Não temas, crê somente

Evangelho de São Marcos 5, 21-43

Meus irmãos, muitas vezes, quando a doença chega à nossa porta, quando a situação econômica é ruim, quando uma desgraça, tragédia acontece, somente nessa hora é que o nosso interior se abre, e se põe sensível e nos aproximamos de Jesus.

Jesus não quer nos atender somente porque estamos angustiados. Ele quer atingir nosso coração assim como aconteceu com Jairo, pois a benção que estava em Jesus foi sobre Jairo e isso fez com que ele caísse aos pés de Jesus.

Nós, pessoas humanas, somente na hora das dificuldades somos quebrantados. Isso é uma graça, pois na hora do desespero, o nosso orgulho cai por terra e se quebra todo; é quando a angústia, a depressão, a injustiça, a traição nos abate e a dor chega ao nosso coração. Nesta hora, o nosso orgulho vai ao chão e então procuramos Jesus.

É neste momento Jesus tem o direito de nos dizer: \”somente nestas horas que você vem até mim\”, mas Ele nos alcança pelo amor e então, a graça é derramada. É isso que devemos fazer: cairmos aos pés de Jesus. E que bom se tivéssemos mais necessidades para buscar a Jesus, e então deixar de sermos auto-suficientes .
Ouça: Padre Jonas fala sobre a força curadora da Palavra de Jesus
Deixe-se tomar por estas palavras, pois Jesus já está agindo. Jesus toca o seu coração.

Jairo pedia por sua filha. E você, por qual situação está orando, por que você está busca esta pregação? Coloque diante de Jesus o seu pedido e deixe que a graça, vinda das Santas Chagas de Jesus atinja você. Saiba que curas já estão acontecendo, que situações difíceis já estão sendo solucionadas. Pois Jesus está agindo, a Palavra de Deus pregada cura é caminho para resolver os problemas.

No Evangelho, observamos também a uma mulher que há doze anos já sofria de um fluxo de sangue e este não cessava. Ela não estava de braços cruzados, mas já tinha procurado médicos e gastando tudo o que tinha.
Para os judeus o fluxo de sangue era algo impuro, sendo assim ninguém poderia tocá-la, nem ela poderia tocar ninguém, se tornaria impuro. É o mesmo que acontece quando você fez algo errado ou te aconteceu alguma coisa, onde você foi a vítima dessa maldade – fica em você o sentimento de culpa e condenação que vai te corroendo por dentro.

Versículo 27: \”Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto. E agora o versículo 29: Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada. Aquela mulher tocou somente no manto de Jesus e bastou, você toca em Jesus pela Palavra e a Palavra toca em seus ouvidos, a pregação é a Palavra de Deus e ela tem o poder de Jesus, posso dizer sem medo, que Jesus está dizendo: \’Quem tocou na minha Palavra?\’ E Jesus acrescenta: \’O problema, a tristeza da sua alma que você trazia é dissipada, pois Eu te toco agora, toco a sua alma, os seus sentimentos.\’\”

Você anda em frangalhos, farrapos porque continua com os sentimentos de inimizade, de rancor, de mágoa por falta de perdão – neste momento você tem a graça de optar pelo perdão. Sim, Jesus que significa \”Deus salva\” está tocando você.

O nome de Jesus tem poder, salva, cura, perdoa, abre para o perdão, faz a obra que é preciso acontecer em nós. Graças a Deus, estamos como crianças diante dEle, nossa auto-suficiência caiu diante de Jesus e Ele está podendo agir. Nós estávamos enrijecidos, impermeáveis, mas agora tudo quebra diante de Jesus.

Assim como aquela mulher ficou curada também Jesus nos curou, Jesus está dizendo: \”Meu filho, minha filha a tua fé te salvou, eu precisava quebrar o vaso que não permitia a cura, mas a tua fé te salvou, vai em paz\”. A primeira coisa que Jesus nos deu é a paz que supera toda dor. A paz que faz permanecer nEle.

E neste momento já até esquecemos de Jairo, pois ficamos tão entretidos com a mulher, mas agora voltamos a ele que recebeu a notícia: \”Tua filha morreu\”. Foi como um raio caindo na cabeça de Jairo; quantos de nós estamos assim, pois a coisa aconteceu e não se solucionou. O seu casamento, sua empresa, seu dinheiro, sua família, algo que você perdeu: talvez o namoro, ou uma decepção, e você pode até estar com a dor daquele impacto e se tornou uma pessoa desiludida. Talvez isso tenha acontecido com a Igreja, com padres, com amigos. Mas Jesus volta-se para você e diz: \”Não temas, crê somente\”, como disse a Jairo.

Agora imagina como é que Jairo foi caminhando para a sua casa, com as duas situações: sua filha tinha morrido que era a realidade; você tem a sua realidade. E ao mesmo tempo a Palavra de Jesus estava ressoando em seu interior. Assim como a Palavra de Jesus está ressoando em seu interior e talvez a situação que você vive não foi solucionada ainda porque depende de outra situação. Muitas pessoas estão te dizendo para desanimar, até mesmo caçoando de você, como fizeram com Jesus. Você vive uma briga dentro do seu interior.

E Jesus chega até a menina e diz: \”Tatila cumi\”. A Palavra é bem clara: o impossível aconteceu. Jesus é aquele que tem o poder da ressurreição, pois para Ele tudo é possível e tudo é possível àquele que crê.
Ouça: Flavinho proclama oração profética
\”Não temais pequeno rebanho, Eu estou com vocês\” Estas são Palavras de Jesus.

Transcrição: Ana Paula Rosa
Fotos: Anderson Nunes

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo