Não se canse de amar

Padre Roberto Lettieri
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN

Vejamos o Evangelho de hoje, que se encontra em São Lucas 11, 5-13:

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"

O Senhor Jesus, hoje, nos fala que o Pai pode dar o Espirito Santo àqueles que O pedem. Quero relembrar você como o Espírito é dado a nós em situações que muitas vezes não queremos compreender. Mas Ele é dado e você muitas vezes pediu e nem se lembra mais de O ter recebido.

Está escrito no Evangelho que Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito Santo e ali Ele foi tentado por Satanás 40 dias e 40 noites; não comeu nem bebeu. Preste atenção: foi conduzido pelo Espírito. Mas Ele venceu as tentações. E você? Recebeu o Espírito e também venceu as tentações?

Você acredita que o Espírito vem em você de forma extraordinária quando [você] assume a sua fraqueza? Se você pedir o Espírito, Ele será dado. Mas é preciso zelar pelo que o Espírito lhe deu. Muitas pessoas começam no Espírito e terminam na carne, ou seja, terminam olhando para si mesmas, nas suas vontades. Ir à carne é sair da vontade do Senhor.

Ser um homem do Espírito Santo é saber admitir a sua fraqueza e humilhar-se. Não deixe nada tirar você do caminho que o Espírito trilhou. Quantas tentações nós temos? É mais fácil ir para a sabedoria humana do que seguir os caminhos cristãos.

Não desvie a sua vida do altar, porque aí você aprende que quando o Espírito entra, a sua vida é conduzida por Ele. Bendita a mulher que guarda as fraquezas do seu marido para ela, que o ama acima de tudo. A mulher de Deus é aquela que guarda a fraqueza do seu marido e zela por ela na oração.

"Não canse de perdoar, de ser misericordioso"
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN
Jesus lhe diz hoje: Meu filho e minha filha: não canse de perdoar, de ser misericordioso. Não se canse de amar, senão você volta para a carne. Se o seu marido é alcoólatra e chega bêbado em casa todos os dias, vai amando, vai amando, sempre amando. Não negue os três pães a quem lhe pede. Dê a Trindade às pessoas. Quem deixa a sua fraqueza ser tomada pelo Senhor, é feliz.

Quando você perdoa alguém – é importante frisar que perdoar não é sinônimo de esquecer – você devolve a inocência ao seu irmão. O perdão não é um ato de amnésia, mas sim, a manifestação da misericórdia do Senhor em você. Você vai conseguir ver quem lhe faz sofrer com a mesma inocência que você via antes.

"O perdão não é um ato de amnésia, mas sim, a manifestação da misericórdia do Senhor em você"
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN
O amor é a mais sublime forma de misericórdia, é a face de Jesus. É um sentimento que não se cansa, não se esgota. Por isso, vocês devem pedir o Espírito Santo, que é o amor. Mas não se esqueça de que está O pedindo.

Não adianta pedi-Lo [Espírito Santo], recebê-Lo e não mudar. Ele quer levar você aonde Ele quiser. Seja obediente! Não podemos ter medo de amar incondicionalmente.

Você tem o Espirito Santo para ser como Jesus é, para ter o coração e o olhar d'Ele. Deixe o Espírito Santo o levar. Você será tentado, mas o amor permanecerá. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo