Não queira ter explicação para tudo; viva pela fé!

Padre Roger Luís
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Meus irmãos e minhas irmãs, celebrar a Santa Missa de encerramento deste acampamento é entender que, em nossa vida, tudo tem um começo e um fim, como na criação do mundo, na qual está a nossa origem. O próprio Jesus se revelou como o Alfa e o Ômega, é n’Ele e por Ele que as coisas se convergem.

A primeira leitura de hoje está no livro do profeta Habacuc, nele vemos que todo governante iníquo leva o povo a viver na iniquidade, como foi o caso do rei Joaquim e daquele povo, que se esqueceram das promessas de Deus e de tudo o que Ele fizera por eles. Neste trecho da Sagrada Escritura, esse profeta vive uma crise de fé por não compreender por que Deus permitia que eles vivessem tudo aquilo: permitindo que um povo mais iníquo que eles, os babilônicos, vencesse.

Amados, nós não entendemos os mistérios de Deus, se os compreendêssemos em sua totalidade O teríamos como um ídolo. Saibam que somos, diante de Deus, apenas servos inúteis, ou seja, tudo o que fazemos não traz “lucro” a Ele, aquilo que fazemos é nossa obrigação diante da bondade do Senhor para conosco. Da mesma forma, o nosso louvor não acrescenta nada a Deus, mas serve para que nós nos aproximemos cada vez mais d’Ele.

Então por que devemos seguir a Deus? Apesar de nós sermos inúteis, Deus é completamente apaixonado por nós, Ele nos ama! “Deus escolheu um pobre servo para trabalhar em sua vinha, pois ele sabe trabalhar com servos inúteis”, afirmou Bento XVI ao tomar posse da Cátedra de Pedro.

Irmãos, não queiramos compreender a Deus, pois Ele não cabe em nossa cabeça nem na nossa razão. Ao agir assim você certamente cairá numa crise de fé. Não aja assim! Pelo contrário, é pela fé que devemos confiar em Deus.

Eu preciso dizer a você: saia deste acampamento acreditando, cada vez mais, no Senhor, mesmo que você não O veja nem O sinta, acredite que Ele não o abandonou, mesmo não vendo o que você deseja se cumprir. Não vire as costas para Deus diante das dificuldades, o que você precisa é confiar e ter fé, pois foi pela Palavra que o Senhor converteu o coração de Habacuc. Foi em meio a uma crise de fé que o profeta se converteu.

"Deus abençoa aquele é fiel!" Padre Roger Luís
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Veja + fotos no Flickr

Se as promessas de Deus demoram a se cumprir em sua vida, espere! Pois as promessas podem demorar, mas em Deus elas se cumprirão. Todo aquele que confia no Senhor experimentará a vida eterna, pois Deus cumprirá o que prometeu em nossa vida! Você não está sozinho, Deus caminha com você, pois a justiça do Senhor é nossa salvação.

Irmãos, ter fé não é compreender tudo, não pense que a fé é uma realidade passiva, não! A fé parte de uma atitude ativa, é entender que você não compreende todas as coisas, mas agirá pela confiança depositada em Deus.

Permaneça ao lado de Deus mesmo sem compreender! Não desista diante do combate! Reaviva em você a força dos sacramentos. O justo vive pela fé, é amigo de Deus e permanecerá firme até o fim. Não queira ter explicação para tudo; viva pela fé!

Continue fiel até o fim, até o último momento e reaviva a chama do carisma que está em você! Permaneça fiel, pois o justo vive pela fé e Deus abençoa todo aquele que é fiel!

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

↑ topo