Não perder a esperança

Prado Flores
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN
Abra a sua Bíblia em Atos dos Apóstolos 20, 7-12:

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados”.

O Evangelista Lucas, que escreveu os Atos dos Apóstolos, falou sobre este fato de uma maneira que parece tão natural, mas não o é. Na verdade, é natural hoje, mas não deveria ser. Enquanto Paulo pregava, Êutico dizia “sim” sem pensar, porque estava com sono. Também somos assim. Muitas vezes, estamos na igreja e queremos dormir, não estamos prestando atenção.

Quantos de vocês estão inquietos? Para você que sente que falta a paz na sua vida, não se inquiete, como disse o grande apóstolo. Nós nos inquietamos quando procuramos a solução para os nossos problemas com nossas próprias mãos.

Naquela noite, descrita na Palavra, o apóstolo dos gentios estava partindo o Pão, estava contando as maravilhas de Deus na sua vida. Mas, Êutico ouvia com um ouvido o Pai e, com o outro, o mundo. Esse jovem representa muitos de nós que estamos um pouco dentro da igreja e um pouco fora; um pouco na luz, um pouco nas trevas.

O problema desse jovem citado [Êutico] na Palavra é que ele não se doava 100% para o Pai, mas sim parcialmente. E na sua vida? Você se doa inteiramente ou não? Quantas vezes eu ouço: “Deus é o Senhor da minha vida, mas só aos domingos”.

"É melhor estar no chão, mas sob a luz da comunidade, do que no meio do caminho"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Você sabe por que Êutico caiu da escada? Porque dormiu e deixou de escutar a Palavra do Pai. Você lê a Bíblia todos os dias? Não seja como esse jovem, que fica na metade do caminho e cai. O que inquieta o seu coração? Uma pessoa querida que morreu? As dívidas? A sua casa?

É melhor estar no chão, mas sob a luz da comunidade, do que no meio do caminho. Jesus pode dar vida a todos aqueles que tiveram uma queda. Eu não sei qual é o grau da sua queda: se foi do "primeiro", do "segundo", do "trigésimo andar". Perder a esperança é a pior coisa na nossa vida. Peça a Deus a graça de recuperar a esperança, pois quem a perde não tem mais nada.

:: Ouça oração para aqueles que se sentem feridos

:: Ouça oração para aqueles que se sentem mortos



ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo