Não furtar

.: OUÇA ou ASSISTA esta pregação na íntegra :.

\”Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando Ele passasse por ali. Chegando, Jesus, àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique, hoje, em sua casa. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador…. Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido\”.(Luc 19,1-10)

Escolhi esse texto para estudarmos o sétimo mandamento da lei \”Não furtar\”. Nenhum bem material pode preencher o vazio do nosso coração. Zaqueu se tornou um ladrão porque lá no fundo ele queria ver Jesus. E o mesmo acontece conosco, enquanto não encontrarmos com Jesus vamos ficar procurando-O nas coisas. E muitas vezes podemos buscar Deus em coisas pecaminosas.

Hoje muitas pessoas roubam por fome, por desespero, pelas injustiças da sociedade, e por isso a pessoa acaba caindo nesse grande pecado.
Quando uma pessoa deixa-se dominar pela cobiça, pelo domínio dos bens materiais, perde o verdadeiro sentido da vida,e aí acaba acontecendo como Zaqueu: quanto mais tem, mais quer ter.

Às vezes pela profissão acabamos convivendo com pessoas muito ricas. Até hoje não conheço nenhuma pessoa que é rica e feliz. Quando você vai a uma casa de um rico, os filhos não se encontram, o marido já está na sétima amante ou a esposa vice e versa, não são felizes. E eu chamo isso da síndrome da casa vazia. Por isso muitos filhos vão para o mundo das drogas, maridos para o vício do álcool, esposas nos antidepressivos. A pessoa está vazia.
Nada e nem ninguém além de Jesus pode preencher o vazio do nosso coração.

O sétimo mandamento, está nos ensinando como nós precisamos aprender a nos relacionar com os bens materiais. Você pode ter um carro bom, uma casa boa, uma roupa cara, desde que seja um trabalho honesto. E hoje em dia a mentalidade é contra o trabalho. Muitas pessoas estão esperando ganhar milhões na loteria para ganhar dinheiro fácil, achando que isso vai resolver os problemas da sua vida. E isso é pura ilusão.

O grande profetismo do Projeto Dai-me almas é a unidade. Talvez a sua família não esteja 100% e sabe por quê? Porque a sua família não deu o 100%. Nós hoje precisamos lutar contra o inimigo chamado materialismo. Precisamos educar as nossas crianças contra o consumismo materialista.

Você acha que para a campanha chegar aos 100% tiveram grandes doações. Não, foi de moedinha em moedinha. Que coisa mais linda, quando uma criança de sete ou oito anos faz o seu cofrinho para ajudar a campanha. E você acha que uma criança rica faz isso?

E tem pessoas que fazem pacto com o demônio para terem dinheiro, comprometendo a própria salvação. O consumismo consome.



.: DEPOIMENTOS:
O que esta pregação causou na vida de algumas pessoas


Existem três perguntas que devemos fazer antes de comprarmos qualquer coisa para não pecar contra o sétimo mandamento:

1° Eu quero comprar? É fundamental fazermos essa pergunta, porque na maioria das vezes a pessoa não quer comprar. Mas como há propaganda ela é influenciada e acaba comprando.
2° Eu posso comprar? A Palavra diz, não ficai devendo a ninguém. Dívida é a mãe da dúvida. Quantos casais não têm como passear, sair para comer uma pizza, porque estão angustiados, preocupados com as dívidas que tem que pagar.
3° Eu preciso? Você pode perceber que a metade das coisas que você comprou, na realidade você não precisava. Comprou aqueles enfeites que não tinham necessidade, porque na verdade você quer preencher um vazio.
4° Isso que estou querendo comprar tem a benção de Deus? Enquanto você quer comprar uma coisa supérflua existem pessoas precisando do dinheiro para comprar um remédio ou que está morrendo de fome.

O mundo precisa descobrir que não precisamos ganhar algo para ser feliz. A Bíblia diz que: \”Há mais alegria em dar do que receber\”.
Madre Teresa, uma vez quando uma autoridade foi visitá-la, e a viu cuidando dos doentes disse-lhes: \”Eu não faria isso que a senhora faz por dinheiro nenhum nesse mundo\”. Ela olhou para ele com um sorriso nos lábios e disse: \”Por dinheiro nenhum, eu também não faria\”.

Quando Jesus entrou na casa de Zaqueu disse-lhe: \”Hoje a salvação entrou na sua casa\”. Quando você aceita Jesus, a salvação entra na sua casa, na sua vida. Você aceita que Jesus entre na sua casa? Você aceita a salvação na sua vida?

Nós vamos perder tudo o que ganhamos honestamente, e vamos perder mais rápido ainda, se ganharmos na desonestidade. Eu conto no livro \”Cura interior\”, a história de uma senhora que queria que o marido comprasse um sofá novo. \”Todo dia que o marido chegava do trabalho ela pedia: \’Compra um sofá novo para mim!\’ O marido dizia: \’Não, precisamos pagar as contas\’. Ela foi ficando feia, que ele não agüentava mais. Até que um dia ele acordou e disse: \’Se arruma e vamos comprar o sofá\’. Rapidinho ela se arrumou, e ficou na maior alegria. No dia que o sofá ia chegar, ficava olhando para ver se o sofá chegava. Quando chegou foi a maior alegria, chamava as vizinhas, sorria e cantava. Passada algumas semanas ela ficou triste de novo. E o marido perguntou: \’O que aconteceu?\’ Ela respondeu: \’Olha, o tapete não combina com o nosso sofá novo\’. E pediu para que comprasse um tapete novo. Como ele já sabia a história, ele foi lá e comprou e foi a maior alegria. Depois de algumas semanas ela ficou triste de novo, daí em diante foi a cortina, a televisão o DVD, a cozinha, o quarto, e ela nunca se contentava com o que ela tinha. Certo dia o marido chegou em casa e lá estava a mulher no sofá, tinha acabado de morrer de tanto tomar remédio\”.

E isso é o fim da história de muito de nós que buscamos somente o \’ter\’ e esquecemos que quando morrermos não vamos levar nada. Precisamos pedir a graça a Deus de nos libertar do que é material e aprender a viver somente pela sua graça.

Transcrição: Priscilla Rodrigues
Fotos: Tatiana Gomes

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo