!

Lembre-se que as nossas perdas são também uma oportunidade para algo novo acontecer na nossa vida. Persevere, pois com Deus você vai encontrar forças para carregar sua cruz e enfrentar seu sofrimento.

Todo mundo enfrenta suas dores, e isso não quer dizer que alguém de fé não vai sofrer. No entanto, aquele que pôs a sua confiança em Deus sabe que Ele pode inaugurar-lhe um novo caminho.

Pessoas buscam soluções fáceis para seus problemas, querem coisas imediatas, querem coisas sem esforço. As grandes vitórias são conquistada com luta, trabalho e determinação. O caminho do covarde, daquele que desiste facilmente, poderá ser mais perigoso. Para resolver um problema precisaremos assumir a verdade dos fatos, ainda que esta não seja fácil.

Hoje, celebramos o dia de Santo Antônio. Ele foi um homem que não teve medo de assumir sua identidade cristã sem temer o martírio. Precisamos ter também essa atitude, mas, muitas vezes, nos falta coragem; somos mornos. Falta-nos coragem para assumir a nossa identidade também naquilo que professamos como fé.

Precisamos entender que, quando as coisas não saem conforme a nossa vontade, é preciso continuar na caminhada, acreditando que Deus esta à frente. Que Santo Antônio interceda por nós, a fim de que possamos ter coragem para dar os passos que cabem somente a nós.

Deus os abençoe.

Transcrição e adaptação: Dado Moura


Padre Adriano Zandoná


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo